A montadora Volkswagen decidiu suspender as atividades em três fábricas do Brasil por causa da falta de componentes. Nas unidades de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e São José dos Pinhais, no Paraná, a interrupção da produção será dos dias 22 de fevereiro a 3 de março. Os trabalhadores entram em férias coletivas.
Segundo a empresa, a paralisação já estava planejada desde o ano passado e faz parte da “estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes.”
Os trabalhadores da fábrica de motores em São Carlos, no interior paulista, estarão em férias coletivas dos dias 20 de fevereiro a 1º de março.
As atividades da fábrica de automóveis em Taubaté seguem normalmente em fevereiro, com dois turnos de produção, segundo informou a montadora. Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, esta unidade produz o Polo Track, substituto do modelo Gol.
A indústria automotiva mundial enfrenta a falta de semicondutores desde 2021. Não é a primeira vez que a montadora paralisa a produção por falta de componentes. Em 2022, foram, pelo menos, duas interrupções, em maio e em junho.
Já a Volkswagen América apresentou também o novo Atlas e Atlas Cross Sport 2024 no Salão do Automóvel de Chicago. Os sete e cinco assentos atualizados oferecem tecnologia aprimorada, designs e materiais de interiores atualizados e um trem de força mais vivo.
“O Atlas foi o primeiro Volkswagen moderno projetado, projetado e produzido especificamente para compradores americanos e, desde sua estreia, tornou-se um importante player no mercado dos EUA”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen of America. “O Atlas e o Atlas Cross Sport atualizados continuam a construir esse sucesso, com um novo interior elegante e um sofisticado motor turboalimentado que melhora o desempenho e a experiência de direção.”
Enquanto o Atlas e o Atlas Cross Sport atualizados mantêm os mesmos fundamentos dos modelos de saída de sucesso, o interior espaçoso de cada veículo recebe uma grande atualização para o ano modelo de 2024. Materiais premium são adotados por toda parte, incluindo um painel de toque suave com acabamento em couro sintético e console central.
A guarnição e a decoração das portas da primeira fila fluem perfeitamente para o painel de instrumentos, criando um cockpit sofisticado; o tratamento da porta também é espelhado na segunda fila. Iluminação ambiente disponível com 30 pares de opções de cores com decoração de painel retroiluminada inovadora apresentando o nome do modelo para elevar o novo design. Os modelos topo de gama apresentam bancos em pele acolchoada com padrão diamante.
Os recursos de conforto também recebem um impulso. Um volante aquecido com shift paddles, bancos dianteiros ventilados e um banco do passageiro ajustável em altura agora são itens padrão, juntamente com o controle climático automático Climatronic® e o controle por voz. O console central foi redesenhado com um compartimento de armazenamento embaixo. As superfícies de assento de couro e os bancos traseiros aquecidos estão agora disponíveis em uma linha de acabamento mais baixa do que os modelos anteriores.
A tecnologia aprimorada no Atlas e no Atlas Cross Sport atualizados oferece uma experiência mais conectada. Uma tela flutuante de infoentretenimento de 12 polegadas é um ponto focal elegante no cockpit redesenhado, e os motoristas de todos os níveis de acabamento se beneficiam do Volkswagen Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas totalmente configurável.
A tecnologia de assistência ao motorista IQ.DRIVE®, com capacidade semiautomática manual, agora também é padrão. Na estrada, o IQ.DRIVE possui centralização na faixa e um volante capacitivo para facilitar a direção. Na cidade, o IQ.DRIVE ajuda a alertar os motoristas sobre obstáculos inesperados à sua frente e fica de olho ao seu redor para ajudar a tornar a direção mais segura. Um display head-up e controle de cruzeiro adaptativo preditivo também estão disponíveis.
Por fora, o modelo ano 2024 traz um novo design frontal e maior diferenciação entre o Atlas e o Atlas Cross Sport. Em ambos os carros, uma ampla grade cromada de quatro barras é emoldurada por faróis de LED com o novo Sistema de Iluminação Frontal Adaptativa (AFS) padrão.
Em todos os acabamentos, exceto os básicos, as luzes diurnas (DRLs) envolvem os faróis e continuam em uma barra de luzes iluminada que fica no topo de um logotipo VW iluminado, dando ao veículo uma aparência premium inconfundível. Um novo painel frontal com entradas de ar integradas completa o tratamento frontal. Os modelos Atlas Cross Sport apresentam detalhes da grade em preto brilhante e um elemento de design em “X” preto brilhante que se estende pelo painel inferior, semelhante ao Taos.