Economia
Rastreabilidade

Lucro da Frigol cresce 226% e atinge R$ 133 milhões

De acordo com o balanço, a receita bruta da Frigol no período foi de R$ 3,8 bilhões, avanço de 21% ante o resultado de 2021.

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23 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Lucro da Frigol cresce 226% e atinge R$ 133 milhões
A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carnes bovina e suína no Brasil.

A Frigol, quarto maior frigorífico do País, obteve lucro líquido de R$ 133 milhões em 2022, aumento de 226% ante 2021. O Ebitda ficou em R$ 251 milhões, alta de 101% na mesma base comparativa, com margem de 7%. Já a receita bruta da companhia no período foi de R$ 3,8 bilhões, avanço de 21% ante o resultado de 2021.

A empresa também diminuiu a alavancagem para 1,1 vez da dívida Líquida/Ebitda (ante 1.3x em 2021). Em nota, a companhia disse que teve os melhores resultados financeiros e operacionais de sua história, sendo o terceiro ano consecutivo de crescimento acima de 20%.

“Devido à estratégia de diversificar mercados e escolher os mais rentáveis, a exportação representou 53% de nosso faturamento”, diz o CEO da Frigol, Eduardo Miron.

A China foi o principal destino, seguida de Israel. No ano passado, a companhia ampliou o número de habilitações conquistando habilitações para o Reino Unido, Irã, Líbano, Argentina e Canadá.

“Esse movimento deve continuar. Em 2023 já recebemos habilitação para venda para Indonésia”, declarou o CEO.

No mercado interno, a empresa avalia que o setor foi pressionado pela queda do consumo de carne bovina, ainda como um reflexo da crise de covid-19, inflação e queda do poder aquisitivo da população. “A companhia seguiu investindo para atender cada vez melhor os clientes e focando vendas de maior valor agregado”, disse.

Nesse sentido, inaugurou um novo centro de distribuição em Jandira (SP) para atender a Grande São Paulo e expandiu o Açougue Completo, projeto bem-sucedido em parceria com supermercados, que chegou ao fim de 2022 com 50 lojas no Estado de São Paulo.

Para Masson, os avanços na estrutura de capital estão entre os principais destaques do ano. “Em 2022, alteramos significativamente nossa estrutura de capital, dando robustez para o caixa da companhia, atingindo um saldo de R$ 259 milhões no fechamento do ano, um aumento de 167% em relação a 2021”, pontua.

O executivo relembra o fato da FriGol ter debutado no mercado de capitais em 2022, com duas emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), captando R$ 210 milhões, que foram utilizados para o alongamento da dívida.

Para seguir o ciclo virtuoso de crescimento, a sustentabilidade está no centro da estratégia de negócios da FriGol. Em 2022, as iniciativas de rastreabilidade da cadeia produtiva foram coroadas com a auditoria do Ministério Público Federal no Pará, que confirmou que 100% das compras de gado e fornecedores estavam em conformidade com critérios socioambientais, bem como a edição do primeiro Relatório Anual e de Sustentabilidade e o primeiro inventário de gases do efeito estufa.

No ano, a companhia também evoluiu em sua governança, contando com o Conselho de Administração, que é composto por sete membros, sendo três mulheres e dois conselheiros independentes, além do suporte da Ernst & Young nos processos internos, da Deloitte no Canal de Denúncia e da Grant Thornton na auditoria externa.

A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carnes bovina e suína no Brasil. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atuava no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.