Economia
Tecnologia

Samsung ultrapassa Apple e conquista liderança global de smartphones

As remessas globais de smartphones da Apple sofreram queda anual de 9,6% no primeiro trimestre, para 50,1 milhões de unidades

Compartilhe:
16 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Samsung ultrapassa Apple e conquista liderança global de smartphones
No total, as remessas globais de smartphones aumentaram 7,8%, a 289,4 milhões de unidades, registrando o terceiro avanço trimestral consecutivo.

A Samsung Electronics ultrapassou a Apple como principal fornecedora global de smartphones no primeiro trimestre do ano, ao passo que as empresas chinesas garantiram uma fatia maior do mercado, segundo dados preliminares da International Data Corporation (IDC).

As remessas globais de smartphones da Apple sofreram queda anual de 9,6% no primeiro trimestre, para 50,1 milhões de unidades, de acordo com levantamento trimestral da IDC. As da Samsung caíram 0,7%, para 60,1 milhões de unidades, mas foram suficientes para a empresa sul-coreana assumir a liderança global em smartphones.

No total, as remessas globais de smartphones aumentaram 7,8%, a 289,4 milhões de unidades, registrando o terceiro avanço trimestral consecutivo.

A fatia de mercado da Apple encolheu para 17,3%, em comparação a 20,7% um ano antes, enquanto a da Samsung recuou de 22,5% a 20,8%, em meio à expansão das vendas das chinesas Xiaomi e Transsion.

A Xiaomi, terceira maior fornecedora de smartphones no trimestre, registrou um acréscimo anual de quase 34% no trimestre, para 40,8 milhões de unidades, enquanto as remessas da Transsion saltaram 85%, para 28,5 milhões de unidades. Já a Oppo ultrapassou a Vivo e conquistou o quinto lugar entre janeiro e março.

A Samsung está numa jornada para aproveitar o poder da tecnologia para abrir mais possibilidades para as pessoas e para o planeta. A empresa está reimaginando a forma como a tecnologia Galaxy é projetada e embalada para fazer mais com menos no que diz respeito aos recursos naturais do nosso planeta. Na última década, a empresa trabalhou para inovar componentes de alto desempenho feitos com materiais reciclados.

E deu um passo importante em 2022 ao incorporar redes de pesca recicladas descartadas, também conhecidas como redes fantasmas, na série Galaxy S22. Os materiais reciclados podem agora ser encontrados em todos os produtos móveis Galaxy, incluindo smartphones, tablets, PCs e wearables.1 Ao mesmo tempo, expandiu a utilização para uma maior variedade de materiais, desde vários tipos diferentes de plásticos até metais e vidro.

A série Galaxy S242 leva essas ações um passo adiante. Pela primeira vez em qualquer dispositivo Galaxy, a empresa desenvolveu componentes-chave do dispositivo com cobalto reciclado, elementos de terras raras e aço. A bateria3 do Galaxy S24 Ultra contém um mínimo de 50% de cobalto reciclado, e 100% de elementos de terras raras reciclados e um mínimo de 40% de aço reciclado foram usados ​​nos alto-falantes.

A Samsung tem uma longa história de resposta ao desafio generalizado dos resíduos plásticos através das inovações em materiais reciclados, e os plásticos reciclados continuam a desempenhar um papel importante na série Galaxy S24. A série Galaxy S24 mantém o uso de plásticos reciclados provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas PET.

O material plástico reciclado destinado aos oceanos foi criado em parceria com organizações globais que recolheram redes de pesca descartadas perto dos oceanos. As propriedades das redes foram separadas, limpas e extrusadas antes de serem otimizadas em pellets de poliamida reciclada de alto desempenho.

Da mesma forma, os materiais reciclados de policarbonato e PET são provenientes de barris de água descartados e garrafas PET que foram moídas, filtradas e derretidas com outros aditivos. Este processo ajuda a Sansung a transformar estes recursos frágeis em materiais otimizados de alto desempenho que mantêm o design de última geração e os padrões de alta qualidade da Samsung. Também a empresa se associou a outras organizações para reciclar o poliuretano termoplástico (TPU) descartado gerado na fabricação de calçados.

Este é o culminar dos esforços contínuos com os parceiros para transformar resíduos plásticos frágeis em materiais de alto desempenho utilizados em dispositivos Galaxy. Com a série Galaxy S24, nosso objetivo até o final de 2024 é ajudar a recuperar quase 100 toneladas métricas de plásticos reciclados, o que equivale a 10 milhões de garrafas plásticas vazias.

Quando se trata de metal reciclado, a série Galaxy S24 incorpora alumínio reciclado9 proveniente de sucata gerada durante a fabricação. A sucata de alumínio é fundida novamente, filtrada em busca de impurezas e depois reciclada para fabricar componentes dentro do processo de desenvolvimento de produtos da Samsung. Com a série Galaxy S24, nossa meta até o final de 2024 é recuperar cerca de 110 toneladas métricas de alumínio reciclado, o que equivale a 9 milhões de latas de refrigerante.