Edgar Crespo
Edgar Crespo
Tecnologia

O que muda com a chegada do 5G

O burburinho em torno do 5G – a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel – tem crescido de forma exponencial, criando expectativas em todos os cantos do mundo.

Compartilhe:
29 de maio de 2023
Vinicius Palermo
O que muda com a chegada do 5G
O Brasil vive a consolidação da tecnologia 5G.

O burburinho em torno do 5G – a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel – tem crescido de forma exponencial, criando expectativas em todos os cantos do mundo. Este marco na evolução da tecnologia sem fio promete ser um divisor de águas não apenas para a indústria de telecomunicações, mas também para setores tão diversos quanto o Assistência médica, Varejo, Agricultura, Manufatura e Logística.

A expectativa em torno do 5G é muito grande, apenas para dar uma ideia do tamanho da geração de valor esperada, a Ericsson em seu relatório 5G for business: a 2030 market compass, estimou que “até 2030, a receita esperada da digitalização da indústria para os players de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em todo o mundo, em todas as indústrias, deve chegar a cerca de 3,8 trilhões de dólares americanos”.

Esse é um tema muito rico e com grande impacto em nossas vidas, mas hoje vamos explorar apenas algumas novas funcionalidades e possibilidades que o 5G traz para as pessoas e empresas.

Uma nova era para a comunicação móvel
Para entender as transformações trazidas pelo 5G, primeiro precisamos compreender o que é essa tecnologia e como ela se distingue das gerações anteriores. O 5G é uma tecnologia de rede capaz de proporcionar velocidades de conexão muito superiores, latência drasticamente reduzida e capacidade de conexão massiva, em comparação com a atual tecnologia 4G LTE.

Mais eficiente em termos de energia, mais confiável e com maior capacidade, o 5G pode suportar um número exponencialmente maior de dispositivos conectados simultaneamente. Isso faz do 5G uma tecnologia perfeita para suportar aplicações avançadas, indo muito além das chamadas de voz e uso de dados que hoje associamos à tecnologia móvel.

Com a ideia inicial do que é o 5G, já é possível explorar algumas mudanças significativas que essa nova tecnologia está trazendo para o mundo dos negócios.

A explosão da Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas, ou IoT, é uma referência a objetos cotidianos – como eletrodomésticos, automóveis ou dispositivos de monitoramento de saúde – que estão conectados à Internet e podem coletar e trocar dados entre si. Dito de outra forma, a IoT representa a crescente rede de dispositivos físicos que têm uma identidade digital e a capacidade de se conectar e trocar dados pela Internet.

O 5G será um grande impulsionador para a IoT, já que a nova geração de tecnologia de comunicação móvel é capaz de suportar um número muito maior de dispositivos conectados simultaneamente, em comparação com as tecnologias anteriores. Com essa capacidade, o 5G permitirá que mais dispositivos IoT se comuniquem eficientemente, pavimentando o caminho para uma verdadeira explosão de dispositivos conectados.”

A nova era da Realidade Aumentada e Virtual
A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) são tecnologias que modificam a percepção do usuário sobre o ambiente em que se encontra. A realidade virtual cria um ambiente totalmente digital e imersivo para o usuário, enquanto a realidade aumentada insere elementos digitais na visão do mundo real do usuário.

A velocidade e a baixa latência do 5G irão revolucionar as experiências com AR e VR, tornando-as mais imersivas e interativas. Esta mudança pode ter impactos significativos em setores como educação, saúde e entretenimento, trazendo novas formas de aprendizado, tratamentos médicos inovadores e experiências de entretenimento mais envolventes.

O avanço dos carros autônomos
Os carros autônomos, que são veículos capazes de se movimentar e navegar sem intervenção humana, estão se tornando cada vez mais uma realidade tangível, graças à evolução da tecnologia 5G. Os carros autônomos dependem fortemente de uma troca de dados rápida e confiável para operar de maneira eficaz e segura, uma vez que precisam tomar decisões de frações de segundo baseadas em informações de seu ambiente imediato.

O 5G, com sua alta velocidade e baixa latência, é um pré-requisito essencial para essa revolução dos carros autônomos. Ele possibilita uma comunicação quase instantânea entre veículos e infraestruturas de apoio, permitindo respostas rápidas e seguras aos eventos de trânsito. Sem o 5G, a implantação em larga escala de veículos autônomos seria muito mais difícil, senão impossível.

A chegada do 5G promete mudar profundamente a maneira como interagimos com o mundo, digital e fisicamente, introduzindo funções que vão muito além do que as tecnologias móveis anteriores eram capazes de oferecer. Com a implantação do 5G avançando a passos largos, podemos esperar uma variedade de novas aplicações e serviços emergindo para tirar proveito dessas funcionalidades, melhorando nossas vidas e revolucionando indústrias.

Para quem gostou do tema, na semana que vem vamos voltar a ele, e falar um pouco mais sobre casos de uso nas áreas de Assistência médica, Varejo, Agricultura, Manufatura e Logística.