Mundo
Ganho de eficiência

Meta pretende cortar cerca de 10 mil postos de trabalho nos próximos meses

Equipes de recrutamento da companhia serão cortadas primeiro, seguidas pela reestruturação e por demissões nos grupos de tecnologia no fim de abril.

Compartilhe:
14 de março de 2023
Meta pretende cortar cerca de 10 mil postos de trabalho nos próximos meses
Foto: Reuters

A Meta Platforms, controladora do Facebook, afirmou que pretende cortar quase 10 mil postos em sua folha de pagamentos nos próximos meses. Trata-se da segunda grande onda recente de cortes da empresa, que diz estar voltada para o ganho de eficiência, em um contexto econômico mais difícil.
Executivo-chefe da Meta, Mark Zuckerberg disse em e-mail à equipe na terça-feira, 14, que a empresa terá várias rodadas de cortes de vagas, bem como cancelará alguns projetos e reduzirá o ritmo de contratação, no que ele qualificou como o “ano da eficiência”.
Equipes de recrutamento da companhia serão cortadas primeiro, seguidas pela reestruturação e por demissões nos grupos de tecnologia no fim de abril, disse Zuckerberg.
Em maio, haverá redução da folha nas equipes de negócios, notou, acrescentando que será “difícil”. “Minha esperança é fazer essas mudanças organizacionais o mais rápido possível no ano, para que possamos superar este período de incerteza e nos concentrar no trabalho crucial pela frente”, disse.

Zuckerberg afirmou que a Meta está construindo o futuro da conexão humana e os objetivos deste trabalho são tornar a empresa de tecnologia melhor e melhorar o desempenho financeiro em um ambiente difícil para que a companhia possa executar a visão de longo prazo.

O trabalho tem vários fluxos paralelos para melhorar a eficiência organizacional, aumentar a produtividade e as ferramentas do desenvolvedor, otimizar o trabalho distribuído e coletar processos desnecessários.

Ele divulgou o cronograma para os próximos meses. Segundo ele, os líderes organizacionais anunciarão planos de reestruturação focados em achatar as organizações, cancelar projetos de menor prioridade e reduzir as taxas de contratação.

“Com menos contratações, tomei a difícil decisão de reduzir ainda mais o tamanho de nossa equipe de recrutamento. Informaremos os membros da equipe de recrutamento se eles foram afetados. Esperamos anunciar reestruturações e demissões em nossos grupos de tecnologia no final de abril e depois em nossos grupos de negócios no final de maio. Em um pequeno número de casos, pode levar até o final do ano para concluir essas alterações. Nossos cronogramas para equipes internacionais também serão diferentes, e os líderes locais darão mais detalhes. No geral, esperamos reduzir o tamanho de nossa equipe em cerca de 10.000 pessoas e fechar cerca de 5.000 vagas adicionais que ainda não contratamos.”

Zuckerberg admitiu que o processo é difícil, mas não há como contornar isso. “Isso significa dizer adeus a colegas talentosos e apaixonados que fizeram parte do nosso sucesso. Eles se dedicaram à nossa missão e sou pessoalmente grato por todos os seus esforços. Vamos apoiar as pessoas da mesma forma que antes e tratar todos com a gratidão que merecem.”

Após a reestruturação, a empresa vai suspender o congelamento de contratações e transferências em cada grupo. Ele afirmou que outros cronogramas de eficiência relevantes incluem a segmentação neste verão para concluir a análise do ano de aprendizado de trabalho híbrido, para que a empresa possa refinar ainda mais o modelo de trabalho distribuído. “Também pretendemos ter um fluxo constante de aprimoramentos de produtividade do desenvolvedor e melhorias de processo ao longo do ano.”

Ao falar sobre eficiência este ano, Zuckerberg disse que parte do trabalho envolverá a remoção de empregos – e isso servirá tanto para construir uma empresa mais enxuta e técnica quanto para melhorar o desempenho comercial para possibilitar a visão de longo prazo.  “Entendo que esta atualização ainda pode parecer surpreendente, então gostaria de apresentar um contexto mais amplo sobre nossa visão, nossa cultura e nossa filosofia operacional.”

Ele afirmou que a cada dia a Meta constrói novas formas de as pessoas se sentirem mais próximas. “Esta é uma necessidade humana fundamental que pode ser mais importante do que nunca no mundo complexo de hoje. Um dia, esperamos permitir que todas as pessoas sintam uma conexão tão forte quanto você sente quando está fisicamente com alguém que ama.”