Economia
Certificação

Eve avança em fase de testes de aeronave elétrica

A empresa reforçou o objetivo de desenvolver uma aeronave madura para certificação e início de operação em 2026.

Compartilhe:
26 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Eve avança em fase de testes de aeronave elétrica
A Eve destacou ainda que espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade de 2023 e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024.

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, informou, na sexta-feira, 26, que continua avançando com os testes de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A empresa reforçou o objetivo de desenvolver uma aeronave madura para certificação e início de operação em 2026.

A Eve destacou ainda que espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade de 2023 e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024.

No Brasil, a Eve concluiu os testes do propulsor em seu ambiente de ensaio (RIG), a fim de medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras para modelagem e desenvolvimento.

A empresa também começou recentemente a testar seus rotores de elevação vertical e a coleta de dados sobre as características aerodinâmicas dos rotores durante o voo para a frente.

A aeronave da Eve apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do programa até o momento e progredindo muito bem, à medida que avançamos na seleção dos principais fornecedores e finalizamos a definição da arquitetura dos sistemas de nossa aeronave”, disse Alice Altíssimo, vice-presidente de programas e operações da Eve.

A Eve anunciou ainda a conclusão de seu protótipo de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM). O protótipo é focado em conceitos e serviços essenciais para apoiar a introdução e escalabilidade das operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A Eve está iniciando agora o desenvolvimento comercial das soluções de Urban ATM para garantir que a integração do espaço aéreo da UAM seja bem-sucedida.

O protótipo foi inicialmente testado durante a simulação de Chicago, realizada em setembro do ano passado, para apoiar a validação de conceitos fundamentais de Urban ATM e a integração da UAM dentro do ecossistema. A simulação, que utilizou helicópteros como substitutos dos eVTOLs, realizou testes de tecnologia de gerenciamento de tráfego aéreo com simulação de serviços terrestres, requisitos de infraestrutura e equipamentos, e as jornadas do veículo e dos passageiros.

Os testes ofereceram informações fundamentais para a Eve avançar no desenvolvimento de suas soluções comerciais de Urban ATM, em que clientes poderão desfrutar de serviços de gerenciamento de tráfego personalizados que atendam às suas necessidades e proporcionem operações eficientes e a otimização de recursos.

“A Mobilidade Aérea Avançada tem o potencial de viabilizar novas opções de transporte e oportunidades econômicas para a sociedade. A Eve reconhece que essas evoluções precisam ser avaliadas para a segurança e integração com o ecossistema atual do espaço aéreo, a fim de evitar potenciais desafios logísticos,” disse André Stein, co-CEO da Eve.

“Ao oferecer soluções abrangentes, nossa tecnologia de Urban ATM oferecerá serviços críticos de gerenciamento de tráfego, que serão essenciais para atender essas necessidades. O software de Urban ATM da Eve desempenhará um papel fundamental para permitir ganho de escala do mercado global de UAM e possui um design centrado no cliente para endereçar os desafios de operações futuras.”

Para apoiar o desenvolvimento de sua solução de Urban ATM, a Eve está trabalhando em colaboração com a Atech, empresa integradora de sistemas e tecnologia de controle de tráfego aéreo da Embraer, aproveitando sua experiência no desenvolvimento de produtos para o mercado de aviação com base nos sistemas de ATM no Brasil.

Para viabilizar a adoção do produto, a Eve está construindo parcerias estratégicas para compartilhar conhecimento e múltiplas competências que beneficiarão stakeholders. As parcerias estabelecidas até o momento incluem Halo Aviation, BLADE India, Skyway, Bluenest, Volatus e Ferrovial. A Eve vem realizando grupos consultivos com esses parceiros para garantir que o desenvolvimento de suas soluções esteja alinhado com suas necessidades e maximize o valor potencial do software de Urban ATM para suas operações.

A empresa continua colaborando com orgãos reguladores, provedores de serviços de navegação aérea, operadores de frota, desenvolvedores de vertiportos, aeroportos e outros stakeholders do ecossistema de UAM nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, para avançar em conceitos e começar a desenvolver tecnologia para apoiar a operação inicial e a escala das operações de UAM do ponto de vista de ATM.