Economia
Bicombustível

Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão na produção de carro híbrido flex no Brasil

O projeto foi lançado pelo presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, em cerimônia com o governador de SP, Tarcísio de Freitas.

Compartilhe:
19 de abril de 2023
Vinicius Palermo
Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão na produção de carro híbrido flex no Brasil
A Toyota é uma das montadoras que mais investe em projetos de carros elétricos e híbridos.

A Toyota anunciou na quarta-feira, 19, que vai investir R$ 1,7 bilhão na produção no Brasil de um carro compacto com tecnologia híbrida flex, que combina um motor bicombustível, que funciona tanto a gasolina quanto a etanol, com outro elétrico, cuja bateria é autocarregada – não precisa de tomada.

O projeto foi lançado pelo presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, em cerimônia com o governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O investimento vai gerar 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota em Porto Feliz, onde são produzidos motores, e Sorocaba, onde o novo modelo será montado.

Chang informou também que o carro será exportado a 22 países. “É um dia histórico para a Toyota e o Estado de São Paulo (…) Esse investimento vai gerar emprego, renda e contribuir para a descarbonização do Brasil”, declarou o presidente da montadora, que está comemorando dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no País, o Prius.

O anúncio acontece um ano após a Toyota decidir fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde produzia peças fornecidas a outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina. Na época, a empresa justificou que buscava mais sinergia entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade.

Seguindo seus princípios orientadores de “Mobilidade para Todos” e não deixando ninguém para trás, a Toyota Motor North America anunciou na quarta-feira também o “Empact”, uma nova visão para ajudar na transição de comunidades carentes para um futuro de mobilidade eletrificada.

O Empact é baseado na combinação de “impacto ambiental”, com foco nos movimentos da empresa em direção à neutralidade de carbono, e “ação empoderadora”, que representa os esforços que a Toyota está fazendo para projetar uma estratégia de implantação mais equitativa e inclusiva em comunidades carentes. A estratégia centra-se em três áreas fundamentais: acesso ao carregamento, fornecimento de soluções de mobilidade acessíveis e redução das emissões de carbono.

“Nossa visão será nosso guia enquanto trabalhamos com autoridades locais e estaduais para identificar comunidades onde o Empact pode ajudar a resolver problemas relacionados ao acesso e acessibilidade de carregamento de VEs”, disse Christopher Reynolds, vice-presidente executivo e diretor administrativo de recursos corporativos da Toyota Motor. “Fornecer soluções de carregamento de veículos elétricos capacitará os consumidores a tomar decisões que não apenas terão um impacto positivo no meio ambiente, mas também acelerarão a adoção de veículos eletrificados”.

Para abordar o acesso ao carregamento, a Toyota trabalhará com parceiros e cidades para identificar locais ideais para implantação de estações de carregamento para atender os clientes com mais eficiência. Inicialmente, os locais visados ​​incluirão locais sem estacionamento privado ou na rua, incluindo áreas de maior densidade populacional em habitações multifamiliares.

Para acessibilidade, a Toyota explorará como permitir um carregamento público mais econômico para permitir uma maior adoção de veículos elétricos a bateria. Hoje, o carregamento rápido DC pode ser até quase três vezes mais caro do que o carregamento doméstico, o que sobrecarrega desproporcionalmente aqueles que dependem do carregamento público.

A Toyota também continuará fornecendo um portfólio de opções de veículos eletrificados como parte da visão “Beyond Zero”, incluindo quatro veículos elétricos híbridos a partir de US$ 31.000, dois veículos elétricos híbridos plug-in e o Toyota bZ4X totalmente elétrico.

A Lexus também oferece oito opções de veículos eletrificados, incluindo o RZ 450e totalmente elétrico. A solução de mobilidade KINTO da Toyota está explorando como apoiar esse esforço, melhorando o acesso a veículos de aluguel com emissão zero para uso comercial ou pessoal, permitindo que mais motoristas se beneficiem de veículos elétricos a bateria sem a despesa de propriedade do veículo.

A terceira área em que a Toyota se concentrará é a redução das emissões associadas ao carregamento de veículos, ajudando a melhorar a qualidade do ar para todos os cidadãos, mas especialmente para aqueles em comunidades carentes que geralmente enfrentam uma parcela desproporcional do ônus.

A empresa já começou a trabalhar com a WattTime, uma organização sem fins lucrativos que recomenda horários para carregar a bateria e plug-in de veículos elétricos híbridos quando se prevê que o carregamento da rede tenha emissões de carbono mais baixas ou seja provável que tenha um menor impacto potencial na saúde a longo prazo. termo para pessoas que vivem perto de usinas de energia.

Além disso, o programa opcional Clean Assist™ da Toyota permite aos clientes uma avaliação ou assinatura ativa do Remote Connect e um Toyota ou Lexus BEV, ou Toyota ou Lexus PHEV na Califórnia, para obter 100% de sua carga combinada com eletricidade renovável.