Economia
Expansão

SKS Airways firma acordo com Azorra para adquirir dez jatos E195-E2

A SKS Airways será a primeira operadora do E195-E2 no Sudeste Asiático, aumentando ainda mais a presença das aeronaves da Embraer na região.

Compartilhe:
25 de maio de 2023
Vinicius Palermo
SKS Airways firma acordo com Azorra para adquirir dez jatos E195-E2
Os E195-E2 serão a principal ferramenta para os planos de expansão da SKS Airways e terão como base o Aeroporto de Subang, em Kuala Lumpur, a partir de 2024.

A SKS Airways, companhia aérea da Malásia, firmou acordo com a empresa de leasing Azorra para adquirir dez jatos E195-E2, da Embraer, a fim de impulsionar seus planos de crescimento para a região da Ásia-Pacífico. A informação consta em comunicado da Embraer, que não especifica o valor do contrato.

A SKS Airways será a primeira operadora do E195-E2 no Sudeste Asiático, aumentando ainda mais a presença das aeronaves da Embraer na região. Atualmente, cerca de 200 E-Jets estão em serviço na Ásia-Pacífico.

Os E195-E2 serão a principal ferramenta para os planos de expansão da SKS Airways e terão como base o Aeroporto de Subang, em Kuala Lumpur, a partir de 2024.

Em um segundo comunicado, a Embraer anunciou a assinatura de um contrato de serviços de longo prazo com a SKS para apoiar a frota de dez jatos E195-E2 da companhia aérea.

O contrato possibilita acesso ao Programa Pool, que inclui trocas de componentes e serviços de reparo para mais de 300 peças, oferecendo suporte às aeronaves da SKS Airways, além de eSolutions para aprimorar o monitoramento da frota e a manutenção preventiva.

As operações da SKS Airways terão ainda o suporte do AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis), que inclui recursos de diagnóstico precoce para sistemas críticos, reduzindo interrupções técnicas e evitando cancelamentos de voos; o eSight, que monitora em tempo real do desempenho da frota; e o ePerf, um aplicativo para tablet que fornece aos pilotos dados de desempenho de pista offline diretamente do cockpit, em qualquer fase do voo.

A Embraer anunciou ainda, durante a Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi (LIMA), a assinatura de um contrato de serviços de longo prazo com a SKS para apoiar a frota de dez jatos E195-E2 da companhia aérea. O contrato possibilita acesso ao Programa Pool, que inclui trocas de componentes e serviços de reparo para mais de 300 peças, oferecendo suporte às aeronaves da SKS Airways, além de eSolutions para aprimorar o monitoramento da frota e a manutenção preventiva.

“O E2 oferece a melhor eficiência ambiental e desempenho operacional. Os dados de nossos clientes de E-Jets comprovam essa eficiência”, disse Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços e Suporte. “Estamos muito satisfeitos com a adesão da SKS ao Programa Pool, que agregará grande valor para suas operações.”

As operações da SKS Airways terão ainda o suporte do AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis), que inclui recursos de diagnóstico precoce para sistemas críticos, reduzindo interrupções técnicas e evitando cancelamentos de voos; o eSight, que monitora em tempo real do desempenho da frota; e o ePerf, um aplicativo para tablet que fornece aos pilotos dados de desempenho de pista off-line diretamente do cockpit, em qualquer fase do voo.

Equipado com recursos de última geração, o E195-E2 é a mais recente aeronave comercial da indústria aeroespacial a entrar em serviço e integra a família E-Jets E2.

A família E-Jets E2 tem os maiores intervalos de manutenção na categoria de jatos de corredor único – com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário para operações típicas dos E-Jets. Isso permite que a aeronave seja operada com o mínimo de tempo de inatividade.

O Programa Pool da Embraer foi desenvolvido para permitir às companhias aéreas minimizar os investimentos iniciais em estoques e itens reparáveis de alto valor, aproveitando a experiência técnica da Embraer e a ampla rede de fornecedores de serviços de reparo de componentes.

Os resultados são economias significativas nos custos de reparo e na manutenção de estoque, a redução no espaço de armazenamento necessário e a virtual eliminação da necessidade dos recursos necessários para o gerenciamento de reparos, garantindo níveis de desempenho. Atualmente, o Programa Pool apoia mais de 50 companhias aéreas em todo o mundo.