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Procter & Gamble teve lucro líquido de US$ 3,96 bilhões

As vendas líquidas somaram US$ 21,7 bilhões, um recuo de 1% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado

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18 de outubro de 2024
Vinicius Palermo
Procter & Gamble teve lucro líquido de US$ 3,96 bilhões
O presidente e CEO da P&G, Jon Moeller, disse que os resultados mantêm a empresa "no caminho certo" para cumprir suas metas de desempenho financeiro para o ano fiscal.

A Procter & Gamble (P&G) teve lucro líquido de US$ 3,96 bilhões em seu primeiro trimestre fiscal (encerrado em setembro), valor 12% menor do que o ganho de US$ 4,52 bilhões registrado no mesmo período no ano passado, segundo balanço publicado nesta sexta-feira, 18. Com ajustes, o lucro por ação da multinacional americana de bens de consumo foi de US$ 1,93, um aumento de 5% em relação ao ano anterior e acima da previsão de analistas da FactSet, de US$ 1,90.

As vendas líquidas somaram US$ 21,7 bilhões, um recuo de 1% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, quando totalizaram US$ 21,9 bilhões. Neste caso, o número ficou abaixo do consenso da FactSet, de US$ 21,99 bilhões.

O presidente e CEO da P&G, Jon Moeller, disse que os resultados mantêm a empresa “no caminho certo” para cumprir suas metas de desempenho financeiro para o ano fiscal.

As vendas orgânicas, que excluem os impactos do câmbio e aquisições e alienações, aumentaram dois por cento, em um período base do ano anterior de sete por cento de crescimento. O lucro líquido diluído por ação foi de US$ 1,61, uma queda de 12% em relação ao ano anterior devido a maiores encargos de reestruturação não essenciais.

O lucro principal por ação foi de US$ 1,93, um aumento de cinco por cento em relação ao ano anterior. O fluxo de caixa operacional foi de US$ 4,3 bilhões. A produtividade ajustada do fluxo de caixa livre foi de 82%, em linha com as expectativas. A produtividade ajustada do fluxo de caixa livre é calculada como fluxo de caixa operacional menos gastos de capital, como uma porcentagem do lucro líquido, excluindo uma cobrança não monetária por perdas acumuladas de conversão de moeda estrangeira devido à liquidação substancial de operações na Argentina.

A empresa retornou quase US$ 4,4 bilhões em dinheiro aos acionistas por meio de mais de US$ 2,4 bilhões em pagamentos de dividendos e mais de US$ 1,9 bilhão em recompras de ações.

Jon Moeller disse que a empresa está comprometida com a estratégia de crescimento integrado de um portfólio de produtos focado em categorias de uso diário onde o desempenho impulsiona a escolha da marca, superioridade — em desempenho de produto, embalagem, comunicação da marca, execução de varejo e valor do consumidor e cliente — produtividade, interrupção construtiva e uma organização ágil e responsável.

“Temos confiança de que esta continua sendo a estratégia certa para entregar crescimento equilibrado e criação de valor.” As vendas líquidas no primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 foram de US$ 21,7 bilhões, uma redução de um por cento em relação ao ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem os impactos de câmbio e aquisições e alienações, aumentaram dois por cento. O aumento das vendas orgânicas foi impulsionado por um aumento de um por cento de preços mais altos e um aumento de um por cento no volume orgânico (que exclui o impacto de aquisições e alienações). O Mix teve um impacto neutro no crescimento das vendas no trimestre.

As vendas orgânicas de cuidados com os cabelos aumentaram em dígitos únicos baixos, impulsionadas pelo crescimento do volume e pelo mix favorável de produtos premium na América do Norte, Europa e América Latina, parcialmente compensadas por declínios de volume principalmente na Grande China. As vendas orgânicas de Cuidados Pessoais aumentaram em dígitos simples altos, impulsionadas pelo crescimento do volume baseado em inovação e mix de produtos favorável.

As vendas orgânicas de Cuidados com a Pele caíram mais de 20% devido a declínios de volume e mix desfavorável de vendas menores da marca superpremium SK-II. As vendas orgânicas do segmento de cuidados pessoais aumentaram três por cento em relação ao ano anterior, atrás do crescimento do volume impulsionado pela inovação, parcialmente compensado por mix geográfico desfavorável.

As vendas orgânicas do segmento de Cuidados com a Saúde aumentaram quatro por cento em relação ao ano anterior. As vendas orgânicas de Cuidados Bucais aumentaram em dígitos simples baixos devido ao mix de produtos premium, parcialmente compensado por declínios de volume principalmente na Grande China. As vendas orgânicas de Cuidados com a Saúde Pessoal aumentaram em dígitos simples médios devido ao mix favorável do crescimento de produtos respiratórios e aumento de preços.

As vendas orgânicas do segmento de Tecidos e Cuidados Domésticos aumentaram três por cento em relação ao ano anterior. As vendas orgânicas de Cuidados com Tecidos aumentaram em dígitos simples baixos devido ao mix geográfico favorável do crescimento na América do Norte e Europa. As vendas orgânicas de Cuidados Domésticos aumentaram em dígitos simples médios devido ao crescimento do volume e mix de produtos favorável.