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Rotas de ônibus tiveram quedas de preços de até 51% em 2022

Mesmo com a alta dos combustíveis e um cenário externo econômico complicado, viajar de ônibus no Brasil está mais barato hoje do que em 2019.

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14 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Rotas de ônibus tiveram quedas de preços de até 51% em 2022
As rotas de ônibus com maior número de empresas operando tiveram um aumento de preços menos expressivo. Crédito: Rovena Rosa - ABr

Mesmo com a alta dos combustíveis e um cenário externo complicado do ponto de vista econômico, viajar de ônibus no Brasil está mais barato hoje do que em 2019. É o que mostra a pesquisa feita pela plataforma de busca de ônibus CheckMyBus, que analisou o preço médio das passagens nas seis rotas mais buscadas pelos brasileiros.

A plataforma, que possui quase 400 empresas de ônibus para pesquisas no Brasil, analisou os valores e encontrou redução de até 51% na tarifa média cobrada em 2019 com relação a 2022, na rota São Paulo – Belo Horizonte. Já o trecho entre Brasília e Rio de Janeiro é o com menor concorrência e com a menor redução no preço – de apenas 6%.

Segundo a CheckMyBus, as rotas interestaduais mais procuradas pelos brasileiros para viajarem de ônibus são: São Paulo – Belo Horizonte; São Paulo – Rio de Janeiro; São Paulo – Curitiba; Brasília – Rio de Janeiro; Salvador – São Paulo e Brasília – São Paulo.

Entre as seis rotas mais procuradas, a queda no preço médio pago nas passagens foi maior naquelas que tiveram um aumento na concorrência entre 2019 e 2021, período em que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu novas autorizações, facilitando a entrada de operadores e ampliando a oferta.

A pesquisa constatou uma queda no valor médio das passagens em todas as rotas, quando comparamos 2019 com o ano passado. “É possível ver, de forma empírica, a importância da abertura do setor para baratear os custos e possibilitar que mais brasileiros possam viajar.

As linhas com maior concorrência tiveram uma redução muito maior do que aquelas nas quais temos menos operadores. Por isso, é fundamental ampliar o mercado e facilitar a entrada de novos players”, destaca o diretor-geral da FlixBus Brasil, Edson Lopes. A Flixbus é parceria da CheckMyBus globalmente e no Brasil.

A FlixBus atua no país desde 2021, adotando um modelo de tarifa dinâmica, de acordo com a proximidade e ocupação da viagem, em parceria com empresas que possuem autorização da ANTT para operar no serviço regular, sendo que muitas delas conseguiram as licenças de operação durante o período analisado.

Tendência de alta entre 2021 e 2022 – O levantamento mostrou também uma tendência de alta nos valores médios pagos entre 2021 e 2022. Segundo o estudo da CheckMyBus, isso ocorre porque há uma forte tendência de alta no preço do combustível, além de uma instabilidade na economia mundial. “Outro fator fundamental é que, com o fim do momento agudo da pandemia de coronavírus, tivemos um aumento na demanda, o que pressiona os valores das passagens”, complementa.

As rotas com maior número de empresas operando ou entrando com novos modelos de negócio regulares como a Flixbus tiveram um aumento de preços menos expressivo em relação àquelas com menos concorrência.

No trecho São Paulo – Belo Horizonte, houve um aumento médio nas passagens de 28%. Já entre Rio de Janeiro e Brasília, que teve menos mudanças no perfil da competição, as passagens ficaram, em média, 58% mais caras entre 2021 e 2022.

“Acreditamos que a concorrência e novos modelos de precificação são capazes de diminuir o impacto da pressão inflacionária. Basta ver que as rotas que passaram a ser operadas por mais empresas foram as que tiveras as reduções mais substanciais no preço das passagens”, complementa Lopes, da FlixBus. “Quanto mais aberto o mercado, com mais concorrentes operando regularmente, melhor para o consumidor”, finaliza.