Economia
Diversificação

Netflix terá lojas físicas com experiências alusivas a filmes e séries

O vice-presidente de produtos de consumo da Netflix, Josh Simon, anunciou que a companhia abrirá lojas físicas no EUA em 2025, para depois exportar o conceito para outros países.

Compartilhe:
16 de outubro de 2023
Vinicius Palermo
Netflix terá lojas físicas com experiências alusivas a filmes e séries
Segundo Simon, a intenção da Netflix House, como foi batizado o projeto, é se aproximar dos assinantes da plataforma

O vice-presidente de produtos de consumo da Netflix, Josh Simon, anunciou que a companhia abrirá lojas físicas no EUA em 2025, para depois exportar o conceito para outros países. Segundo Simon, a intenção da Netflix House, como foi batizado o projeto, é se aproximar dos assinantes da plataforma e gerar novas fontes de receitas, em espaços que reúnam produtos derivados dos audiovisuais, além de restaurantes e outras “experiências”. Vale lembrar que, em junho deste ano, a Netflix inaugurou seu primeiro restaurante, o Netflix Bites, no estado da Califórnia.

Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios e autor dos best sellers “Gestão do Amanhã” e “Estratégia Adaptativa”, que abordam os desafios das corporações para se manterem competitivas em meio às disrupções no mercado consumidor, a Netflix mostra que está muito atenta a outras fontes de geração de receita.

“A Netflix tem investido muito em games e novas iniciativas, como a Netflix House, para potencializar ao máximo o atual valor da marca, estendendo seus tentáculos além do meio digital. Curiosamente, enquanto a Disney se aproxima da Netflix com suas iniciativas de plataformas de streaming, a Netflix se aproxima da Disney com projetos que oferecem experiências presenciais aos clientes, além de licenciamento de marcas com as produções próprias”, explica Magaldi. “Esse movimento se justifica porque o negócio central da Netflix, que é a plataforma de vídeos, representa um desafio em termos de rentabilidade. Além do desequilíbrio entre o volume de receita e as despesas, sobretudo para produções, há o desafio adicional gerado pelos grandes investimentos demandados para viabilizar novos produtos adquiridos no mundo todo”, completa o pesquisador e conselheiro empresarial.

A gigante global de serviços de streaming divulgará os resultados do terceiro trimestre de 2023 na quarta-feira, dia 18 de outubro. Em meio às dúvidas dos investidores sobre a consistência dos planos da companhia, que levaram à queda de aproximadamente 25% no preço das suas ações na Nasdaq em 3 meses — o papel NFLX valia US$ 477 em 19 de julho e US$ 360 na manhã de 16 de outubro — a Netflix abrirá lojas físicas no EUA em 2025.

A empresa anunciou também a união ao contador de histórias mais lendário da Índia, Yash Raj Films (YRF). Os dois artistas icônicos colaborarão para criar filmes e séries que levarão histórias marcantes ao público na Índia e em todo o mundo.

O primeiro projeto a sair dessa parceria é o thriller de personagens, The Railway Men, uma série de quatro partes estrelada por R. Madhavan, Kay Kay Menon, Divyendu Sharma e Babil Khan, dirigida pelo estreante diretor Shiv Rawail.

O segundo, Maharaj, é um filme que marca a estreia do ator Junaid Khan e também é estrelado por Jaideep Ahlawat, Sharvari e Shalini Pandey. O filme é dirigido por Siddharth P. Malhotra, cujo último filme, Hichki, foi um sucesso global.

Monika Shergill, vice-presidente de conteúdo da Netflix Índia, disse que é apaixonado por servir o amplo público com séries e filmes, com os quais eles se conectam e amam, e quer fazer mais disso. “A Yash Raj Films definiu a essência do cinema indiano. Eles são um dos contadores de histórias mais respeitados do setor. De Kabhi Kabhie a Dilwale Dulhania Le Jayenge, de War a Pathaan, suas histórias marcantes fizeram parte de nossas vidas e continuam a alimentar o zeitgeist. Juntos, estamos confiantes de que podemos entreter o mundo com filmes e séries de qualidade como nunca antes.”

Akshaye Widhani, CEO da Yash Raj Films disse que a missão da YRF é criar histórias divertidas, inspiradoras e extraordinárias da Índia para o mundo. “A Netflix é o maior streamer do mundo e nos oferece a oportunidade de contar nossas histórias em mais de 190 países. A sua crença na abordagem de “primeiro o conteúdo” é notável e sinérgica com o nosso espírito. Esta parceria certamente levará a YRF como contadora de histórias a novos públicos e permitirá que eles consumam histórias indianas também em seus próprios idiomas. A Índia é um país jovem e ambicioso. Temos 1,4 bilhão de histórias para contar ao mundo. Queremos mostrar nosso conteúdo, bem como fornecer uma plataforma para nosso brilhante talento local para um público global.”

Inspirado em histórias verdadeiras, The Railway Men é um programa baseado no vazamento mortal de gás na cidade de Bhopal, no centro da Índia. Uma nuvem de gás tóxico escapou de uma fábrica de pesticidas, na noite de 2 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal, ferindo e ceifando milhares de vidas. Esta é a história não contada dos heróis anônimos, que aproveitaram a ocasião naquela noite para salvar a cidade e seu povo. Esta é a história da sua coragem, do seu sentido de dever e da sua humanidade.