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Stellantis anuncia investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil até 2030

A montadora não revela ainda quanto vai investir exatamente em cada fábrica, mas assegura que o plano é exclusivo do Brasil

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06 de março de 2024
Vinicius Palermo
Stellantis anuncia investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil até 2030
Neste ano, a montadora encerra um ciclo, iniciado em 2018, de R$ 16,2 bilhões.

A Stellantis, que produz os carros das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anunciou na quarta-feira o maior investimento já feito por uma montadora no Brasil. Até 2030, o grupo vai investir R$ 30 bilhões para lançar 40 produtos, entre novos modelos e renovação do portfólio atual, incluindo seus primeiros carros híbridos produzidos no País.

A montadora não revela ainda quanto vai investir exatamente em cada fábrica, mas assegura que o plano é exclusivo do Brasil, onde a Stellantis produz em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).
Na Argentina, onde a montadora tem duas fábricas que produzem atualmente o sedã Cronos, da Fiat, e o hatch 208, da Peugeot, estão previstos outros R$ 2 bilhões.

Neste ano, a montadora encerra um ciclo, iniciado em 2018, de R$ 16,2 bilhões. O novo pacote, que começa no ano que vem, prevê quatro novas plataformas – isto é, bases de produção de diferentes modelos.

Essas novas plataformas permitirão a produção de automóveis tanto híbridos, que combinam um motor elétrico com outro a combustão interna, movido a etanol ou gasolina, como, no futuro, puramente elétricos, com baterias, a princípio, importadas. O lançamento do primeiro bio-hybrid, que une a eletrificação a um motor flex, está previsto já para o segundo semestre deste ano.

Os investimentos vêm na esteira do programa federal de apoio à indústria automotiva, o Mover, que liberou R$ 19,3 bilhões, até 2028, para as montadoras lançarem carros mais seguros e menos poluentes. Também seguem a prorrogação, por mais sete anos, dos incentivos regionais à produção de veículos. Os estímulos, que acabariam em 2025, mas foram renovados na reforma tributária, beneficiam a fábrica do grupo em Pernambuco.

O anúncio foi feito primeiro pelo CEO global da Stellantis, Carlos Tavares, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião às 9 horas no Palácio do Planalto. No encontro, Tavares elogiou o Mover, classificado por ele como um programa “extremamente inteligente”.

Mais tarde, em entrevista coletiva à imprensa, Tavares considerou que a América Latina se tornou uma região estável, e destacou que o Brasil é hoje um país que faz esforços para estabilizar sua economia, algo fundamental para a definição de novos investimentos.

Com o anúncio desta quarta-feira da Stellantis, o governo já conta mais de R$ 95 bilhões em investimentos de montadoras, incluindo planos já anunciados ou ampliados por fabricantes como Volkswagen, General Motors (GM) e Hyundai.

Parte desses recursos vem, porém, de ciclos iniciados até três anos atrás. Se considerados apenas os investimentos a serem feitos de 2025 a 2030, há uma avaliação interna de que o plano anunciado na quarta equivale à soma de todos os recursos que serão desembolsados pela concorrência.

Publicamente, Tavares comentou apenas, durante a entrevista a jornalistas, que a montadora não trava uma corrida de investimento com concorrentes. “O que mais importa é que esses investimentos sejam eficientes, que o dinheiro seja bem utilizado”, declarou.

“Como parte crítica da nossa estratégia de crescimento do terceiro motor, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade juntamente com os nossos funcionários, a nossa rede de cadeia de abastecimento e os nossos parceiros.”

Como parte do seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis vai investir mais de 50 milhões de euros em eletrificação durante a próxima década e está no caminho certo para se tornar uma empresa com emissões líquidas zero de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

A América do Sul desempenha um papel de liderança no “terceiro motor” – a agregação dos segmentos da América do Sul, Médio Oriente e África e China e Índia e Ásia-Pacífico – e é um contribuidor próspero para o crescimento das metas de receitas da Stellantis fora da América do Norte e da Europa.

Um dos beneficiários deste investimento são as tecnologias Bio-Híbridas de ponta, que combinam a eletrificação com motores híbridos movidos a biocombustíveis (etanol) em três níveis diferentes. As instalações da Stellantis em Betim, Brasil, são o centro global de especialização da empresa em tecnologia Bio-Híbrida, dando continuidade ao seu legado de inovação.

A Stellantis, sob a marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação de tecnologia de motores biocombustíveis, que utilizavam 100% etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).

A produção dos primeiros veículos equipados com tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada em diversos modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da Empresa na região. As novas tecnologias híbridas e elétricas deverão fortalecer a engenharia brasileira e a indústria nacional. A tecnologia Bio-Hybrid é apoiada por três motorizações híbridas que serão gradualmente produzidas e introduzidas no mercado.

Essas novas tecnologias incluem transmissões Bio-Hybrid, Bio-Hybrid eletrificadas de dupla embreagem (eDCT), Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a estar disponíveis no final de 2024.