Economia
Créditos de carbono

Itaú Unibanco recebe aval do BC para ter fatia na Carbonplace

O aporte do Itaú Unibanco aprimorará o desenvolvimento da plataforma, que conectará compradores e vendedores de créditos de carbono.

Compartilhe:
07 de março de 2023
Vinicius Palermo
Itaú Unibanco recebe aval do BC para ter fatia na Carbonplace
No Itaú Unibanco, o volume de crédito concedido em 2022 para financiamentos de veículos destas categorias cresceu 270% em um período de dois anos.

O Itaú Unibanco recebeu aprovação do Banco Central (BC) para aquisição de participação na Carbonplace, rede internacional para negociação de créditos de carbono criada por grandes bancos, de acordo com comunicado. A plataforma captou US$ 45 milhões em uma rodada estratégica de investimento com os nove bancos que fundaram a fintech: BBVA, BNP Paribas, CIBC, Itaú Unibanco, National Australia Bank, NatWest, Standard Chartered, SMBC e UBS.

A Carbonplace é a única plataforma de créditos de carbono formada exclusivamente por bancos. Cada um dos bancos possui participação societária igualitária na empresa. A constituição da joint-venture conta também com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Os recursos do aporte do Itaú Unibanco serão utilizados para aprimorar o desenvolvimento da plataforma, que conectará compradores e vendedores de créditos de carbono ao redor do mundo. A conexão se dará por meio dos bancos sócios e usuários.

A sede da Carbonplace foi estabelecida em Londres, e a companhia passa agora a ser liderada pelo executivo Scott Eaton, que trabalha há mais de 30 anos com serviços financeiros.

Recentemente, Scott foi CEO da startup de automação de mercados de capitais Nivaura e, antes, CEO da fintech Algomi e diretor operacional (COO) da MarketAxess. Antes da MarketAxess, ocupou cargos seniores no ABN Amro, Royal Bank of Scotland, Deutsche Bank e UniCredit, onde foi chefe global de negociação em mercados emergentes.

À medida em que a sociedade passa a se interessar cada vez mais por alternativas sustentáveis e com a aceleração no processo de maturação desta indústria, a procura para a aquisição de veículos elétricos e híbridos também tem sido crescente. No Itaú Unibanco, o volume de crédito concedido em 2022 para financiamentos de veículos destas categorias cresceu 270% em um período de dois anos, se comparado com o ano de 2020.

Em relação a 2021, o banco também apresentou aumento de 22%, reforçando um movimento constante de alta. “Identificamos que o consumidor vem sendo impactado pelas vantagens dos modelos de veículos elétricos e híbridos, além, é claro, de uma conscientização cada vez maior das pessoas e da indústria por questões ambientais”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

Fomentando o desenvolvimento da mobilidade no país, outro número expressivo observado foi no comportamento de consumo dos brasileiros, que passaram a pesquisar mais e de forma online pelas versões híbridas por meio do iCarros, marketplace automotivo do Itaú Unibanco.

“Em 2022, acompanhamos um crescimento de mais de 500% em buscas por veículos com este tipo de combustível, em comparação com 2021, deixando em evidência que o modelo híbrido/elétrico está saindo do patamar de sonho para uma nova realidade. Mais do que nunca, além de colocar a nossa expertise em dados para trabalhar a favor do mercado, estamos demonstrando a força da plataforma e a ambição que temos para puxar os resultados do setor para cima”, reforça Michele Vita, CEO do iCarros.

“Desde 2019, oferecemos taxas diferenciadas para incentivar o crescimento do segmento elétrico no país, o que também pode ter contribuído para este aumento de demanda. Com iniciativas como essa, além de reforçamos nossa preocupação com o meio-ambiente, oferecemos para nossos clientes benefícios que podem ser mais um motivador para essa escolha”, completa Rodnei. Para o financiamento de veículos elétricos e híbridos, de diversas marcas e modelos, o Itaú oferece taxas a partir de 1,29% ao mês, que variam de acordo com as condições escolhidas, o perfil e o relacionamento do cliente com o banco.