Economia
Arco Norte

VLI e Copi investem R$ 400 milhões em corredor de importação

O projeto conta com investimentos conjuntos de aproximadamente R$ 400 milhões e tem capacidade para movimentar até 1,5 milhão de toneladas do insumo por ano.

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16 de junho de 2023
Vinicius Palermo
VLI e Copi investem R$ 400 milhões em corredor de importação
A VLI é o principal player no transporte ferroviário de insumos para fertilizantes, com movimentação anual de cerca de 10 milhões de toneladas.

A empresa de logística VLI, que opera ferrovias, portos e terminais, e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) inauguraram um corredor de importação de fertilizantes no Arco Norte no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). O projeto conta com investimentos conjuntos de aproximadamente R$ 400 milhões e tem capacidade para movimentar até 1,5 milhão de toneladas do insumo por ano.

Segundo as empresas, os testes operacionais do corredor foram realizados no fim de 2022, e, em 2023, mais de 100 mil toneladas de insumos para fertilizantes já foram transportadas pelo corredor.

A rota está projetada para atender produtores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

O carregamento é realizado pela Copi, em São Luís, e a carga segue por ferrovias VLI até uma estrutura projetada e construída pela Copi para recepção, armazenagem e expedição de fertilizantes, no Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), no Tocantins.

“A inauguração do corredor de fertilizantes é mais uma mostra do compromisso da VLI com a geração de valor na cadeia de negócios dos nossos clientes e um grande estímulo ao fortalecimento da infraestrutura logística do Arco Norte do País”, afirmou, em nota, o CEO interino e diretor executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI, Fábio Marchiori.

A VLI é o principal player no transporte ferroviário de insumos para fertilizantes, com movimentação anual de cerca de 10 milhões de toneladas. “Temos certeza de que este novo fluxo será o catalisador do crescimento do agronegócio na região Centro-Norte do País, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento socioeconômico”, completou o CEO da Copi, Guilherme Eloy.

O corredor logístico de fertilizantes é parte de um projeto de criação de um grande polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante, que tem área de cerca de 230 hectares, com possibilidade de arrendamento de terreno para produtores de fertilizantes, tradings do agronegócio e outros setores.

O primeiro grande investimento no polo industrial foi anunciado em fevereiro, pela Mosaic Fertilizantes, que investirá R$ 400 milhões em uma unidade de mistura, armazenagem e distribuição a ser instalada no terminal da VLI.

A principal vantagem é o ganho em eficiência, pela proximidade com a operação ferroviária e capacidade de armazenagem oferecida no local. O movimento poderá ter como consequência a industrialização não apenas do Tocantins, mas de outros Estados da área de influência.

A VLI possui experiência neste modelo, com bons resultados para os clientes em operações na Ferrovia Centro-Atlântica, também administrada pela companhia. Um exemplo é a FTO, localizada ao lado do Terminal Integrador de Araguari (MG).

Desde 2019, quando se instalou a interligação por correias transportadoras entre a FTO e o TIA, a FTO cresceu 20% ao ano os volumes movimentados pela ferrovia, com destino ao porto de Tubarão, no Espírito Santo.

A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.