Economia
Vendas crescem

P&G tem alta no lucro de US$ 3,75 bilhões no 3º trimestre

As vendas da Procter & Gamble, por sua vez, ficaram em US$ 20,2 bilhões, uma alta de 1% na comparação anual.

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20 de abril de 2024
Vinicius Palermo
P&G tem alta no lucro de US$ 3,75 bilhões no 3º trimestre
Jon Moeller, Presidente do Conselho, Presidente e Chefe Diretor Executivo.

A Procter & Gamble (P&G) registrou lucro líquido de US$ 3,75 bilhões em seu terceiro trimestre fiscal, ou US$ 1,52 por ação diluída, um avanço ante o resultado de US$ 1,37 de igual período do ano anterior. O resultado superou a expectativa de US$ 1,41 dos analistas ouvidos pela FactSet.

As vendas da empresa, por sua vez, ficaram em US$ 20,2 bilhões, uma alta de 1% na comparação anual. Neste caso, porém, analistas estimavam US$ 20,44 bilhões. Após o balanço, o papel da empresa recuava 0,48% no pré-mercado em Nova York, às 8h40 (de Brasília).

As vendas orgânicas, que excluem o efeito do câmbio e vendas e aquisições, tiveram crescimento de 3%, na mesma comparação anual.

A companhia americana de bens de consumo disse que espera agora crescimento em seu lucro fiscal ajustado por ação de 10% a 11% no ano fiscal de 2024. Anteriormente, projetava alta de 8% a 9%. Ela ainda manteve sua projeção de crescimento nas vendas para todo o ano de 2% a 4% e a de crescimento de 4% a 5% nas vendas orgânicas.

O fluxo de caixa operacional foi de US$ 4,1 bilhões e sua produtividade foi de 87%, excluindo despesas de capital, como percentual do lucro líquido. A empresa devolveu US$ 3,3 bilhões em dinheiro aos acionistas por meio de aproximadamente US$ 2,3 bilhões em pagamentos de dividendos e US$ 1 bilhão em recompras de ações.

O aumento de dividendos declarado no início deste mês marca o 68º ano consecutivo em que a P&G aumentou os seus dividendos e o 134º ano consecutivo em que a P&G pagou dividendos desde a sua constituição em 1890.

“Apresentamos vendas sólidas e um forte crescimento de lucros no terceiro trimestre, apesar de vários ventos contrários, o que nos permitiu aumentar nossa orientação de crescimento de lucro por ação e manter nossa perspectiva de faturamento para o ano fiscal”, disse Jon Moeller, Presidente do Conselho, Presidente e Chefe Diretor Executivo.

“Continuamos comprometidos com nossa estratégia integrada de um portfólio de produtos focado em categorias de uso diário, onde o desempenho impulsiona a escolha da marca, a superioridade – em desempenho do produto, embalagem, comunicação da marca, execução no varejo e valor para o consumidor e cliente – produtividade, ruptura construtiva e uma abordagem ágil e organização responsável. Estamos aumentando os investimentos em superioridade para impulsionar o crescimento do mercado e manter um forte impulso. Temos confiança de que esta continua a ser a estratégia certa para proporcionar um crescimento equilibrado e a criação de valor.”

As vendas líquidas no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024 foram de US$ 20,2 bilhões, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem os impactos cambiais e aquisições e desinvestimentos, aumentaram três por cento. O aumento das vendas orgânicas foi impulsionado por um aumento de três por cento devido ao aumento dos preços. Mix e volume tiveram impacto neutro nas vendas do trimestre.