Economia
Parceria

Adnoc entra no mercado de GNL dos EUA

A Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), principal petrolífera dos Emirados Árabes, adquiriu uma participação na NextDecade Corp.

Compartilhe:
21 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Adnoc entra no mercado de GNL dos EUA
O acordo marca a entrada da Adnoc nos EUA com um contrato de fornecimento de 20 anos.

A Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), principal petrolífera dos Emirados Árabes, adquiriu uma participação na NextDecade Corp., empresa responsável pelo projeto de exportação de gás natural liquefeito (GNL) no Texas. O acordo marca a entrada da Adnoc nos EUA com um contrato de fornecimento de 20 anos.

A Adnoc adquiriu uma participação de 11,7% na fase 1 do projeto Rio Grande LNG da NextDecade, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira, 20. Além disso, o acordo garante à Adnoc o fornecimento de 1,9 milhão de toneladas por ano de GNL do planejado Trem 4 do projeto.

Matt Schatzman, CEO da NextDecade, expressou entusiasmo com a parceria de longo prazo, destacando a importância estratégica desse investimento para a expansão global da Adnoc no mercado de GNL, o que garantirá, segundo ele, o fornecimento de um combustível mais acessível e menos intensivo em carbono para clientes em todo o mundo.

O projeto Rio Grande LNG, localizado no Texas, é pioneiro ao oferecer uma redução esperada de mais de 90% nas emissões de carbono através de seu projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS).
A iniciativa prevê a captura e armazenamento permanente de mais de 5 milhões de toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2), o equivalente a retirar 1 milhão de veículos das estradas anualmente.

A participação acionária da Fase 1 da RGLNG foi adquirida por meio do investimento da Global Infrastructure Partners (GIP), um dos principais investidores em infraestrutura do mundo. ADNOC adquiriu uma parte da participação acionária existente do GIP na Fase 1, enquanto a NextDecade mantém seu interesse econômico esperado anteriormente anunciado na Fase 1, bem como seus interesses na capacidade de expansão do Trem 4 e do Trem 5.

A aquisição da Fase 1 marca o primeiro investimento estratégico da ADNOC nos EUA, à medida que continua a cumprir a sua estratégia de crescimento internacional e complementa os seus esforços para expandir o seu portfólio de GNL com baixo teor de carbono para satisfazer a crescente procura de gás.

O Rio Grande LNG, situado em um local de 984 acres perto de Brownsville, Texas, é o primeiro projeto de GNL dos EUA que oferece redução esperada de emissões de mais de 90% por meio de seu inovador projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS), que deverá capturar e armazenar permanentemente mais de 5 milhões de toneladas métricas por ano de dióxido de carbono (CO2) – o equivalente a retirar 1 milhão de veículos das estradas anualmente.

Matt Schatzman disse que o GNL das instalações permitirá à ADNOC aumentar ainda mais a presença no mercado global de GNL, ao mesmo tempo que fornece aos clientes um GNL mais acessível e menos intensivo em carbono.

A aquisição pela ADNOC de uma participação acionária na Fase 1 (Trens 1-3) do Rio Grande LNG também garante a opção do GIP para participação acionária nos futuros Trens 4 e 5 do projeto.