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Vivendi revela possível venda de editora

A Vivendi disse ter registrado avanços em todas as suas unidades de negócios e que está confiante para 2023, após o bom resultado.

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24 de abril de 2023
Vinicius Palermo
Vivendi revela possível venda de editora
a Vivendi informou que assinou um contrato de opção para a venda de sua editora Editis para a International Media Invest

O conglomerado de mídia francês Vivendi teve receita de 2,29 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2023, 3,3% maior do que a de igual período do ano passado, segundo balanço divulgado na segunda-feira. A Vivendi disse ter registrado avanços em todas as suas unidades de negócios e que está confiante para 2023, após o bom resultado do início do ano.

Ainda no balanço, a Vivendi informou que assinou um contrato de opção para a venda de sua editora Editis para a International Media Invest, como parte de sua oferta para adquirir a rival francesa Lagardère SA.

O acordo vem após negociações exclusivas, divulgadas pela Vivendi no mês passado, com a subsidiária da Czech Media Invest, fundada pelo bilionário checo Daniel Kretinsky. O acordo está sujeito a consultas com órgãos representativos de funcionários e aprovações regulatórias, informou a empresa.

Os presidentes do Conselho Fiscal da Vivendi, Yannick Bolloré e do Conselho de Administração e CEO, Arnaud de Puyfontaine, declararam que os negócios progrediram durante o primeiro trimestre de 2023. Segundo ele, muitos sinais positivos surgiram nos últimos meses, como o acordo histórico com a Apple, que confirmou a posição de liderança do Grupo Canal+ na França como agregador de conteúdo.

A empresa assinou contratos importantes com vários clientes de prestígio. O sucesso do Disney Dreamlight Valley e os jogos Disney Speedstorm, que são uma prova da validade da transformação estratégica da Gameloft.

Ao mesmo tempo, a Vivendi deu um passo importante na luta contra as mudanças climáticas e proteção ambiental. Seu plano de redução de carbono, que conta com o apoio ativo de todo o grupo, foi validado em março passado pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi), incentivando a continuar os esforços nesta área.

Em relação à combinação entre a Vivendi e a Lagardère, a empresa apresentou soluções para Comissão Europeia e aguardam agora a sua decisão, prevista para meados de junho de 2023.

Para o primeiro trimestre de 2023, as receitas da Vivendi foram de € 2.290 milhões, em comparação com € 2.217 milhões para o primeiro trimestre de 2022. Este aumento de 3,3% deveu-se principalmente ao crescimento da receita no Canal + Group (+€32 milhões) e Havas (+€20 milhões), bem como o desempenho da Gameloft (+€10 milhões).

Essa evolução deve ser considerada diante da alta base de comparação do primeiro trimestre de 2022, atrelada a recuperação da atividade após a pandemia de Covid. Em moeda e perímetro constantes, as receitas da Vivendi cresceram 2,0% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

A Vivendi celebrou um contrato de opção de venda, em 23 de abril de 2023, com a International Media Invest a.s. (IMI), uma subsidiária da holding tcheca CMI fundada por Daniel Kretinsky, para a alienação de 100% do capital social da Editis. Este acordo segue as negociações exclusivas com a IMI, que foram anunciados em 14 de março deste ano.