A montadora chinesa BYD superou pela primeira vez a Tesla como maior vendedora mundial de veículos elétricos em uma base trimestral, um sinal da força emergente da China no mercado global de carros movidos a bateria. A BYD relatou a venda de mais de 526.000 veículos totalmente elétricos no quarto trimestre de 2023, em comparação com as vendas da Tesla de quase 485.000 no mesmo período. Tesla permaneceu à frente da BYD durante todo o ano.
A fabricante de carros elétricos de Elon Musk disse na terça-feira que entregou cerca de 1,81 milhão de EVs em todo o mundo em 2023, cumprindo sua orientação para o ano inteiro e superando ligeiramente as expectativas de Wall Street.
O valor foi 38% superior ao do ano anterior, mostrando que a taxa de crescimento da Tesla abrandou ligeiramente à medida que a empresa entrou num capítulo cada vez mais competitivo definido por uma expansão mais gradual e margens de lucro mais estreitas.
Em comparação, a BYD vendeu quase 1,6 milhão de veículos movidos a bateria no ano passado, um aumento de mais de 70% em relação a 2022.
Nos EUA, alguns fabricantes de automóveis estão descobrindo que menos pessoas estão dispostas a usar a eletricidade do que esperavam, à medida que persistem as ansiedades sobre encontrar locais suficientes para cobrar publicamente e as taxas de juro mais elevadas tornam os carros mais difíceis de adquirir.
A fabricante rival de veículos elétricos Rivian Automotive também disse na terça-feira que entregou 50.122 EVs no ano passado, abaixo das expectativas de Wall Street. As vendas de veículos da empresa no quarto trimestre caíram 10% em relação ao terceiro trimestre, apesar de um aumento na produção da fábrica. Suas ações recuam mais de 10% nas negociações de hoje.
A BYD concluiu a aquisição do negócio de fabricação de eletrônicos móveis da Jabil Inc, um dos maiores fornecedores mundiais de serviços e soluções de fabricação de eletrônicos. A contraprestação em dinheiro para a aquisição, que é baseada em RMB 15,8 bilhões (equivalente a US$ 2,2 bilhões), é determinada em aproximadamente RMB 14,29 bilhões (equivalente a US$ 2,01 bilhões).
A aquisição da marca aumentará a presença da BYD na principal cadeia de fornecimento de produtos eletrônicos de consumo, aumentando assim ainda mais sua participação de mercado e consolidando sua posição de liderança no setor.
O negócio alvo desta aquisição é a fabricação de produtos localizados em Chengdu e Wuxi, incluindo a fabricação de componentes para clientes existentes.