Economia
Seguro rural

Mapfre teve lucro de 233 milhões de euros no Brasil em 2023

No Brasil, a Mapfre opera em segmentos como o seguro rural, que cresceu 7,4%, e de vida, em que o aumento foi de 5,6%.

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15 de fevereiro de 2024
Vinicius Palermo
Mapfre teve lucro de 233 milhões de euros no Brasil em 2023
Antonio Huertas, presidente da Mapfre.

A seguradora Mapfre teve lucro líquido de 233 milhões de euros no Brasil em 2023, o equivalente a R$ 1,237 bilhão e um crescimento de 62% na comparação com 2022. Em arrecadação, a companhia obteve 5,1 bilhões de euros no País, o equivalente a R$ 27,1 bilhões, e uma alta de 5,9% em relação ao ano anterior.

No Brasil, a Mapfre opera em segmentos como o seguro rural, que cresceu 7,4%, e de vida, em que o aumento foi de 5,6%.

A companhia é ainda sócia da BB Seguridade, holding controlada pelo Banco do Brasil, na Brasilseg, seguradora que é líder em diversos ramos de mercado.

A empresa espanhola destaca ainda que a carteira do seguro automotivo teve alta menor, de 0,9% no ano passado, após um período de mudanças de tarifa. O seguro auto foi reajustado pelas empresas do setor para repassar ao consumidor os maiores custos associados à inflação, que aumenta o valor indenizado, e dos juros.

A empresa destaca que o índice combinado, que reflete o custo dos seguros em relação à arrecadação obtida com eles, foi de 69,8% nos seguros gerais, refletindo a melhoria nas condições do seguro rural.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) da Mapfre no Brasil subiu mais de 6 pontos porcentuais e atingiu 24,3%, o maior entre as unidades regionais da companhia no mundo.

“Com uma estratégia claramente definida, a Mapfre está bem posicionada para explorar novas oportunidades de crescimento no mercado brasileiro, especialmente nos segmentos de seguros automotivo, de vida e agrícola, que consideramos áreas-chave para a expansão em 2024”, disse em nota o CEO regional da empresa no Brasil, Felipe Nascimento.

Ele destacou ainda a oferta multicanal e a parceria com o BB na distribuição de seguros como alavancas para a Mapfre. A unidade brasileira respondeu por um terço do lucro líquido do grupo no mundo, e por quase 19% da arrecadação.

No mundo, a Mapfre teve lucro líquido de 691,8 milhões de euros (o equivalente a R$ 3,682 bilhões), alta de 7,7% em um ano. A receita global foi de 32,2 bilhões de euros, ou R$ 171,4 bilhões, crescimento de 7,7% ante 2022.

“Em 2023, atingimos um recorde em termos de prêmios, e esse forte crescimento já está sendo repassado para a rentabilidade, com um ROE ajustado próximo a 10%. A Mapfre está superando os desafios do ambiente atual e continua avançando na transformação de seus negócios. Além disso, reafirmamos nosso compromisso com nossos acionistas com um dividendo final de 9 centavos de euros, o que mostra a força dos resultados e da posição financeira do Grupo”, disse Antonio Huertas, presidente da Mapfre.

O aumento de 9,2% nas receitas consolidou a tendência dos últimos trimestres e refletiu tanto um aumento significativo nos volumes de negócios quanto uma melhora nas receitas financeiras.

Os prêmios aumentaram 9,7%, sem impacto relevante das taxas de câmbio. Esse crescimento refletiu uma melhora geral nos negócios, com aumentos de 8,4% em Não Vida e 14,6% em Vida. Os negócios da IBÉRIA, LATAM e Resseguros contribuíram positivamente.

O resultado líquido, que totalizou 692 milhões de euros, inclui os seguintes eventos não recorrentes durante o ano: a ocorrência de dois grandes eventos catastróficos, o terremoto na Turquia e o furacão Otis no México, com um impacto agregado de 159 milhões de euros. Em 2022, houve uma seca na bacia do rio Paraná com um impacto de 113 milhões de euros. Além disso, a maior frequência de eventos climáticos na Europa teve um impacto líquido de mais de 115 milhões acima de 2022.

O lucro líquido de 46,5 milhões como resultado da arbitragem para o rompimento da aliança com o Bankia. A redução ao valor recuperável de 75 milhões de ágio em operações de seguros nos Estados Unidos. Esse fato não teve impacto sobre a geração de caixa, a solvência ou a capacidade do Grupo de pagar dividendos.

A hiperinflação na Venezuela, Argentina e Turquia teve um impacto negativo de 47 milhões de euros (41 milhões de euros em 2022).