Estados
Gestão

Infraero leva expertise de 50 anos para a Intermodal South America 2023

Entre os serviços, a Infraero, que completa 50 anos em 2023, passou a oferecer consultoria para o segmento.

Compartilhe:
27 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Infraero leva expertise de 50 anos para a Intermodal South America 2023
Outro destaque que a Infraero levará para a Feira é o Sistema de Gestão de Carga TECAPlus.

A Infraero marcará presença na 27ª edição da Intermodal South America, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março no Centro de Exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Quem visitar o stand da Infraero poderá conhecer detalhes do portfólio de serviços oferecidos pela Companhia, elaborado para atender as diversas demandas do mercado.

Entre os serviços, a Companhia, que completa 50 anos em 2023, passou a oferecer consultoria para o segmento, considerando seu novo enfoque como elo estratégico para o desenvolvimento dos aeroportos regionais. Trata-se de suporte técnico para o diagnóstico e desenvolvimento de áreas comerciais e de carga aérea, incluindo atividades como o transbordo de carga e/ou a concessão de área a empresas aéreas para processamento de suas cargas.

Outro destaque que a Infraero levará para a Feira é o Sistema de Gestão de Carga TECAPlus. A ferramenta permite controlar toda movimentação de carga, desde sua chegada até a entrega, além das etapas relacionadas à tarifação e serviços atrelados ao processo, em todos os módulos (importação, exportação, courier e internação). O TECAPlus está preparado para atender às exigências da Receita Federal do Brasil, previstas na Portaria RFB nº 143/2022 para cargas sobre controle aduaneiro.

O superintendente de Negócios Comerciais em Aeroportos da Infraero, Anderson Schally, explica que a gama de serviços inclui ainda estudos de viabilidade para potencial instalação de Recintos Alfandegados em aeroportos regionais ou subsidiar processos de concessão de áreas para instalação de Complexos Logísticos.

“A atuação na atividade de Soluções Logísticas ao longo de quase 50 anos proporcionou à Infraero grande expertise na gestão e operação de Terminais de Carga, envolvendo as diversas operações de um Recinto Alfandegado, como processos de importação, exportação, courier (remessas expressas) e internação (Zona Franca)”, destaca. 

O ano de 2023 marca o cinquentenário da Infraero, que acumula tradição e credibilidade no mercado. Inaugurou seu primeiro Terminal de Carga em 1974, apenas um ano após sua fundação, no Aeroporto de Curitiba (PR). A partir daí, a Companhia passou a atuar nas principais capitais e algumas cidades do interior, chegando a operar 32 Tecas. Dentre esses, os maiores do Brasil, como de Guarulhos, Viracopos, Manaus e Galeão, que posteriormente foram concedidos a operadores privados.

Atualmente, a Infraero conta com Terminais de Carga nos aeroportos de Belém (PA), Campo Grande (MS) e Macapá (AP) e administra 17 aeroportos, com destaque para os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. A Companhia faz ainda a gestão de 10 aeroportos regionais, por meio de contratos com estados e municípios, e tem a participação como sócia nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão, com 49%.

A nova diretriz do Governo Federal é valorizar a Infraero como empresa pública superavitária, tendo em vista sua importância para execução das políticas públicas para o setor de aviação e seu quadro de profissionais capacitados, que podem fazer frente ao desafio do governo de desenvolver em torno de 100 aeroportos regionais. Dessa forma, a Companhia cumprirá seu papel de ser elo de integração nacional por meio do desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional.