País
Telemedicina

Lula quer conectar hospitais com universidades

Lula elogiou o funcionamento de um navio hospital ancorado em Santarém (PA) e conectado com universidades – e falou em replicar o modelo.

Compartilhe:
08 de agosto de 2023
Vinicius Palermo
Lula quer conectar hospitais com universidades
Lula falou durante visita ao Navio Hospital Escola Abaré, em uma praia de água doce de Santarém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na segunda-feira (7) que desconfiou da telemedicina no passado, mas que a prática será “exitosa”. Ele também elogiou o funcionamento de um navio hospital ancorado em Santarém (PA) e conectado com universidades – e falou em replicar o modelo.

Lula falou durante visita ao Navio Hospital Escola Abaré, em uma praia de água doce de Santarém, onde fica a Universidade Federal do Oeste do Pará.

“Quando se começou a falar em telemedicina, houve um tempo em que eu também tinha dúvidas se ia dar certo ou não”, disse o petista. “Agora eu estou aqui sentado numa cadeira na frente de pessoas que estão vivendo isso e estão provando que vai dar certo. O nosso sonho é conectar o Brasil inteiro tanto na educação quanto na saúde”, declarou o presidente da República.

“Essa é a primeira vez que eu converso diretamente com gente que foi atendida por telemedicina, e eu acho que a experiência será extremamente exitosa”, afirmou Lula.

“Eu vim ver um barco e na verdade eu estou vendo um hospital conectado com a nossa universidade do Pará com a Universidade Federal do Amazonas. Eu penso que a gente pode fazer isso com muitas outras universidades no Brasil inteiro. E tentar criar hospital universitário”, declarou o presidente.

Lula também disse que há um “sonho” de conectar os diversos serviços públicos do Brasil, como os de educação e saúde.

O presidente falou sobre a intenção do governo federal de construir barcos hospitais para atender a população que mora em lugares distantes e na beira de rios. Segundo o petista, em tais embarcações fluviais, além de consulta médica, pode haver a realização, inclusive, de pequenas cirurgias.

“A nossa ideia é que todas as pessoas que morem em lugares distantes, na beira de rio, essas pessoas possam ter um barco hospital para que elas sejam atendidas perto da sua casa e as pessoas possam até ter pequenas cirurgias dentro desse barco”, declarou Lula.

“A gente não tem que exigir que a pessoa pobre pegue uma canoa e reme 24h para chegar num dentista. É o dentista que tem que ir até as pessoas e nós temos que criar condições para que esse dentista possa cumprir com sua função, que nossos agentes de saúde tenham condições de viajar”, acrescentou.

De acordo com Lula, a Infovia 01 deve preservar 58 milhões de árvores que seriam cortadas para fazer torres de transmissão. Segundo o governo federal, o trecho inaugurado na segunda-feira vai garantir internet rápida a 3 milhões de pessoas na Região Norte.