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SAP ultrapassa ASML como grupo de tecnologia mais valioso da Europa

No início do pregão em Frankfurt, a ação da SAP chegou a subir mais de 5% e atingiu o recorde de 223,20 euros.

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22 de outubro de 2024
Vinicius Palermo
SAP ultrapassa ASML como grupo de tecnologia mais valioso da Europa
Ainda que por curto período, a inversão aconteceu depois de a ASML perder mais de US$ 60 bilhões em valor de mercado

A empresa de software alemã SAP temporariamente ultrapassou nesta terça-feira, 22, a holandesa ASML como grupo de tecnologia mais valioso da Europa. No início do pregão em Frankfurt, a ação da SAP chegou a subir mais de 5% e atingiu o recorde de 223,20 euros. Nas últimas horas, porém, o papel perdeu parte da força e a ASML – que fabrica equipamentos para a produção de semicondutores – voltou ao topo do ranking europeu de tecnologia.

Por volta das 9h35 (de Brasília), a ação da SAP subia 3,87% (218,90 euros por ação), traduzindo-se em um valor de mercado de 255,23 bilhões de euros, segundo dados do site Companies Market Cap. Já a da ASLM avançava 2,02% (670,90 euros por ação) no mesmo horário, com valor de mercado atingindo 263,79 bilhões de euros.

Ainda que por curto período, a inversão aconteceu depois de a ASML perder mais de US$ 60 bilhões em valor de mercado no início da semana passada, quando a empresa divulgou balanço decepcionante. Na ocasião, o CEO da ASML, Christophe Fouquet, previu recuperação lenta do mercado de chips, pressionando ações globais do setor.

A SAP, por outro lado, ampliou seu lucro trimestral e elevou projeções para o ano, segundo balanço publicado no fim da tarde de segunda-feira (21).

A empresa desenvolveu soluções de engenharia para mercados de tecnologia de mineração e minerais. Atendendo a uma clientela regionalmente distribuída em várias geografias, a Weir Minerals depende de uma rede sincronizada de sistemas de processamento e análise de dados que lhe dão o equilíbrio certo de previsão e agilidade para gerenciar de forma sustentável os dados dos clientes.

Operando por meio de um sistema integrado de hubs de tecnologia, operações de fabricação e centros de serviços locais, a empresa cria soluções de sustentabilidade que ajudam a rastrear o ciclo de vida dos equipamentos de mineração, prever a deterioração de peças e minimizar impactos ambientais prejudiciais.

No entanto, a Weir Minerals estava usando fontes isoladas e offline, como planilhas, para armazenar registros e dados. “Nossos métodos baseados em papel e processo em silos nos colocam em desvantagem”, disse Karun Naidoo, serviço de proprietário de processo global na Weir Minerals.

A dependência de fontes de dados em silos deixou a empresa — e, em última análise, seus clientes — vulneráveis ​​a riscos. Essa abordagem ineficiente para coletar e processar dados e planejar inventários era demorada, propensa a erros e difícil de se adaptar a circunstâncias em mudança. Muitas vezes, os técnicos tinham que viajar de um local para outro para coletar os dados de auditoria necessários do cliente.

Quando os dados foram categorizados corretamente, eles estavam amplamente desatualizados, impedindo a empresa de tomar decisões ágeis sobre a cadeia de suprimentos, como ter a previsão de pedir peças de reposição específicas para máquinas antigas. Além disso, os funcionários tinham que se concentrar em preencher papelada e outras tarefas de baixo valor, o que consumia tempo e os impedia de se concentrar em dar aos clientes o nível de serviço desejado.

Essa ineficiência e a falta de digitalização central deixaram os clientes querendo mais. “Para remediar nossos relacionamentos com os clientes e continuar nossa missão de sustentabilidade, precisávamos digitalizar nossa infraestrutura principal para corresponder aos padrões modernos de tecnologia e análise de dados”, observou Naidoo.

Como cliente SAP de longa data, a Weir Minerals conduziu uma avaliação interna para encontrar uma solução dentro do portfólio da SAP que pudesse atender às suas necessidades exclusivas de planejamento de inventário e processamento de dados. A equipe descobriu que o SAP Field Service Management era ideal para a força de trabalho remota generalizada devido aos seus hubs centralizados e digitalizados, o que poderia ajudar a evitar erros manuais, reduzir silos e melhorar a transparência.

“Além do SAP Field Service Management, também usamos a funcionalidade de atendimento ao cliente do aplicativo SAP ERP”, disse Naidoo. Com isso, as recomendações do cliente podem ser incluídas muito mais rápido e precisamente com uma visão aprimorada das informações de serviço relevantes. A integração do SAP Field Service Management e do SAP ERP ajudou a Weir Minerals a criar relatórios digitais de histórico de atendimento ao cliente e melhorar a comunicação entre o back office e os técnicos de campo, facilitando a coleta e a análise de dados centralizados em tempo real.

A empresa também estabeleceu uma estrutura de gerenciamento de mudanças para propriedade interna do projeto. Com ambas as soluções, a empresa aprimorou sua infraestrutura interna de coleta de dados com um canal digitalizado que fornece insights em tempo real sem processos manuais excessivos e demorados. As soluções permitem que os técnicos façam anotações vitais de serviço em um ambiente digital em vez de no papel, o que melhora a disponibilidade de dados para funcionários e clientes.