Especialistas em psicologia da linguagem apontam que é possível persuadir alguém usando as estratégias certas no uso das palavras.
Como convencer alguém a fazer o que você acha certo?
Tanto na vida pessoal quanto no ramo profissional, a habilidade de persuasão pode ser uma estratégia poderosa para conquistar as metas almejadas. No entanto, é preciso ter cautela e sabedoria ao tentar ser persuasivo, para não acabar assumindo a imagem de uma pessoa manipuladora ou até mesmo irritante.
Abaixo escrevo um guia baseado em 100 termos que pessoas inteligentes utilizaram como táticas de comunicação, e que as tornaram pessoas mais persuasivas. O segredo é apenas dizer as palavras certas da maneira certa — e na hora certa.
1. Use o “você” mais do que o “eu”:
Esta estratégia é a mais simples e eficaz, segundo os Petras. Um estudo publicado em 2020 na revista PNAS aponta que as pessoas reagem melhor à palavra “você”. O uso do “você” indica que a mensagem está sendo personalizada e deixa claro para o interlocutor que há um direcionamento para ele, sendo considerados seus pensamentos, necessidades e interesses individuais.
Se o ouvinte toma consciência dessa dedicação, ele se torna mais aberto a ouvir e concordar com o que está sendo proposto.
2. Utilize a palavra “você” ao falar com grandes grupos:
Uma pesquisa de 2019 mostrou que usar “você” em ambientes de grupo funciona para a persuasão por parecer mais casual. Apesar de ser chamado de “você genérico”, essa palavra faz com que o conteúdo dito pareça mais pessoal e ajude a conquistar as pessoas.
3. Inclua-se na foto com a legenda “nós”:
Os termos “nós” e “nosso” demonstram inclusão como parte da equipe e criam uma sensação de unidade e de colaboração mútua. Os colegas incluídos serão mais receptivos com o que está sendo falado, já que se trata de um trabalho conjunto, e não de uma hierarquia.
4. Chame a pessoa pelo nome:
As pessoas gostam de ouvir seus próprios nomes. Elas se sentem vistas e importantes para o interlocutor. Só é preciso ter cuidado para não soar forçado ao chamar alguém pelo nome muitas vezes em uma mesma conversa.
5. Repita o mesmo argumento de formas diferentes:
Repetir o mesmo argumento e certas frases-chave pode tornar o que está sendo dito mais memorável e criar um sentimento de familiaridade. Contudo, isso deve ser feito de maneira moderada e sutil, para não soar como um disco arranhado
6. Use mais exemplos de pessoas do que dados gerais:
Estudos apontam que usar exemplos específicos de pessoas é algo mais convincente do que falar de dados mais gerais e frios. Nessa estratégia, vale até mesmo usar uma história pessoal durante o discurso.
7. Escolha palavras que chamem a atenção:
De acordo com os especialistas Kathryn P e Ross P, outra estratégia persuasiva é escolher palavras que evoquem forte emoção em ouvintes ou leitores e que chame a atenção deles — às vezes, sem que eles sequer saibam. Essas palavras variam conforme o assunto , mas alguns exemplos são “comprovado”, “fácil” e “novo”.
Esse tipo de discurso é uma prática comum em estratégia de vendas e na publicidade, mas também pode valer para situações pessoais ou de negócios.
8. Faça perguntas retóricas:
As perguntas retóricas — aquelas que não precisam de uma resposta — fazem as pessoas pensarem mais. Os ouvintes geralmente se tornam mais interessados no assunto por terem tido a imaginação aguçada. Sutilmente, essas pessoas são guiadas até a conclusão desejada pelo interlocutor.
9. Justifique seu pedido ou ideia;
Depois de mencionar o ponto principal, vale inserir uma explicação sobre o motivo de aquilo estar sendo solicitado. Quando as pessoas ouvem as motivações por trás da proposta, elas tendem a achar que aquele pedido é razoável e tem uma justificativa legítima. Isso faz com que se tornem inclinadas a concordar.
Eu espero que essas táticas, transformem você e sua comunicação.