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Web Summit Rio

Move lança programa de seleção de brasileiros para carreira europeia

O programa da Move selecionará nos próximos meses 20 candidatos oferecendo preparação para acelerar a jornada de mobilidade internacional.

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02 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Move lança programa de seleção de brasileiros para carreira europeia
Renato Martins, CEO da Move, explica que estar presente na Web Summit Rio, com o apoio da Startup Portugal, representa para a Move um grande passo

A Move, legaltech portuguesa especialista em mobilidade internacional, lançará na quinta-feira 4, durante a Web Summit Rio, programa inédito de recrutamento e seleção para profissionais de tecnologia interessados em desenvolver carreira na Europa. Em parceria com empresas recrutadoras brasileiras, o programa selecionará nos próximos meses 20 candidatos oferecendo preparação para acelerar a jornada de mobilidade internacional. 

Os candidatos selecionados contarão com treinamento corporativo e cultural, adaptação de currículo, preparação para entrevistas e conhecimento das possibilidades legais e tributárias para expandir os horizontes da sua atuação profissional. Dentro da comunidade Move Your Work, que possui mais de 50 mil talentos, os candidatos terão acesso às oportunidades e às empresas portuguesas, que poderão divulgar vagas facilitando o “matching” entre as partes interessadas. O cadastramento de currículos pode ser feito em http://move.pt/talentos.

Na Web Summit Rio, a Move faz parte da delegação da Startup Portugal, organização financiada por fundos privados e públicos para o desenvolvimento do empreendedorismo na Europa. A entidade traz ao evento 25 startups portuguesas que trabalham em áreas como inteligência artificial, educação, desporto, estilo de vida, software e tecnologia aplicada a serviços financeiros. 

Renato Martins, CEO da Move, explica que estar presente na Web Summit Rio, com o apoio da Startup Portugal, representa para a Move um grande passo na conexão entre a comunidade brasileira de recursos humanos de TI e empresas portuguesas que buscam talentos qualificados. “Após o sucesso das políticas de atração de empreendedores e investidores, o desafio do ecossistema português hoje é trazer profissionais qualificados para permitir que os projetos tecnológicos escalem e o país fortaleça a internacionalização de sua economia para a Europa e para o Mundo”, completa Martins.

Segundo Martins, o Brasil tem sido um importante parceiro de Portugal, pois possui uma comunidade de desenvolvedores muito qualificada e que, com a pandemia, passou a ser vista por empresas estadunidenses e europeias como um verdadeiro “el dourado”. “Percebemos a mudança de comportamento destes profissionais que agora consideram oportunidades fora do Brasil”. 

A delegação portuguesa é composta por BlockBee, Blue Insight Technologies, Deeploy.me, Dizconto, Enline, Frontfiles, Go Beesiness, Hoopers, IDE Social Hub, Infinite Foundry, ITERCARE, Knok Healthcare, LEADZAI, Mentorise, Modatta e Move. Integram também este grupo a My Data Manager, MyCareforce, ndBIM, Neroes, Sensei, SheerME, Swood, Vawlt Technologies e Wallstreeters. 

Durante esta edição da Web Summit Rio, os 25 empreendedores selecionados pela Startup Portugal estarão presentes no estande ALPHA, abordando tipos societários, os princípios legais para o estabelecimento de filiais e sucursais no território português, questões fiscais, tributárias e laborais, entre outras. 

Portugal é a porta de entrada para um dos mercados mais importantes do mundo, a Comunidade Europeia. O país tem se destacado em inovação e está sendo reconhecido como celeiro de unicórnios, com incentivos para startups do mundo todo. 

A Jornada Move de internacionalização leva os empresários os primeiros passos para entrada no mercado europeu, por meio de uma construção sólida de processos e etapas que garantem o sucesso do negócio. O programa eleva o perfil do Brasil junto aos ecossistemas estrangeiros de inovação, intensificando parcerias, atraindo investimentos e apoiando as startups.

“Internacionalizar o negócio possibilita a exploração de novos mercados, com maior alcance e escala, além da viabilidade de criação de uma marca global”, comenta Renato Martins. Segundo ele, é possível criar estratégias para redução de custos, operacionais e fiscais, e ainda estar apto a oportunidades de incentivos e apoios de fundos e créditos na Comunidade Europeia.