Suellen Escariz
Suellen Escariz
Pelo mundo

A estrela brilhou

A última semana foi marcada por uma grande conquista da Espanha. A seleção feminina de futebol conseguiu o feito inédito de vencer a Copa do Mundo, que este ano foi realizada na Austrália.

Compartilhe:
25 de agosto de 2023
Vinicius Palermo
A estrela brilhou
Espanha campeã da Copa do Mundo Feminina de futebol

A última semana foi marcada por uma grande conquista da Espanha. A seleção feminina de futebol conseguiu o feito inédito de vencer a Copa do Mundo, que este ano foi realizada na Austrália.

A lateral esquerda Olga Carmona foi a responsável pelo gol da vitória (já tinha sido a jogadora a marcar o gol da vitória na semifinal contra a Suécia na semana anterior), e tudo se tornou ainda mais impactante com a notícia recebida após a vitória da seleção espanhola.

Quando conquistava o mundo, momento mais importante da sua carreira futebolista até ali, Olga Carmona recebeu a notícia de que seu pai havia falecido no dia anterior. A jogadora definiu que o domingo, dia 20 de agosto de 2023, foi o melhor e o pior dia da sua vida, acrescentando que quando entrou em campo em busca da estrela, não sabia que afinal já tinha sua Estrela a brilhar por ela.

Inevitável refletir sobre os caminhos da vida, as surpresas, as dores e reflexões que os acontecimentos causam.

A Olga, jogadora, decidiu que iria comemorar com as colegas de equipe, acreditando que seu pai esperaria essa atitude, a Olga, pessoa, provavelmente ainda vai levar um tempo para conseguir compreender tudo o que aconteceu e a forma como aconteceu.

A Olga recebeu diversas mensagens de apoio nesse dia, mas a verdade é que o apoio necessário precisa durar bem mais do que um dia.

Só depois que tudo acontece, que “poeira baixa” é que é possível mensurar os verdadeiros impactos emocionais. E a sociedade acelerada vai passando por cima das emoções até que as emoções passem por cima das pessoas.

Muitos falam sobre doenças emocionais, psicossomáticas, muitos são os alertas para situações problemáticas, mas talvez, seja necessário começar a falar antes, prevenir antes que as consequências sejam irremediáveis.

Quando os ombros doem, quando o coração acelera, quando a coluna aperta, quando as pálpebras pulam, quando o vazio se instala, são tantos sinais prévios, mas a sociedade acelerada ignora até não ter saída.

Um momento mágico para uma jovem de 23 anos serviu de exemplo para milhões de pessoas. Para aquelas que enfrentam traumas e dificuldades constantes, para aquelas que passaram por dificuldades e acreditam que agora já está tudo bem, para aqueles que vivenciaram emoções opostas e intensas ao mesmo tempo.

As circunstâncias são diferentes, a intensidade também, mas o alerta principal é o cuidado psicológico cada vez mais necessário. Perceber que mesmo em meio a um grande feito e uma grande vitória, existem coisas que estão além e que possuem um peso muito maior.

Assim, é mais fácil definir prioridades, sejam pessoas amadas seja a própria saúde. Parar. Pensar. Entender o que realmente vale a pena na vida. Buscar o ritmo adequado. Aprender que há tempo para tudo.

As lições são muitas, a reflexão pode seguir. Concluo com os merecidos parabéns à seleção espanhola (¡Enhorabuena Campeonas!) e a certeza de que em tudo que acontece há sempre mais para ver e pensar do que os títulos sugerem.

Suellen Escariz

Advogada e Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra

Instagram: @suellenescariz