Economia
Alta de 9,3%

Telefónica teve lucro líquido de 502 milhões de euros no terceiro trimestre

O valor ficou bem acima da expectativa de analistas consultados pela Factset, que previam lucro de 242 milhões de euros.

Compartilhe:
08 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
Telefónica teve lucro líquido de 502 milhões de euros no terceiro trimestre
O lucro operacional antes de depreciação e amortização (Oibda) da Telefónica somou 3,33 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 2,5% comparado ao mesmo período de 2022.

A Telefónica divulgou na quarta-feira, 8, que teve lucro líquido de 502 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, 9,3% maior do que o ganho apurado em igual período do ano passado. O valor ficou bem acima da expectativa de analistas consultados pela Factset, que previam lucro de 242 milhões de euros.

A receita da companhia de telecomunicações espanhola teve queda anual de 0,2% entre julho e setembro, a 10,321 bilhões de euros, e ficou levemente abaixo do consenso de analistas, que projetavam vendas de 10,495 bilhões de euros.

Já o lucro operacional antes de depreciação e amortização (Oibda) da Telefónica somou 3,33 bilhões de euros no trimestre, uma alta de 2,5% comparado ao mesmo período de 2022.

A Telefónica e a Siemens uniram suas forças com a Basquevolt, empresa basca pioneira na fabricação de células de bateria de estado sólido, para lançar uma linha de prototipagem que integra diversos processos de digitalização.

Neste projeto estratégico, a Basquevolt concedeu à Telefónica os serviços avançados de digitalização exigidos por esta unidade fabril à escala de protótipos, tanto no fornecimento de conectividade e equipamentos, como em serviços profissionais e cibersegurança nas áreas de TI e O.T.

Esta linha de prototipagem contará com uma robusta rede de conectividade industrial perfeitamente ajustada a todos os requisitos de comunicação das máquinas tanto no processo produtivo (LAN OT) como nos sistemas operacionais da planta, atendendo às normas industriais ISA/IEC 62443 e ANSI/ISA. -95, utilizando equipamentos de comunicação Siemens da família Scalance.

Os especialistas do setor industrial da Telefónica e da Siemens e a equipe técnica de engenharia e modelagem da Basquevolt trabalham há meses em uma solução que irá abrigar os sistemas críticos que operam os processos de fabricação da Basquevolt de forma confiável e garantem a produção de células.

Da mesma forma, a adoção de medidas de cibersegurança no âmbito industrial tem sido um ponto fundamental na concepção das soluções de digitalização da fábrica. Neste sentido, através da Telefónica Tech, foram implementadas uma série de soluções para proteger o perímetro industrial, segmentar e restringir o tráfego indesejado, bem como para detectar e responder às ameaças que os dispositivos finais da empresa basca possam sofrer. Os primeiros resultados deste projeto estratégico estão previstos para o primeiro trimestre de 2024.

Francisco Carranza, CEO da Basquevolt, destacou que a tecnologia de ponta de baterias que será desenvolvida nesta planta protótipo requer uma rede de TI/TO extremamente sólida que permita o controle e gerenciamento de dispositivos, processos e infraestrutura, garantindo a melhoria contínua no produtividade, qualidade, eficiência e flexibilidade de nossas operações de fabricação.

Adrián García Nevado, diretor B2B da Telefónica Espanha disse que a aliança com a Basquevolt significa para a Telefónica desenvolver a sua estratégia de digitalização de projetos pioneiros e faz parte da sua política de apoiar as empresas nos seus processos de transformação como parceiro tecnológico de referência”. “Graças ao acordo com a Basquevolt, a Telefónica, através das suas diferentes soluções, posiciona-se num setor fundamental como o das baterias de estado sólido de lítio, com uma longa história no domínio da indústria e da sustentabilidade.

José Ramón Castro, diretor geral da Siemens Digital Industries para Espanha e Portugal, afirmou que a Siemens está comprometida com uma transformação digital cibersegura da indústria espanhola. /’O nosso objetivo é garantir a máxima robustez das instalações e redes de comunicações para minimizar o impacto de qualquer possível ataque cibernético.”

A Telefónica é uma das principais provedoras de serviços de telecomunicações do mundo. A empresa oferece serviços de conectividade fixa e móvel, bem como uma ampla gama de serviços digitais para pessoas físicas e jurídicas. Está presente na Europa e na América Latina, onde possui mais de 383 milhões de clientes.