Economia
Evolução

Microsoft anuncia nova tecla para acionar programa de inteligência artificial

A partir deste mês, novos computadores equipados com Windows 11 trarão tecla para acionar o “Copilot”, programa de IA da Microsoft.

Compartilhe:
04 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
Microsoft anuncia nova tecla para acionar programa de inteligência artificial
Tecla de acionamento do programa de IA estará disponível em computadores equipados com Windows 11

A Microsoft anunciou na quinta-feira (4) que vai adicionar uma nova tecla dedicada à inteligência artificial ao teclado Windows, na primeira mudança significativa do tipo em quase três décadas. A partir deste mês, novos computadores equipados com Windows 11 trarão tecla para acionar o “Copilot”, como é conhecido o programa de IA da Microsoft, segundo comunicado da empresa. Às 9h (de Brasília), a ação da Microsoft teve leve alta de 0,25% nos negócios do pré-mercado em Nova York.

O Microsoft Copilot vai incorporar o contexto e inteligência da Web, dados de trabalho e o que estiver a fazer naquele momento para oferecer assistência ao utilizador, garantindo segurança e privacidade. Uma experiência simples e perfeita, disponível no Windows 11, Microsoft 365 e no web browser com Edge e Bing. Funcionará como uma app, ou poderá surgir quando precisar dele, clicando no botão direito do rato. Roll out na sua forma inicial começa a partir do dia 26 de setembro, com a última atualização gratuita do Windows 11, e em Microsoft 365, Bing e Edge durante o último trimestre deste ano.

O próximo passo para tornar o Windows no destino das melhores experiências de IA passa pela nova atualização, que irá oferecer uma experiência de utilização mais pessoal e inteligente.

O Copilot no Windows (em preview) permite executar tarefas de forma mais rápida e completa com facilidade e diminui a sua carga cognitiva – simplificando tarefas outrora complicadas. A empresa tornou o acesso ao poder do Copilot numa experiência fácil, com o atalho de teclado Win+C que poderá oferecer assistência a todas as aplicações, em todos os tamanhos de tela, no trabalho, na escola ou em casa.

O Paint foi melhorado com IA para desenho e criação digital com a inclusão de uma nova capacidade de remoção de fundo e camadas, bem como uma preview do Cocreator que traz o poder da IA generativa para a app Paint.

A app de Fotos também foi aprimorada com IA, incluindo novos recursos para facilitar a edição das fotografias. Com o Background Blur pode fazer com que o mais importante da imagem se destaque de forma rápida e fácil. A aplicação Fotografias encontra automaticamente o fundo da fotografia e, com um único clique, realça instantaneamente o assunto e desfoca o fundo. A empresa melhorou a pesquisa com fotografias armazenadas em contas do OneDrive (domésticas ou pessoais).

O Bloco de Notas começará a guardar automaticamente qualquer sessão, permitindo-lhe fechá-lo sem interromper as caixas de diálogo e, em seguida, continuar de onde parou quando regressar. O Bloco de Notas irá restaurar automaticamente os separadores abertos anteriormente, bem como o conteúdo não guardado e as edições nesses separadores abertos.

O novo Outlook para Windows, permite ligar e gerir várias contas (incluindo Gmail, Yahoo, iCloud e muito mais) numa única aplicação. As ferramentas inteligentes ajudam a escrever e-mails claros e concisos e a anexar facilmente documentos e fotografias importantes a partir do OneDrive.

O Windows Backup torna ainda mais fácil mudar o computador pessoal Windows, ao mover os seus ficheiros, apps e definições de um PC para outro.

A Microsoft anunciou também novos recursos, alimentados pelos modelos de IA mais recentes,  no Bing e Edge para potenciar o dia-a-dia dos utilizadores. Agora, o histórico de chat vai guardar os resultados. Por exemplo, se usou o Bing para pesquisar sobre o seu clube de futebol favorito, da próxima vez que planejar uma viagem, poderá informar proativamente se o clube joga na cidade de destino. Se preferir respostas que não utilizem o histórico de chats, pode desativar esta funcionalidade nas definições do Bing.

A partir do Bing ou do Edge, será possível encontrar mais rapidamente o que está procurando para comprar online. Quando solicitar informações sobre um item, o Bing faz perguntas adicionais para saber mais e, em seguida, usa essas informações para oferecer recomendações mais personalizadas. E será apresentado o melhor preço – nos últimos 12 meses, os clientes pouparam mais de quatro milhões de dólares graças ao Microsoft Edge.