Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Lesão por repetição presente no dia a dia

Sabe aquele incômodo que aparece depois de passar horas digitando no computador, tocando um instrumento musical ou praticando esportes?

Compartilhe:
05 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
Lesão por repetição presente no dia a dia
Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma condição que afeta uma boa parte da população mundial.

Lesão por repetição ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é um problema bem comum que muita gente enfrenta no dia a dia. Sabe aquele incômodo que aparece depois de passar horas digitando no computador, tocando um instrumento musical ou praticando esportes? Pois são esses movimentos repetitivos que podem acabar machucando nossos músculos, tendões e nervos, gerando dores e desconfortos chatos que atrapalham até as tarefas mais comuns e simples.

O corpo lança o aviso de que algo não está legal. Por isso é super importante prestar atenção nesses sinais e encontrar maneiras de evitar essas lesões. A fim de promover e manter uma rotina mais saudável e sem dor.

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma condição que afeta uma boa parte da população mundial. Estudos mostram que por volta de 15% a 25% dos trabalhadores em países desenvolvidos sofrem de algum tipo de LER. As atividades que estão mais dispostas a causar essas lesões envolvem o uso de computadores por muito tempo e que corresponde a aproximadamente 60% dos casos, além de trabalhos manuais como costura e montagem de peças que apontam cerca de 20%. Atividades que envolvem os esportes, especialmente aquelas de movimentos repetitivos como tênis e golfe também são responsáveis por uma parte considerável dos casos chegando a 10%.

Trabalhadores de fábricas que realizam movimentos repetitivos de forma constante como montagem de peças tem grande incidência a casos severos de tendinite que se não tratadas podem evoluir para rupturas nos tendões, sendo necessário cirurgias e longos períodos de reabilitação. Profissionais da área da tecnologia que passam horas digitando sem pausas também tem grande risco de desenvolver síndrome do túnel do carpo uma condição que pode precisar de cirúrgica para liberar a pressão sobre o nervo mediano. Músicos especialmente violinistas e pianistas, que repetem os mesmos movimentos por horas podem sofrer de distonias focais, um distúrbio neurológico que provoca contrações musculares involuntárias e pode encerrar prematuramente suas carreiras. Esses exemplos mostram a importância da prevenção e tratamento precoce para evitar as consequências debilitantes das LER.

A prática com regularidade de atividades físicas que fortalecem o corpo é uma grande aliada na prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo. Exercícios voltados para o fortalecimento muscular, alongamento e melhora da postura são de extrema importância para a saúde dos músculos, tendões e articulações. Atividades como pilates, yoga e treinamento de força ajudam a aumentar a resistência e a flexibilidade do corpo, diminuindo o risco de sobrecarga durante movimentos repetitivos.

Esses exercícios promovem uma melhor circulação sanguínea e acelera a recuperação de micro lesões, reduzindo as inflamações. Colocar pausas ativas durante longos períodos de trabalho também é fundamental, elas permitem que o corpo se recupere e evite a rigidez. Manter uma rotina equilibrada de atividades físicas não só melhora a qualidade de vida, mas também é uma estratégia eficaz para prevenir as dores causadas pela LER.

Estar atento as dores e desconfortos no corpo é crucial para prevenir Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e manter uma vida saudável. Deixar de lado os sinais de alerta pode levar a problemas graves e até mesmo incapacidades permanentes.

Acrescentar exercícios físicos regulares a rotina diária é uma estratégia poderosa para fortalecer os músculos, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade, assim diminuindo o risco de lesões. Dê prioridade sempre aos exercícios de alongamento, força e mobilidade, pois atuam diretamente como uma defesa natural contra os efeitos dos movimentos repetitivos. Atenção aos sinais que o corpo nos dá e mantenha a regularidade, pois ela não só promove o bem-estar, mas também é fundamental para a prevenção e combate as dolorosas Lesões por Esforço Repetitivo.