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Prefeitura assina acordo de R$ 300 milhões com a RIOgaleão

Um dos objetivos da parceria será o de viabilizar incentivos por meio de um Fundo Municipal para fomento da aviação na cidade.

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09 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
Prefeitura assina acordo de R$ 300 milhões com a RIOgaleão
Serão investidos R$ 270 milhões para atrair novos voos ao Galeão

O prefeito Eduardo Paes assinou, na terça-feira, com o governo do Estado e a RIOgaleão um acordo de Cooperação Técnica de cerca de R$ 300 milhões com o objetivo de propor soluções de fomento à malha aeroportuária carioca, além de estudar cenários regulatórios possíveis para melhorar a coordenação entre os aeroportos da cidade. Um dos objetivos da parceria será o de viabilizar incentivos por meio de um Fundo Municipal para fomento da aviação na cidade.

E para atrair novas rotas e frequências de voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), durante três anos, serão investidos R$ 270 milhões. A Prefeitura do Rio e o governo do Estado vão aplicar R$ 120 milhões, enquanto a RIOgaleão, concessionária responsável por operar o aeroporto, destinará R$ 150 milhões.

“A portaria que limita os voos no Aeroporto Santos Dumont já começou a vigorar e, então, iniciamos a retomada da importância do Galeão. Esses simples movimentos já fizeram com que os destinos internacionais e domésticos no Galeão voltassem aos números pré-pandemia e a tendência é só crescer. Hoje anunciamos a criação de uma espécie de fundo de investimento de promoção do Rio, com parte de recurso privado e parte da Prefeitura e do governo do estado, no valor de cerca de R$ 300 milhões. Isso vai permitir uma maior promoção da cidade, que possamos trazer mais companhias internacionais e voos domésticos. E temos aqui as três empresas aéreas brasileiras anunciando seu compromisso com a retomada do Galeão”, afirmou Eduardo Paes.

A parceria será feita por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE). A expectativa é tornar a cidade do Rio ainda mais atraente para companhias aéreas que já operaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim ou que têm interesse em atuar, além de incorporar na capital fluminense uma prática de promoção local exercida pelos principais destinos turísticos mundiais.

“Queremos fazer a promoção do destino Rio por meio das companhias aéreas, especialmente as internacionais. Normalmente elas têm suas agências locais de promoção dos destinos e rotas. Nossa ideia para trazer aumento de frequência de novas companhias internacionais e também da abertura de novas rotas é promover o destino Rio por meio dos canais dessas companhias aéreas. Com a ajuda da RIOgaleão, faremos essas empresas promoverem o destino Rio no exterior. Com isso acreditamos que teremos mais controle, inclusive na frequência, sabendo quais resultados estão sendo melhores em cada companhia”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.

A proposta é que o acordo gere estímulos financeiros e regulatórios para atrair as grandes companhias aéreas, companhias vocacionadas ao lazer e incentive que empresas que já operam no Galeão aumentem frequência de voos, impulsionando a receita direta e indireta para a cidade por meio do turismo de lazer e negócios.

“Esse é o resultado da união que tivemos. O governo do estado e a Prefeitura do Rio entenderam a importância do Galeão para a economia do estado, não só para o turismo, mas para toda a econômica do Rio. Vencemos a narrativa de que fortalecer o Galeão não é matar o Santos Dumont. Pelo contrário. Precisamos do equilíbrio para que os dois sobrevivam e tenhamos um fluxo aéreo importante para o Rio”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Como contrapartida ao suporte dado pelo acordo, também estarão todos os incentivos já oferecidos pela concessionária, como descontos tarifários para pousos, permanência e incentivos de marketing.

“Esse é o começo da arrancada do Galeão. O Rio de Janeiro tem a possibilidade de ser um centro de conexão de voos domésticos e internacionais. O crescimento da malha aérea já está acontecendo. Na última semana, operamos, em média, entre 300 e 310 voos diários domésticos e internacionais, com cerca de 43 mil passageiros por dia. Nos destinos internacionais já recuperamos praticamente todos, agora falta aumentar a frequência e a disponibilidade de assentos. Não tenho dúvida de que isso vai acontecer ao longo de 2024”, declarou o presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro.

De acordo com um estudo encomendado pela concessionária RIOgaleão, cada R$ 1,00 de valor gerado pelo turismo internacional proporciona R$ 1,46 pelos efeitos indiretos e induzidos. Portanto, a ação conjunta da Prefeitura, governo do Estado e do Aeroporto Internacional Tom Jobim miram o desenvolvimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro.

Representantes das três maiores companhias aéreas do país estiveram presentes à cerimônia em apoio à iniciativa. Presidente da Gol Linhas Aéreas, Celso Ferrer destacou o reconhecimento que a empresa recebe anualmente pelos cariocas.

“A maior retribuição que podemos dar é justamente trazendo voos para o estado e para a cidade do Rio, que ocupa uma posição central na estratégia da companhia. Estamos reorganizando a malha aérea com nossos parceiros apostando de novo no Rio de Janeiro”, destacou Ferrer.

Diretor de Relações Internacionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Fábio Campos lembrou que desde a criação da empresa, há 15 anos, o Rio de Janeiro sempre esteve no foco.

“A aviação é o termômetro de qualquer coisa que acontece no país. Quando o país vai mal, as aéreas são as primeiras a sentir. O mesmo acontece quando o país começa a ir bem. Muito feliz de estar aqui hoje apresentando bons números, porque se a aviação está indo melhor, o Rio está indo melhor. Vamos começar a colher os frutos de todo esse trabalho em conjunto. Estamos com cinco vezes mais voos por dia saindo do Galeão para diversas regiões do Brasil”, celebrou Campos.

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier explicou o trabalho que a empresa tem realizado em prol do Rio de Janeiro.

“É óbvio que cada companhia tem uma vocação diferente, cada uma pode colaborar de forma diferente de acordo com as suas características. No Rio, desde o ano passado, a Latam cresceu 25% em relação ao ano anterior. E quando olhamos especificamente para o Galeão, esperamos que nesse primeiro trimestre de 2024 seja 120% maior do que foi o mesmo trimestre em 2023”, frisou Cadier.