Estados
Oportunidades

Mercado de franquias cresce 13,8% e supera R$ 240,6 bilhões

O setor segue em desenvolvimento com saldo bastante positivo entre abertura e fechamento de operações.

Compartilhe:
10 de fevereiro de 2024
Vinicius Palermo
Mercado de franquias cresce 13,8% e supera R$ 240,6 bilhões
Quiosque de franquia do setor de beleza em Shopping

O ano de 2023 foi excelente para quem optou em investir no franchising no Brasil. É o que mostrou o relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising durante a Pesquisa de desempenho do setor de franchising.

O setor arrecadou R$ 240,6 bilhões, com crescimento final de 13,8%, comparado a 2022. O número de operações encerrou o ano com 195.862 unidades, um aumento de 7,8%. Enquanto o número de redes saltou 7,6%, encerrando 2023 com 3.311 redes de franquias. 

Entre os segmentos que mais cresceram, o destaque ficou por conta da Alimentação – Food Service com 46.939 operações, um aumento de 17,9% comparado com o ano passado. O segmento foi impulsionado pelo delivery que esteve em alta; retomada presencial; alta do ticket-médio; novos modelos e formatos focados em conveniência e tecnologia com foco em aumento de produtividade.

 Logo atrás vêm Saúde, Beleza e Bem-Estar com 55.647 unidades (17,5%), puxado pelas mudanças dos hábitos do consumidor; maturidade das marcas e seus franqueados subsegmentados; cuidados pessoais, óticas, odontologia, farmácias e estética. Enquanto que Hotelaria e Turismo ocupa o terceiro lugar com 11.510 unidades (16,4%).

O setor segue em desenvolvimento com saldo bastante positivo entre abertura e fechamento de operações. Ainda segundo a pesquisa da ABF, o aumento de novas operações alcançou 17,3%, enquanto 5,9% das unidades fecharam suas portas, e 4,3% tiveram repasse de franquias. 

Outro ponto importante é que mais de 1,7 milhão de brasileiros estão empregados dentro desse mercado de franchising, o que mostra como o setor se tornou uma indústria intensiva em mão de obra. 

A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2024 um crescimento de 10% no faturamento; 5,5% em unidades; 5% em redes e de 5,5% no número de empregados diretos do setor.

A ABF também aproveitou para divulgar o ranking das 50 maiores redes de franquias por unidades no Brasil com investimento acima de R$ 135 mil. A rede Cacau Show apareceu na liderança com 4.216 pontos instalados e crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. Logo em seguida vem O Boticário e McDonald ‘s, que foram segundo e terceiro colocados, respectivamente, em 2023.

A novidade ficou por conta da divulgação das 20 maiores microfranquias por número de unidades. A Market4u conquistou o 1º lugar com 2.100 unidades.

No balanço de 2023, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior.