Economia
Reserva

Unigel e Thyssenkrupp Nucera elevarão capacidade de planta de hidrogênio verde

Em nota, a Unigel informa que a cerimônia de assinatura foi realizada em Belo Horizonte, durante a visita do ministro alemão, Robert Habeck.

Compartilhe:
13 de março de 2023
Vinicius Palermo
Unigel e Thyssenkrupp Nucera elevarão capacidade de planta de hidrogênio verde
. A Unigel é uma das maiores empresas químicas da América Latina e a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do Brasil.

A Thyssenkrupp Nucera e a Unigel assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para aumentar a capacidade da planta de hidrogênio verde, que a Unigel está construindo na Bahia, de 60 MW para 240 MW de eletrólise de água. A fábrica da Unigel será a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial do Brasil. A entrega está prevista para o final do ano.

Em nota, a Unigel informa que a cerimônia de assinatura foi realizada em Belo Horizonte, durante a visita do Ministro Federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck. “Este é um passo fundamental para ambas as empresas continuarem sua boa colaboração para acelerar a transformação verde por meio do desenvolvimento da economia do hidrogênio verde em todo o mundo”, destaca a nota da empresa.

Na primeira fase, a unidade terá uma capacidade total de eletrólise de água de 60 MW com eletrolisadores da Thyssenkrupp Nucera e uma capacidade inicial de produção de 10.000 toneladas/ano de hidrogênio verde para produzir 60.000 toneladas/ano de amônia verde. A Unigel é uma das maiores empresas químicas da América Latina e a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do Brasil. A nova fábrica será um importante estímulo para o desenvolvimento de toda a região.

“Seguimos negociando parcerias estratégicas para viabilizar a realização das novas fases do projeto”, destaca na nota o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos. O hidrogênio verde será utilizado em setores de difícil descarbonização, tais como a siderurgia, o refino de petróleo e a própria produção de amônia verde. Além disso, a amônia verde será utilizada na cadeia de valor da Unigel, por ser matéria-prima para a produção de fertilizantes e acrílicos.

O CEO da Thyssenkrupp para a América do Sul, Paulo Alvarenga, avalia que o Brasil apresenta uma combinação de fatores extremamente favoráveis para a implementação de projetos de hidrogênio verde. “Além de uma demanda doméstica da indústria, o País pode se tornar um dos maiores exportadores desse produto no mundo”, disse.

A thyssenkrupp e um cliente europeu de uma indústria de carbono intensivo assinaram também um acordo de reserva para capacidades de produção de hidrogênio verde. Sob este contrato, o cliente garante capacidades de produção para a fabricação de módulos de eletrólise de água alcalina de 20 MW padronizados com capacidade de larga escala do fornecedor de tecnologias líderes mundiais para plantas de eletrólise de alta eficiência.

O novo cliente da thyssenkrupp nucera construirá uma planta de produção que usará hidrogênio verde para fabricar produtos verdes na Europa. As duas empresas concordaram em não divulgar mais detalhes do contrato.

Pela primeira vez, uma empresa decidiu usar a oferta da thyssenkrupp nucera para reservar capacidades de produção. Com esta opção, a thyssenkrupp nucera, como parceira de seus clientes, faz uma contribuição crucial para proteger a cadeia de suprimentos geral do projeto e permite que eles assumam a liderança na descarbonização de sua indústria.

“O uso de hidrogênio verde para descarbonizar a indústria está ganhando impulso significativo impulsionado por programas americanos e europeus de hidrogênio verde, como a Lei de Redução da Inflação e o plano REPowerEU. O ramp-up da cadeia de suprimentos geral para nossos eletrolisadores requer uma estreita cooperação entre as empresas envolvidas. Oferecemos acordos de reserva de capacidade que são um excelente exemplo da estreita colaboração necessária para apoiar a implementação bem-sucedida de projetos de hidrogênio verde”, disse Christoph Noeres, Diretor de Hidrogênio Verde thyssenkrupp nucera AG & Co. KGaA.

O novo cliente conta com um parceiro industrial já com mais de 2,3 Gigawatts de capacidade em construção. Isso inclui um dos maiores projetos de hidrogênio verde do mundo para instalar mais de 2 GW de instalações de eletrólise para a Air Products na Arábia Saudita e a entrega da nova instalação de hidrogênio de 200 MW da Shell no porto de Roterdã. Esses projetos de referência provam que a thyssenkrupp nucera é a principal fornecedora de tecnologia para a indústria na faixa de 100 MW até GW.