Economia
Diversificação

Lucro da Zoetis subiu 11,3% e chegou a US$ 461 milhões

Em termos ajustados, o lucro da Zoetis foi de US$ 1,15 por ação. A receita cresceu 3,5% na mesma comparação, para US$ 2,04 bilhões.

Compartilhe:
14 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Lucro da Zoetis subiu 11,3% e chegou a US$ 461 milhões
A Zoetis atribuiu o resultado ao portfólio diversificado e à escala global da companhia.

A Zoetis, fabricante norte-americana de produtos de saúde animal, registrou lucro líquido de US$ 461 milhões, ou US$ 0,99 por ação, no quarto trimestre de 2022, informou a companhia na terça-feira, 14. O resultado representa alta de 11,3% ante os US$ 414 milhões, ou US$ 0,87 por ação, de igual período do ano anterior.

Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 1,15 por ação, 15% a mais na mesma base comparativa. A receita cresceu 3,5% na mesma comparação, para US$ 2,04 bilhões.

A Zoetis atribuiu o resultado ao portfólio diversificado e à escala global da companhia, disse a CEO Kristin Peck, em comunicado à imprensa e investidores. A empresa informou que a receita de medicamentos para animais de estimação nos Estados Unidos cresceu 12% na comparação anual, enquanto as vendas de produtos pecuários caíram 6%, reflexo das menores vendas de produtos de gado como consequência do reabastecimento de estoque e da concorrência do genérico para o Draxxin, disse a Zoetis.

Já as vendas dos produtos para aves diminuíram devido ao uso expandido de alternativas de custo mais baixo e à concorrência genérica para o Zoamix, uma alternativa aos antibióticos. As vendas de produtos suínos também sofreram queda. Internacionalmente, o resultado das vendas de US$ 901 milhões manteve-se estável com base em relatórios e com aumento operacional de 12% em comparação com o período equivalente em 2021.

No ano fiscal de 2022, a empresa reportou lucro líquido ajustado de US$ 2,3 bilhões ou US$ 4,88 por ação, alta de 4% ante o resultado de 2021. A receita somou US$ 8,1 bilhões, aumento de 4% na mesma base comparativa.

Para 2023, a Zoetis projeta receita de US$ 8,57 bilhões a US$ 8,72 bilhões. Quanto ao lucro, a empresa de saúde animal espera alcançar US$ 5,34 a US$ 5,44 por ação de lucro ajustado.

“Estamos comprometidos em continuar nosso histórico de criação de valor e desempenho acima do mercado, mesmo diante da incerteza econômica atual”, disse Peck na nota. “Olhando para o futuro, estamos bem posicionados com a estratégia e os recursos para expandir em áreas de produtos emergentes como parasiticidas, produtos dermatológicos, anticorpos monoclonais, vacinas e diagnósticos, enquanto ainda investimos em soluções abrangentes em todo o continuum de cuidados com animais.”

A empresa registrou receita de US$ 2,0 bilhões no quarto trimestre de 2022, o que representa um aumento de 4% em comparação com o quarto trimestre de 2021. Em uma base operacional1, a receita do quarto trimestre de 2022 aumentou 9% em comparação com o quarto trimestre de 2021, excluindo o impacto da moeda estrangeira. O lucro líquido do quarto trimestre de 2022 foi de US$ 461 milhões, ou US$ 0,99 por ação diluída, um aumento de 11% e 14%, respectivamente, com base no relatório.

Para o ano de 2022, a empresa registrou receita de US$ 8,1 bilhões, um aumento de 4% em comparação com o ano de 2021. Em termos operacionais, a receita para o ano de 2022 aumentou 8%, excluindo o impacto da moeda estrangeira. O lucro líquido para o ano de 2022 foi de US$ 2,1 bilhões, ou US$ 4,49 por ação diluída, um aumento de 4% e 5%, respectivamente, com base no relatório.

A Zoetis organiza e gerencia suas operações comerciais em dois segmentos regionais: Estados Unidos (EUA) e Internacional. Nesses segmentos, a empresa oferece um portfólio diversificado de produtos para animais de companhia e pecuária adaptados às tendências locais e às necessidades dos clientes.

A receita no segmento dos EUA foi de US$ 1,112 bilhão, um aumento de 7% em comparação com o quarto trimestre de 2021. As vendas de produtos para animais de companhia aumentaram 12%, impulsionadas pelo crescimento do portfólio de parasiticidas da empresa, principalmente Simparica Trio® para cães.

O principal portfólio de dermatologia da empresa também contribuiu para o crescimento das marcas Apoquel® e Cytopoint®. As vendas de produtos pecuários caíram 6% no trimestre. As vendas de produtos de gado diminuíram como resultado do reabastecimento de estoque no terceiro trimestre de 2022 e da concorrência de genéricos para Draxxin®.

O portfólio de aves da empresa diminuiu devido ao uso expandido de alternativas de baixo custo e à concorrência genérica do Zoamix®, a alternativa da empresa aos antibióticos em aditivos medicamentosos para rações. As vendas de produtos suínos também diminuíram modestamente no trimestre.

A receita no segmento internacional foi de $ 901 milhões, essencialmente estável com base em relatórios e um aumento de 12% operacionalmente em comparação com o quarto trimestre de 2021.

As vendas de produtos para animais de companhia cresceram 7% com base em relatórios e 21% operacionalmente. Contribuindo para o crescimento no trimestre estava o portfólio de parasiticidas da empresa, principalmente Revolution® e Simparica®, bem como os principais produtos dermatológicos, incluindo a versão mastigável do Apoquel, lançada recentemente.