Economia
Mudanças no portfólio

Stellantis aponta queda na entregas de veículos

O declínio foi maior do que a queda em vendas no período, de 15%, e foi ocasionado por “impactos temporários”

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16 de outubro de 2024
Vinicius Palermo
Stellantis aponta queda na entregas de veículos
O grupo automotivo, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Chrysler, destacou que apenas na América do Norte, as remessas recuaram 36% no trimestre.

A Stellantis registrou 1.148 unidades de veículos entregues no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. O declínio foi maior do que a queda em vendas no período, de 15%, e foi ocasionado por “impactos temporários” de mudanças no portfólio de produtos e iniciativas para reduzir estoques de vendedores, segundo relatório divulgado pela empresa nesta quarta-feira, 16

O grupo automotivo, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Chrysler, destacou que apenas na América do Norte, as remessas recuaram 36% no trimestre.

Horas após a publicação do relatório, a Moody’s alterou a perspectiva dos ratings da Stellantis, de estável para negativa, citando a fraqueza de seus negócios nos Estados Unidos e na Europa, além da “gravidade de um recente alerta de lucro” emitido pela empresa.

A Stellantis está iniciando uma prática de publicação de estimativas globais trimestrais consolidadas de remessas e fornecendo comentários sobre tendências comerciais relacionadas.

O termo remessas descreve volumes de veículos entregues aos revendedores, distribuidores ou diretamente da empresa para clientes de varejo e frotas, que impulsionam diretamente o reconhecimento de receita.

Na América do Norte, as remessas caíram aproximadamente 170 mil unidades, das quais mais de 100 mil unidades relacionadas a cortes de produção pré-anunciados destinados a reduzir o estoque do revendedor, bem como lacunas no portfólio de produtos à medida que o grupo faz a transição para novas ofertas multienergéticas com nova geração de produtos a serem lançados, começando no final de 2024 com o Dodge Charger Daytona e o Jeep Wagoneer S.

No entanto, as vendas nos EUA para clientes finais apoiaram aumentos de participação de mercado mês a mês durante o terceiro trimestre de 7,2% em julho para 7,9% em agosto e 8,0% em setembro, enquanto o estoque foi reduzido em 50 mil unidades (-11,6%) em comparação ao final do trimestre anterior.

Na Europa ampliada, as remessas das fábricas foram aproximadamente de 100 mil unidades, valor menor do que no ano anterior, devido principalmente ao atraso no lançamento de produtos baseados em sua plataforma Smart Car, incluindo o Citroën C3 (que começou a ser entregue em setembro).

A perspectiva para novos lançamentos de produtos europeus é forte, com pedidos de 50 mil unidades para o novo Citroën C3 e 80 mil unidades para o novo Peugeot 3008, por exemplo. No “Terceiro Motor” da Stellantis, as remessas permaneceram inalteradas, já que os aumentos na América do Sul compensaram os declínios no Oriente Médio e África, China e Índia e Ásia-Pacífico.

As remessas consolidadas incluem apenas as remessas das subsidiárias da empresa, que representam veículos novos faturados a terceiros (concessionárias/importadores ou clientes finais).

Os volumes de remessas consolidadas para o terceiro trimestre de 2024 apresentados não foram auditados e podem ser ajustados. Os números finais serão fornecidos no relatório oficial de receita/remessas. Os analistas devem interpretar esses números com o entendimento de que são preliminares e sujeitos a alterações. O “Terceiro Motor” se refere à agregação dos segmentos América do Sul, Oriente Médio e África e China e Índia e Ásia-Pacífico.