Economia

Vendas da Danone subiram 13,9% em 2022

A Danone relatou que o lucro líquido do ano foi de 959 milhões de euros, queda de 50,2% ante o 1,92 bilhão de euros do ano anterior.

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23 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Vendas da Danone subiram 13,9% em 2022
A Danone prevê um crescimento de vendas 3% a 5% com melhoria recorrente moderada da margem operacional para 2023.

A Danone informou queda no lucro em 2022, mas vendas maiores no quarto trimestre. A empresa francesa de alimentos relatou que o lucro líquido do ano foi de 959 milhões de euros (US$ 1,02 bilhão), queda de 50,2% ante o 1,92 bilhão de euros do ano anterior.

O lucro líquido recorrente da Danone, que exclui itens excepcionais, subiu 1,9%, para 2,21 bilhões de euros (US$ 2,35 bilhões). Analistas estimavam 2,15 bilhões de euros, equivalente a US$ 2,29 bilhões.

As vendas do ano inteiro aumentaram 13,9% na mesma base comparativa, para 27,66 bilhões de euros (US$ 29,45 bilhões), enquanto a margem operacional recorrente para o ano foi de 12,2%, queda anual de 154 pontos-base, mas 10 pontos base acima do consenso compilado pela empresa. As vendas no quarto trimestre tiveram crescimento orgânico de 7% na comparação anual.

A Danone afirmou que os resultados foram afetados por custos relacionados a um plano de reorganização “primeiramente local” e um prejuízo de cerca de 500 milhões de euros relacionado ao negócio EDP na Rússia.

A empresa prevê um crescimento de vendas 3% a 5% com melhoria recorrente moderada da margem operacional para 2023. A orientação está alinhada com o consenso atual de crescimento orgânico de 4% e uma melhoria de margem de 30 pontos-base no ano.

A companhia disse que vai propor um dividendo de 2 euros por ação para 2022, 3,1% acima do ano anterior.

O CEO da Danone, Antoine de Saint-Affrique, disse que, embora 2022 tenha sido um ano de desafios externos e volatilidade sem precedentes, para a Danone também foi um ano de transformação profunda e entrega sólida. “Sou grato a todos os Danoners por sua resiliência e paixão por clientes, consumidores, pacientes e por tornar nossa empresa cada vez mais forte.”

Segundo ele, a Danone teve um forte progresso em muitas frentes, com o Local First totalmente implementado, um Executivo materialmente fortalecido, um Conselho de Administração renovado e uma governança robusta agora em vigor.

“Também definimos e imediatamente colocamos em ação nossa nova estratégia, Renew Danone. É importante ressaltar que 2022 não foi apenas um ano de estratégia e transformação, mas também de progresso significativo e entrega. Fechamos um ano de sólido crescimento, +7,8% em base comparável, com todas as regiões e categorias contribuindo.”

Saint-Affrique afirmou que, ao cumprir os compromissos financeiros para 2022, a empresa começará a reinvestir significativamente na superioridade de seu produto e no suporte à marca. Ele destacou o desempenho e resiliência do Noram e CNAO, regiões onde a empresa continuou a impulsionar o crescimento equilibrado e competitivo, construindo marcas fortes, investimentos e sólida execução.

“Também avançamos rapidamente em nossa agenda de gestão de portfólio, principalmente com anúncios nas plataformas EDP Russia e US Organic Dairy. Com base no impulso de 2022, estamos entrando em 2023 com ambição renovada e confiança em nossa estratégia. Em 2023,

continuaremos nossa transformação e investiremos ainda mais em nossas marcas, produtos e capacidades enquanto entregamos em linha com a orientação de médio prazo definida no ano passado.”

A Europa registrou crescimento de vendas de 5,2% em 2022 em uma base comparável e a margem operacional recorrente foi de 12,4%, uma queda de 307 bps em relação ao ano passado.

No quarto trimestre, as vendas aumentaram 4,0% em base comparável, impulsionadas por 9,9% de crescimento no preço e queda de 5,9%

do volume/mix. Os volumes foram impactados pela aceleração sequencial da racionalização do portfólio e por algumas suspensões temporárias de entrega. A EDP registou um crescimento de 2,2% na Europa, liderada tanto pelos Lácteos e Plant-based, enquanto Waters registrou crescimento moderado de 1,5%.

A Nutrição Especializada apresentou crescimento de 7,8%, liderado por Aptamil em Nutrição Infantil e Fortimel em Nutrição para Adultos, que apresentou forte crescimento no trimestre. A América do Norte registrou um crescimento de vendas de 8,9% em 2022 em uma base comparável e a margem operacional recorrente diminuiu em 72 bps para 10,1%.