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Renault reverte prejuízo e anuncia dividendos maiores

A fabricante de automóveis francesa aumentou a margem operacional, de 5,5% em 2022 para 7,9% no ano passado.

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16 de fevereiro de 2024
Vinicius Palermo
Renault reverte prejuízo e anuncia dividendos maiores
As vendas mundiais do Grupo Renault cresceram 9%, atingindo 2.235.000 unidades.

A Renault informou na quinta-feira, 15, que obteve lucro líquido de 2,2 bilhões de euros em 2023, ou 8,11 euros por ação, revertendo o prejuízo de 354 milhões euros no ano anterior. A receita da montadora francesa em 2023 foi de 52,4 bilhões de euros, 13,1% acima do registrado no ano anterior. O número ficou levemente abaixo da expectativa da Factset, de 52,88 bilhões de euros.

A Renault propôs pagar 1,85 euro por ação em dividendos, acima do 0,25 euro por ação de 2022. A companhia também aumentou a margem operacional, de 5,5% em 2022 para 7,9% no ano passado. Para 2024, a projeção é de que a margem operacional seja de pelo menos 7,5%.

“Hoje, o Renault Group anunciou resultados recordes. Isso é resultado de um trabalho de equipe excepcional, refletindo o sucesso da nossa estratégia Renaulution. Nossas bases nunca estiveram tão fortes e isso é só o começo. Em 2024, vamos nos beneficiar de um número jamais visto de lançamentos de veículos, demonstrando a renovação do Renault Group e continuando a otimizar nossa estrutura de custos,” disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Ele afirmou ainda que a empresa está conduzindo uma transformação profunda a uma velocidade incrível, com importantes passos alcançados em relação aos principais projetos e aceleração em estratégias de veículos elétricos e software. “Nossa organização oferece flexibilidade e potencializa a performance. Isso é uma força em um ambiente desafiador! Gostaria de agradecer às equipes por estas conquistas. Juntos, estamos dando vida a um novo Renault Group – muito mais eficiente e gerando muito mais performance, criando valor para todos os stakeholders.”

As vendas mundiais do Grupo cresceram 9%, atingindo 2.235.000 unidades. Na Europa, a alta foi de 18,6%, em um mercado em expansão de 13,9%. A Renault é a marca francesa campeã de vendas no mundo, ocupando o 2º lugar no mercado europeu de veículos de passeio e comerciais leves, líder no mercado europeu de veículos comerciais leves, ocupando uma posição de liderança na França em veículos de passeio e comerciais leves. O Clio se tornou o veículo campeão de vendas na França em 2023, considerando todos os canais de vendas, sendo o nº 3 na Europa.

A Dacia ocupa a 11ª posição no mercado europeu de veículos de passeio e comerciais leves (+4 posições). No mercado europeu de veículos de passeio, a Dacia se posiciona no top 10. A marca confirma o 2º lugar no mercado de veículos no varejo da Europa, seu principal mercado.

Já as vendas da Alpine tiveram alta de 22,1%. O Alpine A110 mantém sua posição de líder entre os esportivos de dois lugares vendidos na Europa em 2023.

As vendas da marca Renault no segmento C e superiores na Europa aumentaram 26% em comparação com 2022, graças ao sucesso do Arkana, Austral, Espace E-Tech híbrido e Megane E-Tech 100% elétrico. Os segmentos C & superiores representaram 42% do mix de vendas da marca Renault na Europa em 2023.

Cerca de 65% das vendas do Grupo foram realizadas no canal de varejo nos cinco principais países do Grupo na Europa. A marca Renault realizou mais de metade de suas vendas no canal de varejo.

A marca Renault assumiu o 3º lugar na Europa em veículos de passeio eletrificados, com vendas em alta de 19,7%, o que representa 39,7% das vendas de veículos de passeio da marca na Europa (sendo 11,3% veículos elétricos). Esta tendência foi reforçada por um aumento nas vendas de veículos híbridos (HEV) de 62%. Os modelos Austral, Clio e Captur estão no top 10 dos veículos híbridos campeões de vendas na Europa.

