Estados
Evolução

Mercedes-Benz anuncia novo veículo sedã elétrico

A Mercedes-Benz disse que o seu projeto de sedã elétrico – denominado CLA Class – tem um alcance de mais de 466 milhas (cerca de 749 quilômetros)

Compartilhe:
04 de setembro de 2023
Vinicius Palermo
Mercedes-Benz anuncia novo veículo sedã elétrico
A Classe CLA é apenas um projeto no momento.

A Tesla enfrenta um novo desafio da Mercedes-Benz, que apresentou o novo projeto de um sedã elétrico em um salão de automóveis na Alemanha. A Mercedes-Benz disse que o seu projeto de sedã elétrico – denominado CLA Class – tem um alcance de mais de 466 milhas (cerca de 749 quilômetros), com base nos padrões globais da indústria. Isso é superior até mesmo à versão de longo alcance do sedã Modelo 3 da Tesla, que tem um alcance de 391 milhas (cerca de 629 quilômetros) na mesma base.

A Classe CLA é apenas um projeto no momento. A produção está prevista para o próximo ano, com o carro sendo o primeiro de um novo segmento totalmente elétrico de veículos básicos da Mercedes-Benz, incluindo dois novos SUVs.

A Mercedes-Benz mais do que duplicou as vendas de veículos elétricos a bateria no ano passado, para 117.800, representando quase 6% do total das suas vendas de veículos a clientes no varejo. Isso a deixa como um pequeno player ao lado das mais de 1,3 milhão de entregas da Tesla em 2022, mas a Mercedes-Benz pretende vender veículos 50% elétricos até 2025 e ser totalmente elétrica até 2030.

Projetado na futura plataforma Mercedes-Benz Modular Architecture (MMA), a estética exterior do Concept CLA Class representa design icônico e desempenho dinâmico. Entretanto, o seu interior centra-se na experiência do cliente com conforto e conveniência excepcionais para um futuro eléctrico e digital.

“O Concept CLA Class é o precursor de um segmento totalmente elétrico de veículos básicos da Mercedes-Benz. A gama incluirá um total de quatro novos modelos – um coupé de quatro portas, um Shooting Brake e dois impressionantes SUV – cada um com uma substância de produto significativamente elevada.

Esta nova família de modelos é inspirada numa geração de compradores de automóveis que desejam aquela sensação inconfundível da Mercedes-Benz, com mais funcionalidades, ainda maior conforto, segurança e a mais avançada tecnologia”, disse o Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Ola Källenius.

Ele afirmou que o carro busca uma escolha sustentável que esteja um nível acima das demais. “Este hypermiler é o carro de um litro da era elétrica, com uma autonomia de mais de 750 quilómetros (466 milhas) no WLTP1 e um consumo de energia de apenas 12 kWh/100 km. Baseado na plataforma MMA, fornece uma visão da primeira família completa de carros elétricos Mercedes-Benz desenvolvidos para colocar o nosso Ambition 2039 na estrada, através do qual pretendemos alcançar a neutralidade carbónica líquida ao longo de toda a cadeia de valor da nossa frota de veículos.”

A liderança tecnológica é aparente nos fundamentos da plataforma MMA, como o sistema de propulsão elétrica de próxima geração que visa um alcance de mais de 750 quilômetros (466 milhas). A Arquitetura Modular da Mercedes-Benz (MMA) é uma plataforma elétrica projetada para uma família de quatro veículos que abrange uma variedade de estilos de carroceria. Ele deverá desempenhar um papel importante na aceleração do crescimento da frota elétrica da Mercedes-Benz.

Como parte fundamental da estratégia elétrica mais ampla, ajudará a empresa a atingir as suas metas ambiciosas. Todos os veículos da plataforma MMA estão sendo desenvolvidos de acordo com a filosofia de “segurança na vida real” da Mercedes-Benz. A empresa estabeleceu padrões de segurança durante décadas, perseguindo uma visão de condução sem acidentes.

Enquanto isso, o novo sistema operacional “MB.OS” é a base para uma interface de usuário e experiência de usuário (UI/UX) incomparáveis ​​por meio da Supertela MBUX derivada do display inovador do VISION EQXX que incorpora gráficos avançados em tempo real. O Concept CLA Class apresenta o uso de materiais sustentáveis ​​em toda a sua estrutura e interior. Isto varia desde o aço quase livre de CO₂ e alumínio com CO₂ reduzido até estofados de couro produzidos e processados ​​de forma sustentável, bem como acabamentos feitos de papel.

“A tecnologia que fornece a base para o Concept CLA Class representa uma abordagem totalmente nova para a Mercedes-Benz e incorpora muitos aprendizados do inovador programa de tecnologia VISION EQXX. Por exemplo, os nossos engenheiros maximizaram a eficiência reduzindo as perdas no seu sistema de acionamento elétrico de 800 V.

Ele também apresenta uma química inovadora das células da bateria, bem como um alto nível de integração, permitindo excelente densidade de energia. Estou certo de que a nossa plataforma MMA nos permitirá oferecer aos nossos clientes neste segmento de mercado uma combinação de desempenho, sustentabilidade, segurança e conforto que define a classe, aliada a uma excelente experiência digital”, disse Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia.