A Boeing e a Lufthansa anunciaram na terça-feira, 19, um pedido histórico do 737 MAX de até 100 jatos que fará com que o maior grupo de companhias aéreas da Europa restaure a família Boeing 737 em sua frota. Segundo comunicado emitido pela empresa americana, o compromisso inclui um pedido firme de 40 aviões 737-8 com 60 opções. A última encomenda semelhante feita pela companhia alemã foi em 1995.
Segundo Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa, “há cerca de 60 anos, a Lufthansa foi codesenvolvedora e cliente lançadora deste modelo de sucesso global. Com as novas aeronaves 737-8, modernas, silenciosas, econômicas e eficientes, estamos fazendo progressos na modernização da nossa frota de curto e médio curso e no cumprimento das nossas metas de redução das emissões de carbono”. O 737 MAX reduz as emissões de CO2 em 20% e tem uma pegada sonora 50% menor em comparação com aviões da geração anterior.
Detlef Kayser, Membro do Conselho Executivo, Frota e Tecnologia disse que, com o pedido de aeronaves, a empresa vai acelerar a maior modernização da frota da história. Isso aumentará a lista de pedidos de cerca de 200 aeronaves para 280 – além de 120 compras adicionais, opções para novas aeronaves de curto e médio curso de última geração.
“Estamos satisfeitos que tanto a Airbus quanto a Boeing tenham conseguido nos convencer em todos os aspectos comerciais e tecnológicos. Além disso, a decisão pelo Boeing 737- O 8 MAX também nos dará mais flexibilidade para a aquisição de aeronaves de curto e médio curso no futuro. As novas aeronaves ultramodernas oferecem aos nossos hóspedes conforto adicional. Elas também são mais silenciosas, mais econômicas, mais eficientes e emitem até 30 por cento menos CO2 do que os seus modelos antecessores. O pedido demonstra a viabilidade futura e a capacidade de investimento das nossas companhias aéreas, e mostra que estamos à altura da nossa responsabilidade de reduzir as nossas emissões de carbono.”
Esta aeronave de última geração tem 148 assentos e consome cerca de 2,5 litros de combustível por 100 passageiros-quilômetro. O A220 será utilizado pela recém-fundada companhia aérea Lufthansa City Airlines e será utilizado em rotas de curta distância de Frankfurt e Munique. Com seus motores turbofan ultramodernos da Pratt & Whitney, o A220-300 é ideal para uso em tráfego alimentador. A primeira aeronave está prevista para entrega em 2026.
O Boeing 737-8 MAX é a 4ª geração da aeronave comercial mais difundida do mundo. A aeronave terá 190 assentos nas classes Executiva e Econômica e, graças aos eficientes motores da CFM International, consumirá apenas cerca de 2,2 litros por 100 passageiros-quilômetro.
A primeira aeronave é esperada para o terceiro trimestre de 2027. Como o caminho de crescimento planejado para a Lufthansa Airlines, incluindo a Lufthansa City Airlines, e para a SWISS já é sustentado por pedidos de aeronaves, a aeronave Boeing 737 MAX será implantada em uma das aeronaves do Grupo Lufthansa. A decisão sobre isso será tomada posteriormente.