Economia
Agricultura regenerativa

Yara vai comprar empresa italiana de adubo à base de orgânicos

O valor do negócio não foi divulgado. Em 2021, a empresa comprou a finlandesa Ecolan, também da área de fertilizantes orgânicos.

Compartilhe:
13 de dezembro de 2023
Vinicius Palermo
Yara vai comprar empresa italiana de adubo à base de orgânicos
A Yara anunciou na quarta-feira, 13, que está no processo de aquisição do negócio de fertilizantes à base de orgânicos da Agribios Italiana.

A Yara anunciou na quarta-feira, 13, que está no processo de aquisição do negócio de fertilizantes à base de orgânicos da Agribios Italiana. Em nota, a companhia afirmou que a compra dá suporte ao objetivo de expandir a oferta no setor, complementando o mercado de fertilizantes minerais, o que deve ajudar a “promover a agricultura regenerativa e melhorar a saúde do solo”.

O valor do negócio não foi divulgado. Em 2021, a empresa comprou a finlandesa Ecolan, também da área de fertilizantes orgânicos.

A Agribios tem um portfólio de fertilizantes à base de orgânicos produzidos com subprodutos animais e agrícolas, com elementos que podem ser utilizados na agricultura orgânica e convencional.

Com um volume de aproximadamente 60 mil toneladas produzidas em 2022, a empresa tem uma participação de cerca de 10% no mercado de fertilizantes orgânicos na Itália. Com a aquisição, a Yara espera aumentar suas vendas neste mercado na Itália e em países vizinhos em cerca de 30% nos próximos três anos.

“Ao combinar a expertise da Agribios na produção de fertilizantes orgânicos de alta qualidade na Itália com a escala e alcance da Yara na Europa, podemos continuar a atender às necessidades crescentes dos agricultores europeus, independentemente de seu método de cultivo”, disse em nota a empresa norueguesa. “Estamos entusiasmados em unir forças com a Yara”, disse Giovanni Ravagnan, CEO da Agribios Italiana. “Este é um momento crucial para a Agribios, pois levamos nossa expertise em fertilizantes à base de orgânicos para o cenário europeu”, acrescentou.

“A saúde do solo é a base para uma produção agrícola resiliente e uma agricultura sustentável. Esta aquisição reflete o nosso compromisso em preservar e melhorar ainda mais a saúde do solo, ajudando a desenvolver um futuro alimentar positivo para a natureza. Ao expandir o nosso portfólio existente de nutrição agrícola em Itália, podemos continuar a apoiar os agricultores na valorização de todos os nutrientes.”

A nutrição equilibrada das culturas, juntamente com boas práticas agrícolas e ferramentas digitais, é crucial para a regeneração dos solos. Uma análise de mais de uma centena de ensaios de fertilizantes a longo prazo mostra que os terrenos fertilizados têm um teor de matéria orgânica do solo mais elevado do que os terrenos não fertilizados.

A utilização de fontes orgânicas de nutrientes, além de fontes minerais, resulta no maior teor de matéria orgânica do solo. Portanto, esta aquisição permitirá à Yara maximizar as sinergias entre fertilizantes orgânicos e minerais, o que é parte integrante da nossa oferta de agricultura regenerativa. Utilizados em combinação, os nutrientes orgânicos e minerais melhoram a saúde do solo, melhoram a utilização de recursos, aumentam a eficiência da utilização de nutrientes e aumentam a resistência das culturas às alterações climáticas.

A Yara também poderá oferecer os produtos da Agribios a clientes fora da Itália, graças à sua plataforma de vendas e distribuição bem estabelecida na Europa. Além da Itália, a Yara já vende fertilizantes de base orgânica em muitos países europeus, incluindo França, Espanha e Alemanha, bem como nas regiões nórdicas e bálticas.

O mercado de fertilizantes orgânicos na Europa, que desempenha um papel na promoção da agricultura sustentável e contribui para a autonomia estratégica da UE, deverá crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11,53% de 2023 a 2030, de acordo com uma pesquisa de mercado global. empresa Kings Research.

A Yara adquiriu a Ecolan, um produtor finlandês de fertilizantes de base orgânica, em 2021. Continuaremos a explorar formas de fazer crescer o nosso negócio de fertilizantes de base orgânica para que possamos fornecer aos agricultores na Europa soluções personalizadas e adaptadas às condições locais, porque as colheitas, matérias-primas fontes materiais e as condições climáticas variam de acordo com o país.