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Desenvolvimento

Suzano investirá R$ 3,3 milhões no empreendedorismo feminino

Os recursos devem compreender o período de três anos e devem auxiliar no fortalecimento, manutenção e expansão do programa.

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03 de setembro de 2024
Vinicius Palermo
Suzano investirá R$ 3,3 milhões no empreendedorismo feminino
Em um primeiro momento, a previsão é que o aporte da Suzano seja destinado para impulsionar o empreendedorismo feminino nas comunidades de São Paulo.

A Suzano anunciou que vai investir R$ 3,3 milhões para impulsionar o projeto de fortalecimento do empreendedorismo feminino ASMARA, promovido pela organização Gerando Falcões. Os recursos devem compreender o período de três anos e devem auxiliar no fortalecimento, manutenção e expansão do programa.

Em um primeiro momento, a previsão é que o aporte da Suzano seja destinado para impulsionar o empreendedorismo feminino nas comunidades de São Paulo. Em 2025, a perspectiva é que as ações alcancem outras cidades brasileiras onde a produtora de celulose possui operações.
Em nota, a empresa menciona que a iniciativa deve impactar a vida de 6 mil mulheres ao longo de três anos.

Segundo a diretora de sustentabilidade da Suzano, Marina Negrisoli, a iniciativa da empresa está conectada com os compromissos de longo prazo da empresa de priorizar o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde a companhia tem operações.

“Sabemos que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das comunidades e territórios onde atuamos”, afirmou a executiva.

A Suzano anunciou também a conclusão da aquisição de uma participação de 15% na Lenzing AG, fornecedora líder global de fibras celulósicas premium sustentáveis ​​para a indústria têxtil e de não-tecidos, listada em Viena, do Grupo B&C. Conforme anunciado em junho deste ano, o valor da transação é de 230 milhões de euros (ou 39,70 euros por ação). O acordo estava sujeito à aprovação regulatória, que foi concedida sem restrições.

A parceria de longo prazo entre a Suzano e o Grupo B&C estabelece que a Suzano tem o direito de ocupar dois assentos no Conselho da Lenzing e a opção de adquirir uma participação adicional de 15% do Grupo B&C até o final de 2028. Após a venda da participação de 15% , o Grupo B&C passou a deter 37,25% do capital social da Lenzing.

A Lenzing é fornecedora líder global de fibras celulósicas premium à base de madeira (liocel, modal e viscose) para a produção de roupas, têxteis-lar, produtos de higiene e materiais não tecidos.

Beto Abreu, CEO da Suzano, disse que o histórico incomparável de inovação e tecnologia de ponta da Lenzing a torna uma líder global no desenvolvimento de soluções sustentáveis ​​a partir da madeira. Com esta transação pretendemos construir a nossa expertise no mercado têxtil e identificar como podemos ajudar a fortalecer a posição competitiva da empresa.”

A compra da participação na Lenzing está alinhada com dois dos principais objetivos estratégicos da Suzano – “Expandir corajosamente para novos mercados” e “Desempenhar um papel de liderança na sustentabilidade”. Sua conclusão não terá impacto relevante na alavancagem financeira e/ou no endividamento geral da Suzano.

A Suzano Ventures, braço de capital de risco corporativo da Suzano, fez também  um investimento estratégico na BemAgro, uma startup brasileira líder em AgTech que fornece soluções de Software como Serviço (SaaS) para otimizar o ciclo agrícola em todas as fases, desde plantio até a colheita.

O investimento faz parte de uma ronda de financiamento de 2,6 milhões de dólares liderada pela CNH, uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial nos setores da agricultura e da construção. A Suzano Ventures se junta à rodada como investidora estratégica ao lado da ATVOS, segundo maior produtor brasileiro de etanol de mercado, a partir da cana-de-açúcar e sua biomassa. O encerramento da rodada de financiamento também marca a conclusão da última série de financiamento da BemAgro, iniciada em fevereiro deste ano, quando a empresa captou US$ 1,8 milhão em sua primeira rodada – também liderada pela CNH, com participação da Rural Ventures, MMAgro e Agroven.

Por meio da implementação de ferramentas de inteligência artificial (IA), as soluções agrícolas digitais da BemAgro facilitam o processamento preciso e automatizado de dados para otimizar o plantio, o crescimento e a colheita das culturas, aumentando assim o desempenho operacional e a produtividade, além de reduzir custos.

Com histórico comprovado e fortes resultados na melhoria dos processos agrícolas na indústria canavieira brasileira, esta parceria permitirá que as soluções pioneiras da BemAgro sejam transferidas para o cultivo de eucalipto. Com mais de 5 milhões de hectares processados, a tecnologia é amplamente utilizada no Brasil, na América Latina e na Ásia. Nos canaviais, reduz em média 70% a aplicação de herbicidas e insumos, ao detectar infestações por ervas daninhas, e aumenta a produtividade em 7,5%, detectando lacunas em estágio inicial.

Com um roteiro de dois anos em vigor, a Suzano Ventures apoiará a BemAgro no aprimoramento e na aceleração da aplicação de suas soluções de agricultura digital para silvicultura de precisão. Mais do que apenas capital, a Suzano Ventures proporcionará à BemAgro acesso às fazendas e infraestrutura, operações e conhecimento técnico e de mercado da Suzano, promovendo a criação de novos algoritmos projetados especificamente para o cultivo de eucalipto. Isto, por sua vez, validará o uso das tecnologias da BemAgro na indústria do eucalipto e permitirá que a Suzano avance em suas capacidades de silvicultura.