A Dacia já deu início à sua estratégia consistente de eletrificação: o Dacia Jogger 140 Híbrido, comercializado desde janeiro de 2023, representa mais de 25% dos pedidos do Jogger e o modelo 100% elétrico Dacia Spring mantém sua posição no Top 3 das vendas de veículos elétricos no varejo na Europa.

O faturamento do Grupo atingiu 52.376 milhões de euros, uma alta de 13,1% em comparação com 2022. Com taxas de câmbio constantes, o aumento foi de 17,9%.

O faturamento da Divisão Automotiva ficou em 48.150 milhões de euros, uma alta de 11,7% em comparação com 2022. Isso inclui 4,8 pontos do efeito negativo das taxas de câmbio (2.068 milhões de euros), associado principalmente à desvalorização do Peso Argentino e em menor medida à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes, o aumento foi de 16,5%.

O efeito dos volumes ficou em 4,0 pontos, graças ao sucesso comercial dos veículos. O aumento de 9% nos emplacamentos se traduz em 4 pontos de efeito dos volumes devido aos estoques mais baixos na rede de concessionárias em comparação com o fechamento de 2022. Esta melhora nos estoques totais é superior ao objetivo de ficar abaixo de 500.000 unidades no fechamento do ano.

O efeito dos preços, positivo em +7,4 pontos, continua muito forte e reflete a política comercial do Grupo com foco no valor e não em volumes, bem como o enriquecimento dos veículos e aumentos de preços para compensar o efeito das taxas de câmbio.

O mix geográfico foi impactado positivamente em +1,7 ponto, graças à forte performance das vendas na Europa.

O efeito do mix de produtos ficou em +1,0 ponto, principalmente graças ao sucesso dos modelos Austral, Espace E-Tech Híbrido e veículos comerciais leves. O sucesso do Clio teve um impacto negativo neste item, pois seu preço médio de venda está abaixo do preço médio de venda do Grupo.

As vendas às empresas parceiras tiveram um efeito positivo de 2.1 pontos, amparado pela produção do ASX (desde o início do ano) e do Colt (desde outubro de 2023) para a Mitsubishi Motors, assim como uma atividade dinâmica em veículos utilitários com a Nissan, Renault Trucks e Mercedes-Benz.

O Grupo anunciou uma margem operacional recorde de 7,9% do faturamento versus 5,5% em 2022, em alta de 2,4 pontos. Isso representa uma melhora consecutiva dos 6,3% no 2º semestre de 2022 para 7,6% no 1º semestre de 2023 e 8,1% no 2º semestre de 2023. Este resultado de 4.117 milhões de euros representa uma alta de 1.547 milhões de euros versus 2022.

A margem operacional do Grupo inclui, desde o início de novembro de 2022 e até a desconsolidação da Horse, um efeito não monetário positivo devido ao término da amortização destes ativos destinados à venda, tendo atingido 482 milhões de euros em 2023 (275 milhões de euros no 1º semestre de 2023 e 207 milhões de euros no 2º semestre de 2023). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um efeito positivo de 398 milhões de euros.

Com o ajuste deste impacto positivo, a margem operacional do Grupo teria sido de 6,9% em 2023, com 6,6% no 1º semestre de 2023 e 7,3% no 2º semestre de 2023.

A margem operacional da Divisão Automotiva também chegou a um nível recorde, para 6,3% do faturamento da Divisão Automotiva em 2023, em alta de 3,0 pontos versus 2022, atingindo um recorde de 3.051 milhões de euros em 2023 versus 1.402 milhões de euros em 2022.

A margem operacional da Divisão Automotiva foi fortemente impactada por um efeito negativo do câmbio de -595 milhões de euros, principalmente devido ao Peso Argentino.