Estados
Beleza

Por trás da maquiagem

Em entrevista, a empresária Juliana Bittencourt, dona do espaço Ju Beauty Care, no Rio, fala sobre nova linha de maquiagem.

Compartilhe:
13 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Por trás da maquiagem
Foto: Divulgação

A empresária Juliana Bittencourt, dona do espaço Ju Beauty Care na Barra da Tijuca vai lançar uma nova linha de maquiagem e quer associar o produto a autoestima das mulheres. Segundo ela, a autoestima sólida dá base para abraçar novas oportunidades profissionais e seguir para realizar os sonhos. “Tudo isso potencializa o sucesso, conduzindo na direção do alcance dos objetivos.” Bittencourt abriu o estúdio em 2019, que hoje oferece uma série de tratamentos, desde a estética facial, harmonização até mentoria de inteligência emocional só para mulheres. Na próxima sexta-feira, ela vai lançar um desafio para que cada mulher possa avaliar como anda sua autoestima. As inscrições serão feitas pelo site: https://jubeautyecare.com.br/2023-eu-realizo/ ou através do Instagram: @jubeautyecare.

A depressão cresceu 40% no Brasil entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre de 2022, como ajudar essas pessoas?
Assim como o corpo fala, as nossas emoções também contam muito sobre nós. A boa notícia é que podemos desenvolver nossa Inteligência Emocional para que não haja ruídos nessa comunicação. A pandemia afetou a vida de milhares de pessoas que, de uma hora para outra, tiveram que se adaptar a transformações bruscas e aprender a conviver com o isolamento social, com as dificuldades financeiras, com os conflitos familiares, e ainda a trabalhar em casa e a cuidar dos filhos ao mesmo tempo.
Esses fatores podem desencadear uma série de emoções, como medo, ansiedade, desesperança, frustração, raiva e desespero.

“E o que se tem visto é o aumento dos índices de Depressão, Transtornos de Ansiedade e suicídio”. Nesse contexto, a Inteligência Emocional torna-se uma forte aliada para atravessar esse período conturbado. É possível compreendermos o que sentimos e encontrar alternativas para administrar as emoções conforme as situações se apresentam em nossas vidas. Mas, para isso, precisamos fortalecer a nossa Inteligência Emocional, que passa por cinco habilidades fundamentais: autoconhecimento, automotivação, controle emocional e empatia – reconhecimento das emoções nos outros.

Qual a proposta do worshop SouCapaz & Realizo?
Trata-se de um desafio de 14 dias, realizado pelo WhatsApp, em grupo exclusivo. A intenção desse desafio é ensinar a base da autoestima na íntegra, os pilares para construção dela, mudança de pensamento, de foco, curas internas e mudanças de hábitos. É fazer a pessoa se movimentar, ensinar a silenciar a voz do sabotador, que paralisa e a deixa no mesmo lugar.

O conhecimento da autoestima não é sobre eliminar a crítica, é sobre aprender a se reconhecer, sobre construir hábitos e caminhos neurais que não sejam focados nos erros, e sim nos acertos, para que nosso senso crítico não anule nosso esforço e nosso potência, despertar o olhar e a sabedoria para a decisão, que somos capazes através da autoestima e confiança, treinada diariamente.

A Ju Beauty Care vai lançar uma linha de maquiagem ligada a autoestima. Qual a intenção dessa proposta?
A intenção é impactar mulheres de uma forma mais profunda, falando de autocuidado e autoestima, além da maquiagem, e levando a mensagem da importância do autoconhecimento e amor-próprio. Do que adianta se maquiar e ficar linda, somente por fora? Por aparência, ou para agradar a alguém?
Primeiro precisamos fazer por nós, a autoestima está além da maquiagem.

Quero levantar a bandeira do “ame-se acima do batom, acima de tudo”, “eu escolho me amar, por isso passo batom”, “eu me maquio pra mim, cuido para mim, porque eu me amo”.

A automaquiagem eleva muita autoestima e é capaz de potencializar algo grandioso na mulher, mas ela sozinha não tem força pra manter isso vivo por muito tempo. Quero algo diferenciado no mercado, com essa pegada interna.

Como a autoestima pode ajudar as mulheres no mercado de trabalho?
Trabalhar é uma atividade que exige diariamente boa saúde emocional. Para garantir bons resultados, é fundamental manter o equilíbrio das emoções.

