A eletromobilidade nacional acaba de dar um novo e importante passo no sentido de garantir maior autonomia, conforto e segurança para motoristas, seja para uso pessoal ou comercial. O projeto de estações de recargas elétricas, apoiado com recursos da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), chegou à sua segunda fase com o desenvolvimento de estações de maior potência que permitirão recargas ultrarrápidas de múltiplos veículos elétricos simultaneamente.
A iniciativa foi desenvolvida pela WEG, empresa com sede em Santa Catarina, juntamente com a Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) – uma das unidades Embrapii credenciada na área de sistemas inteligentes. O público-alvo dessa nova fase é formado, principalmente, por empresas frotistas e grandes redes de recarga.
Desde 2015, atua no segmento de eletromobilidade, desenvolvendo uma rede de eletropostos no estado de Santa Catarina. A partir desta experiência, a unidade iniciou os entendimentos com WEG para formação da uma parceria. O projeto, iniciado em 2018, resultou no desenvolvimento pioneiro de uma rede linha de estações de recarga de veículos elétricos criada com tecnologia 100% nacional.
As estações de recarga foram criadas dentro de três modelos específicos para atender a diferentes demandas: 1) Modelo Wall – projetado para residências e condomínios; 2) Modelo Parking – focado em shoppings, estacionamentos e espaços públicos; e 3) Modelo Station – destinado a eletropostos em rodovias. Os produtos chegaram aos mercados nacional e de exportação com sucesso, tendo sido validados pelos consumidores, o que permitiu a idealização da expansão.
A segunda fase, em andamento atualmente, prevê a ampliação do modelo Station, com criação de estações de alta potência que permitirão recargas ultrarrápidas e de vários veículos elétricos simultaneamente, além de novas funcionalidades. “Adquirimos maturidade em relação ao produto estações de recarga e especialmente na aplicação com vários modelos de veículos elétricos, leves e pesados, incluindo ônibus e caminhões. Então partimos para o desenvolvendo de uma nova geração de estações de recarga, incorporando recursos ainda mais avançados em termos de software, inteligência, potência, facilidade para os usuários e operadores de estações públicas. Muitas novidades tecnológicas estão a caminho para melhorar a experiência de recarga dos usuários de veículos elétricos”, destaca Eloir Pagnan, gerente do Departamento de EV Charging da WEG.
O gerente da WEG destacou ainda a importância da parceria com a Embrapii para viabilização do projeto. “O apoio da Embrapii através das suas unidades é fundamental para acelerar o domínio das novas tecnologias pelas empresas brasileiras em segmentos, que apesar de estratégicos e com forte tendência de crescimento, estão em processo de desenvolvimento do mercado”, disse.
O projeto apoiado pela Embrapii confere independência tecnológica ao Brasil, em um segmento estratégico que é a eletromobilidade. Além disso, os consumidores contam com uma série de vantagens além da autonomia de deslocamento, uma vez que passam a ter acesso a produtos competitivos, com menor prazo de entrega, suporte e assistência técnica locais.
Laércio Aniceto Silva, superintendente de Negócios da Fundação Certi, destaca ainda que há vantagens importantes para o Meio Ambiente. “Cada vez mais o assunto ESG (Environmental, Social e Governance) ganha importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.
O ganho ambiental da eletromobilidade é significativo porque você deixa de usar combustíveis fósseis, deixa de poluir a atmosfera, o que atende aos múltiplos compromissos globais no sentido de reduzir emissões de gases. Portanto, o veículo elétrico representa um ganho enorme para o meio ambiente e é do interesse do mercado voluntário de créditos de carbono obtidos por ações de redução de emissões. A expansão da rede de recarga para veículos elétricos é, portanto, fundamental nesse sentido”, conclui.