Economia
Demanda aquecida

Lucro líquido da Starbucks subiu 5% para US$ 855 milhões

A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 855 milhões no seu primeiro trimestre fiscal, encerrado em 1º de janeiro, o que representou aumento de 5% ante o total de US$ 816 milhões em igual período do ano passado.

Compartilhe:
03 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Lucro líquido da Starbucks subiu 5% para US$ 855 milhões
A Starbucks disse, depois do fechamento do mercado, ter gerado receita recorde no trimestre.

A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 855 milhões no seu primeiro trimestre fiscal, encerrado em 1º de janeiro, o que representou aumento de 5% ante o total de US$ 816 milhões em igual período do ano passado. A empresa disse, depois do fechamento do mercado, ter gerado receita recorde no trimestre, embora os custos mais altos tenham prejudicado seu resultado.

A empresa divulgou lucro por ação ajustado para itens não recorrentes de 75 centavos de dólar, abaixo da expectativa dos analistas ouvidos pela FactSet de 77 centavos de dólar.

A gigante do café registrou US$ 8,71 bilhões em receita, aumento de 8% em relação a igual período do ano fiscal anterior, mas levemente abaixo das expectativas de analistas, de US$ 8,79 bilhões. A Starbucks disse que os efeitos de flutuações cambiais reduziram a receita em torno de 3%.

Vendas nas lojas starbucks

As vendas mesmas lojas globalmente aumentaram 5% na comparação anual. No mercado chinês, as vendas mesmas lojas caíram 29% na comparação com igual trimestre do ano fiscal anterior. Nos EUA, as vendas mesmas lojas em pontos operados pela companhia abertos nos últimos 13 meses subiram 10%.

Os aumentos de preços no mercado norte-americano da empresa ajudaram a compensar os custos mais altos da cadeia de suprimentos, ingredientes e mão de obra durante o trimestre, disse a Starbucks.

“Publicamos os fortes resultados, apesar dos ambientes desafiadores de consumo global e inflacionários, um trimestre fraco para o varejo em geral e os ventos contrários sem precedentes relacionados à covid que se desenrolaram na China”, disse o presidente-executivo interino, Howard Schultz, em comunicado.

As vendas de lojas comparáveis ​​globais aumentaram 5%, impulsionadas principalmente por um aumento de 7% no ticket médio, parcialmente compensado por uma queda de 2% em transações comparáveis. As vendas de lojas comparáveis ​​na América do Norte e nos EUA aumentaram 10%, impulsionadas por um aumento médio de 9% bilhete e um aumento de 1% em transações comparáveis.

As comercializações de unidades comparáveis ​​internacionais diminuíram 13%, impulsionadas por uma queda de 12% em lojas comparáveis transações e queda de 1% no ticket médio. A empresa abriu 459 novas lojas líquidas no primeiro trimestre, encerrando o período com 36.170 lojas globalmente: 51% da empresa operado e 49% licenciado.

Portfólio da Starbucks

No final do primeiro trimestre, as lojas nos EUA e na China representavam 61% do portfólio global da empresa, com 15.952 lojas nos EUA e 6.090 lojas na China. A receita líquida consolidada aumentou 8%, para um recorde de US$ 8,7 bilhões, incluindo aproximadamente 3% de impacto desfavorável de conversão de moeda estrangeira

A margem operacional GAAP de 14,4% diminuiu de 14,6% no ano anterior, impulsionada principalmente por investimentos comprometidos em mão de obra, incluindo aumento de salários e benefícios de parceiros de loja, pressões inflacionárias e alavancagem de vendas na China, parcialmente compensada por preços estratégicos na América do Norte e alavancagem de vendas em mercados fora da China.

A margem operacional não-GAAP de 14,5% diminuiu de 15,1% no ano anterior. O lucro GAAP por ação de US$ 0,74 cresceu 7% em relação ao ano anterior, incluindo uma estimativa de US$ 0,06 de impacto dilutivo da China.

Os ganhos não-GAAP por ação de US$ 0,75 cresceram 4% em relação ao ano anterior, incluindo uma estimativa de US$ 0,06 depacto dilutivo da China.

Os membros ativos do programa de fidelidade Starbucks Rewards por 90 dias nos EUA aumentaram para 30,4 milhões, uma alta de 15%.