No âmbito profissional, pode-se dizer que a autoestima é tão importante quanto o currículo, pois tanto sua presença quanto sua ausência vão afetar diretamente o desempenho e comprometer ou alavancar a produtividade no trabalho. Nesse contexto, ela deve ser incentivada dentro e fora da empresa por meio de práticas que promovam a saúde, a motivação e a satisfação pessoal.

A autoestima é a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Quem possui autoestima elevada acredita na sua capacidade e, assim, produz mais resultados tanto na vida pessoal quanto na profissional. Além disso, mantém saúde equilibrada, bons relacionamentos, estilo de vida saudável e, claro, maior produtividade.

A pessoa com autoestima elevada faz com que ela reconheça suas qualificações e se sinta apta para trabalhar em qualquer lugar. Por isso, a cada dia mais empresas se preocupam em oferecer condições de trabalho que promovam a satisfação dos seus funcionários, investindo em práticas como ginástica laboral, cursos de reciclagem, adequação de salas e criação de espaços para descompressão.

Como a baixa autoestima afeta a produtividade no trabalho?
A pessoa nessa situação acredita que não é capaz de dar conta das tarefas, o que acaba gerando frustração e procrastinação, afetando diretamente os resultados. Isso tudo pode virar uma bola de neve se não houver uma política de promoção de saúde e qualidade de vida dentro da empresa e ações que elevem a autoestima dos indivíduos, fazendo com que se sintam valorizados no ambiente de trabalho.
Sendo assim, profissionais desmotivados e que não reconhecem os próprios valores afetam todo o organismo em que estão inseridos, fazendo com que o trabalho em equipe fique comprometido.

Os sinais mais comuns da falta de autoestima no ambiente profissional são:
pessimismo; incapacidade de emitir suas opiniões; isolamento social; falta de fé em si mesmo; medo de desafios; sensação de fracasso; tendência à procrastinação; dificuldade de reconhecer os próprios erros.
Esse comportamento leva muitas vezes à perda de comunicação, fazendo com que haja diminuição na rede de contato e, consequentemente, perda de oportunidades profissionais. Por isso, a importância de conhecer a relação entre autoestima e produtividade é essencial para o dia a dia de trabalho.

Qual a relação entre autoestima e o sucesso?
Uma autoestima sólida dá base para abraçar novas oportunidades profissionais e seguir para realizar os seus sonhos, é possível ir em busca do seu propósito e adquirir resiliência para lidar com as dificuldades. Tudo isso potencializa o sucesso, conduzindo na direção do alcance dos objetivos. Com tudo isso em mente, pode-se imaginar a relação entre a autoestima e sucesso.

Todo mundo erra e as falhas fazem parte da jornada até o sucesso. Dessa forma, com uma autoestima bem desenvolvida, você é capaz de identificar e lidar com o erro de forma positiva, corrigindo-o para seguir em frente.

Após a pandemia, os números de casos de Síndrome de Burnout, desmotivação e infelicidade no ambiente de trabalho cresceram muito no Brasil, como reverter esse cenário?
Existem meios de prevenir e de tratar o Burnout e todas similares. A prevenção se dá por meio de práticas simples e até mesmo prazerosas, que acabam não exigindo tanto, como a prática de exercícios físicos, a alimentação adequada, momentos de lazer e menos cobranças.

Um dos motivos que levam à Síndrome de Burnout é a existência de uma cobrança extremamente excessiva de si mesmo. Uma busca pela perfeição que simplesmente não existe. Procure não se cobrar tanto e entender que as pessoas podem sim cometer erros, inclusive você, e isso é normal.

Que recado você pode deixar para as mulheres que não veem mais saída?
Você escolhe se vai se amar ou não todos os dias. O que você tem escolhido? Se você não escolhe se amar, o que você está escolhendo? Não se amar! De forma totalmente inconsciente. Por isso você tem hábitos de uma pessoa que não se ama.

Então, o próximo passo é você escolher, de forma totalmente consciente, se amar. ”Eu escolho me amar”. Todos os dias você precisa fazer essa escolha. Todos os dias, até o último dia da sua vida. Do jeito que você está, você precisa escolher se amar como você é, e não como gostaria de ser, sabendo que é esse amor que vai te ajudar a mudar o que você quer mudar em você, perdoar o que quer perdoar em você.

Todos os dias, ao acordar, a primeira coisa que precisa fazer é lembrar disso, é fazer a sua escolha consciente. Ouso dizer que é a escolha mais importante de todo seu dia, porque ela poderá mudar todas as outras. Diga para você em frente ao espelho ou mentalmente eu escolho me amar.