Economia
Foco no lucro

Spotify anuncia corte de 17% do pessoal

O executivo-chefe da empresa, Daniel Ek, anunciou o corte, o terceiro neste ano da companhia sediada em Estocolmo, à equipe na segunda-feira, 4.

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04 de dezembro de 2023
Vinicius Palermo
Spotify anuncia corte de 17% do pessoal

O Spotify se prepara para cortar 17% de sua força de trabalho, ou cerca de 1.500 funcionários, no momento em que a companhia acelera sua atuação para gerar lucro. O executivo-chefe da empresa, Daniel Ek, anunciou o corte, o terceiro neste ano da companhia sediada em Estocolmo, à equipe na segunda-feira, 4.

Apesar dos esforços para reduzir custos, Ek disse que o Spotify ainda gasta muito. A companhia de streaming em áudio tem sido pressionada pelo crescimento econômico menor, bem como pelas altas nas taxas de juros, que tornam mais caros os empréstimos, apontou ele.

Como outras companhias no setor de tecnologia, o Spotify cresceu de tamanho e escopo na pandemia, quase dobrando seu pessoal nos últimos três anos, para mais de 8 mil funcionários, com contratações e aquisições. Com investidores mais centrados na lucratividade que no crescimento, muitas companhias com foco em streaming têm feito cortes agressivos em custos.

No caso do Spotify, isso significa reduzir uma aposta de US$ 1 bilhão em podcasts, também com demissões feitas mais cedo neste ano. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa registrou prejuízo de 462 milhões de euros (US$ 503 milhões). Agora, busca equilibrar investimentos em áreas emergentes para ela, como o negócio de anúncios, com a necessidade de gerar lucro de modo consistente. Ek disse que a empresa planeja atingir lucratividade até 2024. No terceiro trimestre, o Spotify registrou um lucro surpreendente, com crescimento também em número de usuários.

Ek afirmou que, nos últimos dois anos, colocou uma ênfase significativa na transformação do Spotify em um negócio verdadeiramente excelente e sustentável – projetado para atingir o objetivo de ser a empresa de áudio líder mundial e que impulsionará consistentemente a lucratividade e o crescimento no futuro. “Embora tenhamos feito progressos valiosos, como já compartilhei muitas vezes, ainda temos trabalho a fazer. O crescimento económico abrandou dramaticamente e o capital tornou-se mais caro. O Spotify não é uma exceção a essas realidades.”

Ele afirmou que, para muitos, a redução desta dimensão parece surpreendentemente grande, tendo em conta o recente relatório de lucros positivos e o desempenho da empresa. “Debatemos a possibilidade de fazer reduções menores ao longo de 2024 e 2025. No entanto, considerando a lacuna entre o estado do nosso objectivo financeiro e os nossos custos operacionais actuais, decidi que uma acção substancial para redimensionar os nossos custos era a melhor opção para atingir os nossos objectivos. Embora esteja convencido de que esta é a ação certa para a nossa empresa, também entendo que será extremamente doloroso para a nossa equipe.”

Em 2020 e 2021, a empresa investiu significativamente na expansão da equipe, aprimoramento de conteúdo, marketing e novos setores. Esses investimentos geralmente funcionaram, contribuindo para o aumento da produção do Spotify e para o crescimento robusto da plataforma no ano passado. “No entanto, agora nos encontramos em um ambiente muito diferente. E apesar dos nossos esforços para reduzir custos no ano passado, a nossa estrutura de custos para onde precisamos estar ainda é demasiado grande.”