Juliana Bittencourt
Juliana Bittencourt
Inteligência emocional

Liderar com vulnerabilidade é eficaz para criar confiança

Ser humilde para pedir ajuda e, assim, criar laços com seus funcionários, é um dos comportamentos chave de gestão que criam confiança.

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11 de dezembro de 2023
Liderar com vulnerabilidade é eficaz para criar confiança
Foto: Divulgação


Ser humilde para pedir ajuda é um dos comportamentos que ajudam a criar laços com os funcionários

Os melhores líderes nunca têm medo de expor a sua vulnerabilidade. Esta é a conclusão do mentor Juan M. Fernandez, especialista em treinamento transformacional. Para ele, uma liderança mais eficaz incorpora aspectos de humildade e vulnerabilidade, sem perder o brilho, e constrói a confiança de modo não arrogante.

“A confiança é importante e, quando combinada com abertura e vulnerabilidade, pode fazer toda a diferença. Isso mantém o líder humilde, o prepara para os obstáculos inevitáveis da vida e, o mais importante, faz dele um líder imperfeito e vulnerável, um líder que vale a pena seguir”, afirma.

O argumento tem base em estudos da neurociência, que apontam a relação benéfica entre liderança e vulnerabilidade. Em um artigo na Inc., Fernandez reúne apontamentos de especialistas desse campo e também do ramo de gestão que oferecem caminhos para uma liderança mais equilibrada e sustentam a tese de que é possível ser um líder melhor tendo a humildade como aliada. Veja a seguir:

1. Saber pedir ajuda

Ser humilde para pedir ajuda e, assim, criar laços com seus funcionários, é um dos comportamentos chave de gestão que criam confiança. Os líderes em locais de trabalho de alta confiança pedem ajuda aos colegas em vez de apenas lhes dizer para fazerem coisas. Pedir ajuda é eficaz porque explora o impulso humano natural de cooperar com os outros.

A tese também é defendida pela pesquisadora Brené Brown, da Universidade de Houston, na palestra O Poder da Vulnerabilidade. De acordo com a especialista, ser vulnerável leva a conexões genuínas com outras pessoas, pois gera honestidade e autenticidade. Além disso, as pessoas tendem a seguir um líder com quem possam se identificar e se conectar, e não alguém que se mostra superior.

2. Reconhecer seus erros

Em uma posição de liderança, presumir que está certo por causa do cargo que ocupa pode ser prejudicial tanto para o gestor quanto para a sua equipe. É importante que o líder saiba reconhecer seus erros e saiba analisar outros pontos de vista antes de fazer qualquer julgamento. O empresário e escritor britânico Steven Bartlett chama essa técnica de “manifestação negativa”, no seu livro “O Diário de um CEO: As 33 Leis para os Negócios e a Vida”. Segundo Bartlett, olhar as coisas a partir dessa perspectiva pode ajudar a identificar sinais de alerta e prever riscos futuros.

3. Questionar-se

Começar do “talvez” pode fazer uma grande diferença na forma como desafios e oportunidades são abordados. Fernandez escreve que os líderes que se questionam também estabelecem um precedente dentro das suas equipes: ao admitirem que talvez não tenham todas as respostas, eles permitem que outras pessoas expressem suas ideias ou preocupações, criando uma base de respeito e confiança mútuos, tendo a vulnerabilidade como um pilar.