Economia
Expansão

Starbucks pretende abrir mil lojas na Índia até 2028

A empresa espera também duplicar sua força de trabalho no país para cerca de 8,6 mil funcionários.

Compartilhe:
09 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
Starbucks pretende abrir mil lojas na Índia até 2028
As lojas que operam hoje na Índia estão concentradas principalmente em grandes cidades.

A norte-americana Starbucks, uma das maiores redes de cafeterias do mundo, pretende ampliar suas vendas no exterior mirando o mercado asiático, onde pretende abrir mil lojas na Índia até 2028. A empresa espera também duplicar sua força de trabalho no país para cerca de 8,6 mil funcionários.
Atualmente, a rede tem cerca de 390 lojas em 54 cidades na quinta maior economia do mundo, por meio de uma joint venture com o parceiro local Tata Starbucks.

As lojas que operam hoje na Índia estão concentradas principalmente em grandes cidades. Sob a nova estratégia de expansão, a Starbucks deve ampliar sua presença em cidades de médio porte.

“Ao longo dos últimos 11 anos, o mercado indiano aumentou e se tornou um dos mercados de crescimento mais rápido da Starbucks no mundo”, disse o CEO Laxman Narasimhan. “Com uma classe média em crescimento, temos orgulho de ajudar a cultivar a cultura do café, ao mesmo tempo que honramos sua rica herança.”

Nos últimos anos, a estratégia internacional da Starbucks se concentrou principalmente na China, que se tornou seu segundo maior mercado. Até 1º de outubro, a empresa tinha pouco mais de 6,8 mil lojas no país asiático. Embora Narasimhan ainda esteja “realmente otimista” em relação à China, como ele disse em entrevista ao Barron’s, ele prevê que a gigante do café se torne um player ainda maior em outros mercados internacionais.

A empresa pretende operar 55 mil lojas em todo o mundo até 2030, um aumento de quase 50% em relação ao número atual. A maioria das novas lojas que a Starbucks planeja abrir está fora da América do Norte, afirmou a empresa em novembro, com foco no Sudeste Asiático e na América Latina.

Após o sucesso do Starbucks Reserve Fort Mumbai, inaugurado em 2022, a Tata Starbucks abrirá a segunda loja Starbucks Reserve este ano como parte do compromisso de longo prazo para elevar a experiência do café na índia. Apegado ao crescente número de entusiastas do café com uma propensão para experiências de café premium, a nova loja Starbucks Reserve criará momentos únicos de conexão com os clientes através da arte e do artesanato do avental de café preto Starbucks.

Em linha com a missão de elevar o café arábica indiano de alta qualidade, o café de feijão inteiro Starbucks Reserve, Monsooned Malabar, da índia, estará disponível tanto nas lojas Starbucks Reserve na índia quanto nos EUA no final deste ano.

Sunil D’Souza, CEO e diretor administrativo da Tata Consumer Products, disse que a Taata Consumer Products e a Starbucks desfrutaram de uma jornada notável, elevando a cultura do café e o artesanato da índia enraizados em grãos de café arabica indianos de alta qualidade. “Conforme avançamos para o próximo capítulo de crescimento, continuaremos a desenvolver a cultura do café da índia para aprofundar as conexões com nossos clientes, enquanto inovamos para trazer nossas ofertas indianas exclusivas para o cenário global”.

A Starbucks tem um histórico de ser uma ponte para um futuro melhor para seus parceiros e, recentemente, através do Starbucks College Achievement Plan (cobertura de 10% de matrícula) alcançou o marco de mais de 12.000 graduados nos EUA da Universidade Estadual do Arizona. Atualmente, mais de 25.000 parceiros da Starbucks participam do Plano de Realização do Starbucks College e do Pathway para Admissão, totalmente patrocinados pela empresa.

Além disso, a Tata Starbucks investe no bem-estar de parceiros com benefícios líderes do setor, capacitando seus diversos parceiros, criando oportunidades equitativas de desenvolvimento e se tornando a primeira empresa de alimentos e bebidas no mercado a estabelecer uma semana de trabalho de cinco dias para seu pessoal. A empresa tem orgulho de informar que mais de um terço dos parceiros atuais foram promovidos dentro da organização.

A Tata Starbucks capacitará as mulheres na índia, fornecendo treinamento vocacional de habilidades para mulheres jovens carentes que buscam carreiras nos setores de varejo de F&B. Em parceria com a Starbucks Foundation, que concedeu uma bolsa para Trust for Retailers & Retail Associates of India (TRRAIN) para fornecer treinamento de desenvolvimento de força de trabalho de 2.000 mulheres jovens, desenvolvimento de habilidades e orientação até 2024, a Tata Starbucks estendeu as opções de aprendizado no trabalho para participantes do programa em lojas em Bengaluru, Chennai, Delhi, Hyderabad e Mumbai.

Sushant Dash, CEO da Tata Starbucks, acrescentou que graças à base sólida que a empresa construiu na índia, está entrando no próximo capítulo de crescimento, impulsionado por compromisso inabalável de criar uma experiência Starbucks única que eleva clientes, comunidades e parceiros. “Com os parceiros formando o coração de nossa organização e moldando nosso sucesso na índia, continuaremos a fazer investimentos significativos que superem um futuro melhor para todos os parceiros. Juntamente com o nosso foco em reimaginar o “terceiro lugar” e ampliar nossa liderança no café, estamos preparados para catalisar ainda mais o crescimento na índia.”