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Vendas do comércio varejista subiram 1,0% em fevereiro

Na comparação com fevereiro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 8,2% em fevereiro de 2024.

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12 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Vendas do comércio varejista subiram 1,0% em fevereiro
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 6,1% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior.

As vendas do comércio varejista subiram 1,0% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou na quinta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com fevereiro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 8,2% em fevereiro de 2024. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 2,8% a 7,2%, com mediana positiva de 3,6%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 6,1% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 2,3%.

Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 1,2% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com fevereiro de 2023, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 9,7% em fevereiro de 2024. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação entre 3,7% e 9,2%, com mediana positiva de 6,0%. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 8,2% no ano e aumento de 3,6% em 12 meses.

Após a alta de 1,0% no volume vendido em fevereiro ante janeiro, o varejo alcançou novo patamar recorde na série histórica. O resultado supera em 0,5% o nível recorde anterior, visto em outubro de 2020.

Já o varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício e que cresceu 1,2% em fevereiro ante janeiro, está em nível 0,8% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.

Segundo o IBGE, o volume de vendas do varejo chegou a fevereiro 7,1% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, as vendas operam 5,5% acima do pré-pandemia.
Os segmentos de artigos farmacêuticos, combustíveis, supermercados, veículos e material de construção estão operando acima do nível pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 39,9% acima do pré-crise sanitária; supermercados, 9,6% acima; veículos, 9,0% acima; combustíveis e lubrificantes, 6,8% acima; e material de construção, 3,1% acima.

Os outros artigos de uso pessoal e domésticos estão 6,2% abaixo do nível de fevereiro de 2020; equipamentos de informática e comunicação, 7,9% abaixo; móveis e eletrodomésticos, 10,8% aquém; tecidos, vestuário e calçados, 19,2% abaixo; e livros e papelaria, 44,3% abaixo.

O IBGE ainda revisou o resultado das vendas no varejo em janeiro de 2024 ante dezembro de 2023, de uma alta de 2,5% para uma elevação de 2,8%. No varejo ampliado, a taxa de janeiro ante dezembro foi revista de uma alta de 2,4% para aumento de 2,8%.

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em fevereiro. Os Combustíveis e lubrificantes recuaram 2,7%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caíram 0,2%.

Houve avanço de 0,3% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 1,2% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 9,9% em fevereiro.

Livros, jornais, revistas e papelaria subiram 3,2%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 0,5%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve alta de 4,8%.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 3,9%, enquanto Material de construção caiu 0,2%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Conforme o IBGE, cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em fevereiro ante fevereiro de 2023.

Os Combustíveis e lubrificantes recuaram 0,2%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 9,6%.

Houve recuo de 0,5% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 3,7% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 18,5% em fevereiro.

Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 6%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 10,5%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve alta de 9,6%.

No varejo ampliado, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 16,6%, enquanto Material de Construção subiu 5%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 10,1%.