O ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, conquistou a segunda vitória na Justiça em menos de duas semanas. Em seu segundo julgamento na 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região de recurso do Ministério Público Federal (MPF), os desembargadores rejeitaram o pedido por unanimidade. No último dia 12, Luiz Fernando Pezão havia sido absolvido das acusações de corrupção ativa e passiva que ele respondia na Operação Boca de Lobo, desdobramento da Lava-Jato. Em 2021, Pezão havia sido condenado em primeira instância por Marcelo Bretas a quase 99 anos de prisão. Ele também tinha considerado Pezão culpado dos crimes de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Atualmente o magistrado está afastado da 7ª Vara Federal Criminal. O nome de Pezão tem aparecido em Piraí, município do Sul Fluminense, seu berço político, onde já foi prefeito como um pré-candidato a concorrer novamente à prefeitura.
ACRJ debate Recuperação Judicial e energia nuclear
O Conselho Empresarial de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizou na última segunda-feira (22) debate com a presença dos deputados federais Júlio Lopes e Hugo Leal, secretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro. Em pauta, a discussão sobre o mecanismo da recuperação judicial, com o caso da Light como exemplo, e a energia nuclear no Rio de Janeiro. O encontro foi aberto pelo presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, que destacou a importância dos dois temas para o Rio de Janeiro.
OAB apresenta Carta de Cooperação Brasil/China
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil apresentou nesta quarta-feira (24) a Carta Brasil/China de Cooperação Jurídica para o Desenvolvimento Econômico Sustentável. A iniciativa faz parte da programação do evento Brasil China Legal Forum, que reúne autoridades, como o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e especialistas para debater assuntos estratégicos e celebrar os 19 anos da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação – COSBAN, como a mais alta instância permanente de diálogo e de intercâmbio bilateral instituída entre as duas nações.
Grupo Nordex, destaque em turbinas eólicas, atinge o marco de 1 mil torres fabricadas
O Grupo Nordex, destaque mundial na fabricação de turbinas eólicas, alcançou o marco de fabricação de 1.000 torres de concreto no Brasil. A empresa fornece seus aerogeradores para alguns dos maiores parques eólicos em instalação atualmente no País, com um volume recorde de atividades de montagem e mão-de-obra alocada na operação. A Nordex Brasil emprega diretamente mais de 1.300 empregados – o maior número desde que iniciou suas atividades no mercado brasileiro -, atuando em três fábricas, localizadas no Rio Grande do Norte, no Piauí e na Bahia. “Nunca produzimos e instalamos tantas turbinas ao mesmo tempo”, destaca Felipe Ramalho, Diretor-Presidente da Nordex Brasil (foto). Os parques eólicos abastecidos pelos equipamentos da Nordex Brasil estão localizados nas regiões de Uibaí e Brotas de Macaúbas, na Bahia, onde a empresa está instalando mais de 100 aerogeradores; nas regiões de Lagoa do Barro e Simões, no Piauí, que ganharão cerca de 150 aerogeradores, sendo parte deles para expansão de parques eólicos já existentes.
Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fiemg forma nova turma
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizou na terça-feira (23), em sua sede, em Belo Horizonte (MG), evento no formato híbrido, no qual o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concluiu a 15ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Ao todo, 54 profissionais, sendo alguns de outros estados, como Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Bahia, finalizaram o curso, voltado a fomentar o debate do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa. O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, participou do evento.
Proposta de transferência de recursos do Sistema S para a Embratur dá o que falar
Nesta semana surgiu um tema que deu muito o que falar e acendeu a discussão polêmica sobre destinação de recursos. É a recente proposta de transferência de recursos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Uma das entidades que demonstra ampla preocupação e protestos é a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na terça-feira (23) mais de 4 mil pessoas lideraram uma nova mobilização em frente ao Congresso Nacional, como forma de protesto ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023.
Cluster Automotivo do Sul Fluminense em pauta em Café da Manhã da Indústria
O 1° Café da Manhã da Indústria Automotiva do estado do Rio de Janeiro reuniu no último dia 19 cerca de 50 empresários e representantes dos poderes executivo e legislativo, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense. Organizado pelo Cluster Automotivo Sul Fluminense, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com a Firjan, o encontro fortalece a comunicação com o governo do estado neste pleito. Em pauta, a competitividade e o desenvolvimento do setor automotivo do Sul Fluminense.