Estados
Autossuficiência

Klabin adquire operação florestal da Arauco no Paraná

A Klabin excederá a sua meta de autossuficiência em aproximadamente 60 mil hectares produtivos, que poderão ser monetizados.

Compartilhe:
21 de dezembro de 2023
Klabin adquire operação florestal da Arauco no Paraná
Foto: Divulgação

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin anunciou na quinta-feira a aquisição da operação florestal da Arauco no Paraná. O investimento de US$ 1,160 bilhão compreende a compra de 85 mil hectares de áreas florestais produtivas localizadas majoritariamente no Estado do Paraná e 31,5 milhões de toneladas de madeira em pé (volume esperado), além de máquinas e equipamentos florestais.

Entre os benefícios da aquisição, a empresa destaca a antecipação do atingimento da autossuficiência alvo de 75% de madeira própria no Paraná e a conclusão da expansão de terras na região, o que gera redução relevante de investimentos futuros e ganhos significativos com sinergias operacionais. Além disso, após a colheita do primeiro ciclo, a Klabin excederá a sua meta de autossuficiência em aproximadamente 60 mil hectares produtivos, que poderão ser monetizados. 

Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin, afirma que “esse é mais um movimento que reforça o foco da empresa em eficiência operacional, com diligente alocação de capital e valor presente líquido (VPL) estimado em aproximadamente R$ 2 bilhões”. 

Marcos Ivo, diretor financeiro e de relações com investidores da Klabin destaca que a empresa mantém a sua sólida posição financeira com robusta liquidez e perfil de dívida alongado. “Trata-se de uma ótima oportunidade em termos operacionais e financeiros, que reduzirá a necessidade de compra de madeira de terceiros, aumentará a competitividade de custos da Companhia, com criação de valor para os seus acionistas”.

A conclusão da operação está sujeita a condições suspensivas usuais em transações dessa natureza, inclusive à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Para reforçar a sua estratégia de relacionamento e comunicação com os seus públicos, a Klabin estreou este ano também no TikTok. Com isso, tornou-se a primeira empresa do setor de papel e celulose a marcar presença na plataforma no Brasil.

 Com a chegada na rede social, a Companhia amplia sua presença no ambiente digital e fortalece sua imagem como marca empregadora. No perfil @klabinsa, a empresa compartilha vídeos sobre sustentabilidade, investimento, negócios e produtos em tom leve e bem-humorado, em linha com o perfil dos conteúdos que são disponibilizados no TikTok. Nos seis primeiros meses na plataforma, a Klabin publicou 38 vídeos, que acumularam mais de 600 mil visualizações, com a retenção dos conteúdos superando as médias de referência estabelecidas pela própria plataforma.

No período, a empresa conquistou mais de 3 mil novos seguidores e alcançou mais de 350 mil usuários na rede.  “O TikTok oferece uma oportunidade valiosa para as empresas se aproximarem das pessoas, especialmente das novas gerações. Na plataforma, podemos aprimorar a comunicação com o consumidor final, um público que é menos impactado por nossas ações de comunicação, já que somos uma empresa B2B.

Os nossos conteúdos mostram atividades da Companhia e situações do dia a dia, exploram os diferenciais da Klabin e estão atualizados com as trends do momento, dessa forma, reafirmamos a nossa capacidade de inovar e de criar conexões com os diferentes públicos”, explica Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin.

O ingresso da Klabin no TikTok é respaldado por um estudo conduzido pela própria rede social, em colaboração com a Publicis e a WAR. Segundo o levantamento, 80% dos usuários declararam que o TikTok os ajuda a conhecer marcas e produtos antes desconhecidos e 70% buscam os produtos e marcas depois de vê-los na plataforma.

A Companhia possui, atualmente, uma forte presença nas redes sociais, com diferentes perfis adequados a cada tipo de conteúdo que somam mais de 1 milhão de fãs. Em 2023, foram publicados cerca de 1.600 conteúdos, que totalizaram 131 milhões de visualizações, considerando todos os perfis em que a Klabin atua. No LinkedIn, a empresa possui o maior número de seguidores entre as empresas do setor, contabilizando mais de 900 mil pessoas.

A Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

 Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.