Economia
Fusão

PetroReconcavo nega que combinação com 3R esteja em andamento

Em fato relevante, a 3R diz que a Maha sugeriu operação de reorganização societária envolvendo a companhia e a PetroReconcavo

Compartilhe:
19 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
PetroReconcavo nega que combinação com 3R esteja em andamento
PetroReconcavo é especialista em campos maduros

A PetroReconcavo nega que há negociações em andamento sobre potencial fusão de ativos com a 3R Petroleum, dizendo que até o presente momento não recebeu qualquer proposta nesse sentido da 3R. A informação se dá após notícia de que um acionista da 3R Petroleum (Maha Energy) propôs um carve-out na lógica de 50/50 entre ambas as companhias, e depois que a 3R confirmou recebimento da carta da Maha Energy.

Em fato relevante, a 3R diz que a Maha sugeriu operação de reorganização societária envolvendo a companhia e a PetroReconcavo (por meio da venda dos ativos onshore da 3R para a PetroReconcavo).

“A companhia analisará o conteúdo da carta e adianta que manterá sua atual estratégia de negócios, bem como manterá seus investidores e o mercado em geral devidamente informados”, afirma a 3R.

A carta da Maha enviada à 3R afirma que, especialmente após o programa de desinvestimento da Petrobras, a consolidação surge como uma trajetória “ainda mais atraente e essencial”. Isso é sustentado pelas sinergias inerentes aos campos existentes da 3R e da PetroReconcavo no Rio Grande do Norte e na Bahia e pela infraestrutura associada, segundo a empresa.

“Temos uma forte convicção de que o mercado de ações atualmente não avalia adequadamente o valor intrínseco da 3R Petroleum ou da PetroReconcavo, e há enormes oportunidades a serem capturadas por ambas as empresas juntas. Por esse motivo, acreditamos que o mercado brasileiro está pronto para uma segunda onda de fusões e aquisições de fusões e aquisições, impulsionada pela otimização de portfólios de ativos, captura de sinergias e formação dos players que liderarão o setor nos próximos anos”, diz a Maha, em carta.

Estratégia

A estratégia proposta pela Maha para a 3R Petroleum contempla o início de um plano de consolidação no segmento onshore brasileiro, seguido pela separação dos ativos offshore da 3R Petroleum.

Esse esforço envolveria as seguintes etapas:

– Carve-out Onshore: segregação das concessões de petróleo onshore da 3R Petroleum, ativos de midstream e downstream, bem como suas dívidas/passivos, em uma contribuição para outro player onshore;

– Força Offshore: após o carve-out, os ativos offshore da 3R – os grupos Papa Terra e Peroá – permaneceriam sob a estrutura corporativa da companhia e continuarão a ser liderados/operados pela equipe existente da empresa; e a 3R continuaria a ser listada na B3, concentrando seus esforços no encantamento de seus ativos offshore.

A Maha prevê que a PetroReconcavo seja a candidata natural para a transação de desmembramento, dadas as amplas sinergias existentes. A proposta é de que o carve-out seja realizado de acordo com uma lógica de 50/50.

“Os acionistas da 3R Petroleum também deteriam as ações da PetroReconcavo; e os atuais acionistas da equipe da PetroReconcavo permanecerão responsável pela administração de seus negócios, sendo essa equipe reforçada pela equipe altamente talentosa da 3R Petroleum”, propõe, na carta.

“A América Latina e o Brasil têm sido uma área de foco primordial para a Maha, dada a presença da empresa e de seus maiores acionistas, a presença e a vasta experiência na região. Beneficiando-se de um sólido balanço patrimonial, a Maha, no último ano, analisou várias oportunidades de investimento na indústria de petróleo. Acreditamos firmemente que nossa transação proposta oferece a oportunidade de investimento mais atraente mais atraente disponível atualmente”, conclui a carta.