A MadeiraMadeira, empresa ‘one stop shop’ para casa que oferece produtos para construção, reforma e decoração, anunciou a criação do 1º Centro Tecnológico (CT) de Desenvolvimento de Móveis da América Latina – em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tendo como foco o desenvolvimento de produtos da sua marca própria – a CabeCasa, que alia design e qualidade pelo melhor custo-benefício e 2 anos de garantia.
Após um ano de operação, a empresa já tem um balanço de mais de 600 novos produtos criados. O tempo de desenvolvimento também caiu de seis meses para um mês.
Além dos novos produtos, redução de tempo na produção de móveis e projetos voltados para a sustentabilidade, especialmente no que diz respeito às embalagens dos produtos, a MadeiraMadeira também realizou o desenvolvimento de móveis com a participação de clientes e especialistas, que são trazidos como co-criadores.
Coleções como a Linha Disney, Guarda-roupas Joy (parceria com Personal Organizers), Linha Samambaia (Guarda-roupas, camas e cômodas), Linha Tiê (complementos de sala de estar) e Cozinha Arizona são alguns dos frutos desta co-criação. Agora, a MadeiraMadeira anuncia a criação do primeiro selo de qualidade de móveis do país.
O selo da MadeiraMadeira foi criado em parceria com o Senai, dentro do próprio Centro Tecnológico da MadeiraMadeira, para garantir que todos os produtos sejam testados e ganhem certificação ao longo do projeto. “É importante considerar que hoje não existe nenhum tipo de regulamentação obrigatória para garantir a qualidade de um móvel residencial no Brasil – com exceção de berços, por uma questão de segurança. Mais uma vez, trazemos o cliente para o centro do negócio, definindo parâmetros básicos de qualidade e durabilidade de um móvel e oferecendo maior segurança para os consumidores que adquirem nossos produtos”, explica Santiago Antoranz, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da MadeiraMadeira e idealizador do Centro Tecnológico.
Para garantir a qualidade do móvel, a empresa, juntamente com os profissionais do Senai, está realizando uma série de testes físicos e mecânicos para prever como o produto se sairia na casa do cliente durante uso intenso e de longo período.
Para dar visibilidade à discussão sobre a qualidade de móveis no Brasil, a MadeiraMadeira também passa a fazer parte de um comitê na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “É a primeira vez que uma varejista lidera esse tipo de discussão dentro de um comitê na ABNT. Nós queremos levar a voz dos clientes para dentro desses debates e garantir avanços no que diz respeito à segurança, qualidade de móveis e sua regulação/parâmetros no Brasil”, acrescenta Santiago.